O Brasileirão 2013 já começou para o Bahia e perdemos 3 pontos.


O Bahia estreou no Brasileirão 2013 contra Criciúma no interior de Santa Catarina, e igualmente como vez fazendo nos últimos anos decepcionou sua imensa torcida com mais uma derrota.

O jogo começou com o time da casa pressionando, e mesmo cometendo muitas faltas bestas perto da área, o time Tricolor foi conseguindo se segurar e sair para o jogo, até os 25 minutos quando conseguiu equilibrar as ações do jogo. Ainda se adaptando no novo esquema do técnico Cristovão Borges, mas aquelas faltinhas bestas acabaram com as expectativas ainda no 1º tempo. Aos 46 minutos uma falta quase no meio de campo foi levantada na área, Marcelo Lomba saiu atabalhoado e o zagueiro do Criciúma-SC Matheus Ferraz subiu junto com mais dois companheiros e marcou de cabeça o 1x0. Detalhe do lance, subiram três jogadores adversários contra Titi sozinho, pois Rafael Donato deixou quem estava marcando sair e ficou sozinho na área olhando pra cima, e Marcelo Lomba mais uma vez falhou, mostrando que está na hora de sair e dar espaço a Omar.

O Bahia nem deu a saída de bola e o juiz apitou o intervalo. O time voltou o mesmo, inclusive com os mesmos erros. Erro, fato que cometi aqui no blog também. Apostei em Hélder como destaque com a nova formação, mas o volante continuou errando muitos passes, fazendo inúmeras faltas infantis e com 1 minuto do 2º tempo deu um passe errado de 4 metros no meio de campo, o resultado deste erro foi o 2x0, pois a bola recuperada no meio de campo foi passada para Marcel e após Rafael Donato deixar o atacante dominar, girar e chutar a bola sobrou para Lins que chutou de cara com Lomba, a bola ainda bateu na trave antes de entrar. No lance Marcelo Lomba se machucou (eu achei uma daquelas contusões estilo Romário quando ia mal no jogo, lembram?) e Omar entrou em campo.


Jussandro se esforçou, mas não evitou a derrota do Tricolor. (Foto: globoesporte.com)

Com 2x0 na cabeça, Cristovão mexeu no time com 9 minutos e colocou Diones no lugar do garoto Ítalo Melo. Inicialmente achei a alteração equivocada apenas pelos nomes e posições dos jogadores, mas Diones não entrou como volante e sim como meio campista mesmo, e até fez o gol que deu um pouco de ânimo ao Tricolor. Mas, mesmo com o gol, continuo com a opinião de que foi uma alteração equivocada, deveria ter entrado o gringo Freddy Adu mantendo a velocidade do time ou mesmo Obina, aumentando a carga de força física na frente. No lance do gol, Diones se infiltrou na área como um centro avante e recebeu um belo passe de Ryder, que mostrou que não pode ser dispensado como quer o presidente (aquele que faz tudo errado). O gol deu esperanças à torcida e ao time que estava merecendo, diga-se de passagem, pois já havia tentando com Marquinhos, Fernandão e Mádson sem sucesso, pois o goleiro deles (que não deve perder noites regadas a álcool) está com os reflexos em dia.

O jogo ficou interessante a partir daí, e o Bahia viu que poderia empatar a partida com um pouco mais de esforço e Marquinhos teve uma grande oportunidade, saiu de frente com o goleiro Bruno, mas o arqueiro adversário fechou bem o ângulo e abafou o meia Tricolor evitando que ele tivesse espaço para finalizar melhor. E como diria Muricy Ramalho, “a bola pune”, e foi isso que aconteceu, pois exatamente na saída de bola deste lance desperdiçado por Marquinhos em contra ataque rápido, Lins deu um belo passe por cima cruzando a grande área Tricolor para o volante João Vitor, que pegou de primeira e fez um belo gol, fechando o placar da partida aos 37 minutos. Aos 40 minutos Ryder saiu para a entrada de Freddy Adu, mas com apenas 5 minutos em campo e o placar adverso o ganês naturalizado estadunidense não pôde ajudar em muita coisa, o jogo seguiu cozinhado pelo time da casa e terminou mesmo 3x1.

Não acho que o Bahia jogou bem, mas também não jogou mal para tomar 3x1 na partida. Infelizmente pagamos pelos erros individuais e com uma falha grotesca de Lomba no último minuto do 1º tempo e um “belo passe errado” de Hélder logo no início do 2º tempo. Depois o time buscou e criou algumas boas oportunidades que foram defendidas pelo goleiro adversário e tomou o 3º gol quando praticamente foi para o tudo ou nada e ainda em um contra ataque de uma boa chance desperdiçada. Não é desculpa, mas também influiu no jogo um pênalti não marcado em Fernandão quando o jogo ainda estava 0x0 no 1º tempo.

Agora é trabalhar (o que parece ser meio difícil pelas bandas do Fazendão, já que mesmo com o time derrotado e já fazendo parte da Zona de Rebaixamento os jogadores ganharam folga nesta segunda-feira e só se reapresentam terça pela tarde) para a sequencia do Brasileirão, quarta-feira já tem Coritiba em PituAço, já que a Fonte Nova já será entregue à Fifa nesta terça-feira para os ajustes finais antes do início da Copa das Confederações.


Confira os melhores momentos da partida:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Lucas França
Salvador

Deixe seu comentário