Estratégia dá errado na 1ª parte, e Bahia perde para Luverdense-MT.


Eduardo Barroca já pode deixar de ser auxiliar técnico e partir para a sua promissora carreira como técnico de futebol. É isso mesmo torcedor, não estou ficando louco. Eduardo Barroca já teve bons resultados no comando do Bahia, já sabe lidar com a pressão da torcida e imprensa, dar desculpas em coletivas e a lição que ele mostrou ter aprendido ontem, foi a cereja do bolo que faltava para iniciar sua nova empreitada: fazer invenções a lá professor Pardal.

O time reserva do Bahia já iria joga desentrosado e isso não era novidade, mas ele simplesmente inventou de transformar Neto em meia e Danny Morais em volante, deixando o já lento time do Bahia quase parado. E foi na velocidade que o adversário venceu o jogo, e ainda não levou gol dentro de casa, tudo o que todo time que faz a primeira partida em seus domínios sonha nesse tipo de competição.

Vamos aos fatos: Neto é lateral-direito e está queimado com a torcida, ao invés de jogar em sua posição de origem vira meio campista, resultado: fez uma péssima apresentação (de novo), errando tudo o que tentou entre passes, marcação de juvenil e falta de velocidade. Para mim, depois do jogo de ontem pode mandar Neto embora o mais rápido possível. Outra improvisação, também no meio de campo. Danny Morais é zagueiro e vem jogando muito mal, ao invés de jogar em sua posição de origem ele é deslocado para volante, mesmo com o garoto Feijão no banco, que é da base e agradou a todos que o viram jogar contra o Juazeiro e na Copa São Paulo, resultado: jogou mal novamente, perdido na marcação e sem velocidade para acompanhar o ritmo do adversário. Detalhe que os dois ficaram o tempo inteiro em campo.

Para essas improvisações ele deixou Lucas na lateral direita e Diego na zaga. O primeiro não comprometeu, foi bem na marcação e foi na linha de fundo algumas vezes, mesmo com Tatu, meia do adversário caindo nas costas dele. Já Diego, foi ridículo, falhou nos dois gols e ainda participou de um lance que poderia ter sido marcado pênalti para o adversário, já que deu uma trombada no atacante adversário dentro da área. A reestreia de Rafael Donato não comprometeu e ele se mostrou o mesmo de sempre, lento no chão e lerdo no alto, mesmo com todo aquele tamanho. Para completar a defesa, acho que Jussandro deve ser emprestado. Vejo potencial nele, e não posso admitir que aquele mesmo jogador do ano passado tenha caído tanto de produção, ontem ele não conseguiu apoiar bem, marcou mal e parece faltar pernas na hora de ir para uma jogada. Acho que emprestá-lo para um time mediano da 2ª divisão faria bem para ele (aconteceu com Ávine e quando voltou, era outro jogador). Omar no gol, seguro como sempre, mesmo sendo testado a todo momento, ele demonstra frieza e segurança embaixo da baliza. Apesar de terem sido bolas defensáveis, não pode-se colocar a culpa nele.


Com dois gols de vantagem o Luverdense-MT pode perder até por 1x0 ou empatar que leva a vaga. (Foto: ibahia.com)


No meio de campo, Lenine mostrou que é um bom jogador, mas tem que se tomar cuidado com ele, parecia mais preocupado em bater nos adversários do que em jogar bola na partida de ontem. Espero que não siga o mesmo caminho de tantas outras ex-promessas da base, vejo muito potencial nele. Rosales como sempre com qualidade no passe, mas muito lento, e com Neto e Danny Morais no meio campo, não facilitou a vida do argentino. Já na frente, Ryder brigador como sempre, mas parecia um lobo solitário tentando defender sua alcateia, ele atacava e defendia ao mesmo tempo, enquanto Neto andava em campo, muito brigador, mas pouco produtivo também, a melhor e praticamente única chance do Bahia em todo o jogo foi dele, no final do 1º tempo. Matheus não participou do jogo praticamente, como o time foi muito mal, o centro avante não foi muito acionado , não pode levar a culpa por nada, mas também não vejo muitas diferenças entre ele e Rafael Gladiador, por exemplo.

Barroca nas substituições tentou mudar acara do time, sem efetividade. Primeiro tirou o fraco zagueiro Diego e colocou o atacante Potita. Esse aí ficou ciscando pela esquerda o tempo inteiro e não conseguiu sequer acertar um passe, pode voltar para o J. Malucelli que não vai fazer falta. Depois entrou Erick na vaga de Rosales (que sempre acaba punido pelos esquemas retranqueiros em que entra em campo), o atacante que estava emprestado ao Olaria-RJ mostrou que tem habilidade, e poderia ter começado no lugar de Matheus por exemplo ou entrado primeiro do que Potita, mas com um pouco de máscara características de jogadores novos e habilidosos dos dias atuais, é outro que precisa ser acompanhado de perto para não se perder na carreira. Por último Barroca mudou o inoperante Matheus por Thuram, e esta alteração eu me abstenho de comentar.

Quando todos esperavam ver Freddy Adu desde o início de uma partida, ou pelo menos por mais tempo em campo, caso saísse do banco, Eduardo Barroca preteriu ele por Thuram e Potita. Um que já provou não servir para o Bahia e outro que chegou tem cinco dias. Não vou discutir a capacidade do ganês naturalizado americano, mas se eu fosse ele após o jogo de ontem pediria minha rescisão imediatamente. Isso sem falar que ele DEVERIA começar o jogo ao lado de Rosales, dando mais velocidade ao time no meio de campo, mas ao invés disso teve que ver Neto lento em campo, errando tudo o que tentava. Vai ver, a Diretoria está esperando um boom do marketing para poder usar o atleta fora dos gramados e fazer dinheiro com ele para depois começar a utilizá-lo em campo. Não sei para que tiveram tanta pressa com sua regularização, já que desde então o jogador apenas jogou 10 minutos, 5 em cada jogo que saiu do banco.

A partida de volta será na próxima quarta-feira dia 15/05 na Itaipava Arena Fonte Nova, Joel deve mandar o time principal a campo, independente do resultado da 1ª partida da final, pois não teremos viagem desgastante e precisamos fazer o placar. Vai ser difícil, pois se o Luverdense-MT fizer 1 gol, teremos que fazer 4 para nos classificarmos, e com o atacante Tozin e o meia Tatu correndo feito loucos, um gol em falha da defesa não é nada de assustar no rápido gramado da Arena.

O Bahia poupou os titulares para a decisão de domingo do Baianão, e foi com o time reserva para o Mato Grosso enfrentar o Luverdense, foi derrotado e vamos ver se a estratégia foi inútil ou pelo menos valerá a pena no domingo.


Confira os gols da partida.

Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Lucas França
Salvador

2 Responses so far.

  1. Errar é humano, mais permanecer no erro é burrice, e o Barroca usou sua burrice contra o Bahia, sua primeira derrota no comando do tricolor.
    Será que isso é pau mandado?

  2. Lwks says:

    Rapaz, não sei se foi ele ou Joel que montou o time, mas como você disse errou e permaneceu no erro! Será que ele não viu que Neto e Danny Morais foram horrorosos improvisados no meio de campo???

Deixe seu comentário