Bahia vence o Juazeiro e larga na frente por vaga na decisão.


O Bahia finalmente voltou a vencer. O Bahia finalmente venceu na Itaipava Arena Fonte Nova. O Bahia finalmente venceu sob o comando de Joel. O Bahia finalmente terminou um jogo sem vaias da torcida. Qualquer uma dessas frases acima poderia ser o título do post de hoje, visto os jejuns nos quais o Bahia se encontrava.

Papai Joel surpreendeu a todos na escalação (e fez questão de ressaltar isso na coletiva pós- jogo), só que esta surpresa foi ao mesmo tempo para o bem e para o mal. Primeiro para o mal, pois o técnico mais uma vez entrou com três volantes na escalação do time. Isso sendo bastante generoso por considerar Talisca o homem do meio de campo responsável pela criação, pois na prática ele acaba sendo mais um jogador que marca muito também, ocupando os espaços sem a bola e saindo para o jogo apenas se tiver espaço. A parte boa foi que um desses volantes foi o garoto Feijão, que já havia recebido bastante elogio do ex-treinador Jorginho.  E foi por isso mesmo que Joel cobrou da imprensa na coletiva que ele surpreendeu, pois ele é conhecido por não gostar muito de usar os garotos da base.

Nas outras posições que havia dúvida sobre quem começaria jogando, Joel manteve Demerson na zaga ao lado de Titi e entrou com Zé Roberto na frente ao lado de Fernandão ao invés de Marquinhos ou Ryder. O jogo começou e o Bahia foi com tudo para cima do Juá, que não oferecia nenhuma preocupação na defesa Tricolor. Aos 9 minutos, Zé Roberto marcou um belo gol, depois de uma boa deixadinha de Fernandão, ele passou por três defensores e acreditem, na velocidade, e mandou pro fundo do gol na saída do goleiro. Com a vantagem pela primeira vez a seu favor jogando na Arena, o Bahia ficou mais tranquilo e continuou em cima, e aos 23 minutos foi recompensado por isso, quando Pablo tabelou com Diones e foi à linha de fundo, tentou cruzar para Fernandão que estava na área esperando a bola, mas o zagueiro desviou e a bola foi direto para o gol.


Zé Roberto comemora seu belo gol, ele foi até aplaudido pela torcida. (Foto: atarde.com.br)


O adversário não tinha forças para reagir e o Bahia se acomodou com o placar positivo. Feijão acabou se machucando (o garoto deixou uma boa impressão a todos, inclusive Joel) e este foi o único momento em que a torcida vaiou no jogo, pois o técnico chamou Danny Morais para entrar, além de ser zagueiro Danny não passa por boa fase e despertou a ira do torcedor, mas Joel explicou (até razoavelmente na coletiva a escolha por ele) que não poderia jogar sem uma boa marcação com Fernandão, Zé Roberto e Toró que estão longe da forma física ideal, e que Danny no banco era o único que ele poderia contar para aquela função. Mesmo aceitando a argumentação do técnico, não concordo. Pois, com o placar favorável o adversário teria que sair pro jogo, e ele poderia ser mais ousado colocando Ryder ou Marquinhos para tentar matar o jogo nos contra-ataques (estes dois até entraram, mas na vaga dos outros jogadores da frente, Zé Roberto e Fernandão), ou até mesmo Freddy Adu, que tenho ouvido falar, vem treinando bem.

O 2º tempo não teve muitas emoções e salvo por uma falta ou escanteio o Bahia não pressionou o adversário em busca do 3º gol, o Juazeiro pelo seu lado também não conseguia incomodar a defesa Tricolor, e Lomba foi quase um espectador durante os 90 minutos. Nem quando o volante Daniel recebeu o 2º amarelo e o consequente vermelho o Esquadrão não conseguiu outro gol e o placar terminou mesmo 2x0. 

Não da para dizer que foi um excelente jogo, mas pelo menos não tivemos sufoco e estivemos na frente durante quase toda a partida, e controlando as ações do jogo. Como falei acima, acho só que faltou um pouco mais de ousadia, para tentar aumentar a vantagem. Lá no jogo de volta, precisamos tomar cuidado com o gramado ruim do Adauto Moraes, como o jogo será as 18h30 o forte sol de Juazeiro não vai atrapalhar muito.

Comecei o texto com alguns “finalmente” que não deveriam nem ter sido escritos, pois não éramos para estar nesta situação de jejum de triunfos no Campeonato Baiano. E vou terminar escrevendo outros “finalmente” que também não deveríamos estar passando, mas tenho prazer em escrevê-los. Presidente, quando finalmente irá tomar alguma atitude em relação aos estatutos e implantar as eleições diretas sem filtros, e a renovação proporcional do Conselho quando finalmente será implantada? E quanto aos sócios, quando estes serão finalmente respeitados e valorizados como devem ser, com uma campanha de associação em massa? Não creio que finalmente o senhor vai ler meu texto e realizar as mudanças estruturais que tanto defendo, mas tenho certeza que um dia tudo isso será uma grande realidade dentro do Bahia com ou sem o senhor por lá, finalmente.


Confira os melhores momentos do jogo:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Lucas França
Salvador

Deixe seu comentário