Euro 2012: uma Copa do Mundo sem Brasil e Argentina.




Começou a Eurocopa 2012, que nesta edição será sediada por dois países, Ucrânia e Polônia. E apesar de toda a organização europeia, de 1º mundo, e coisa e tal, tem obras que não foram finalizadas, atrasos em voos e tudo o mais que ocorreu na África do Sul, e certamente acontecerá no Brasil em 2014, por conta ou não da crise que abate o velho continente.

Também chamada de Copa do Mundo sem Brasil e Argentina, e eu incluo o Uruguai, pois além de ser bi campeão mundial, a seleção celeste voltou a ser competitiva, vide a última Copa do Mundo e Copa América. A Euro 2012 é muito cobiçada entre seus participantes, e quase sempre seus vencedores, são candidatos ao título mundial 2 anos depois. E, dois anos atrás não foi diferente, quando a Espanha venceu a Copa da África e entrou como uma das favoritas, já que tinha vencido a Euro 2008.

Os favoritos são como na Copa do Mundo os mesmos de sempre, Espanha, Alemanha e Holanda despontam como os protagonistas por causa dos últimos resultados, mas não podemos desprezar seleções como Itália, Inglaterra, França e Portugal. Abaixo vou tentar descrever brevemente a situação de cada uma delas.


Atuais campeões europeus e mundiais, a os espanhóis são um dos favoritos. (Foto: marca.com)


Espanha: a Fúria é a atual campeã da competição e do mundo, e vai defender o título como o time a ser batido. Os destaques do time são a dupla de meio de campo Xavi e Iniesta. O time é uma mistura de Barcelona com Real Madrid, mas tem os desfalques de dois importantes jogadores : o capitão Puyol e o atacante David Villa. A meta espanhola é manter o futebol compacto, de toques envolventes e rápidos, esperando desestabilizar o oponente até achar o momento ideal de dar o bote, e fazer os gols.


Prandelli conta com Buffon e Pirlo como os mais experientes no comando da Azurra. (Foto: gazzetta.it)


Itália: a Azurra passa por mais um momento turbulento, como sempre por causa dos escândalos extra campo e mais uma vez com suspeita de apostas ilegais, e manipulação de resultados.  O lateral esquerdo Domenico Criscito foi levado pela polícia em plena concentração em Florença, e além dele o goleiro Buffon foi outro que teve o nome divulgado como suposto envolvido. Os destaques do time são Cassano, que depois que colocou a cabeça no lugar e fez uma cirurgia no coração, tenta dar a volta por cima na seleção e o atacante Antonio di Natale, artilheiro por 2 vezes consecutivas da Série A italiana. O desfalque fica por conta do atacante Rossi do Villareal da Espanha.


A Holanda é a atual vice-campeã mundial e corre atrás do bi europeu. (Foto: as.com)

Holanda: a Laranja Mecânica tenta ultrapassar o status de favorito e ganhar títulos importantes, o primeiro e único, foi justamente a Euro de 1988 disputada na Alemanha, que os holandeses venceram com um time recheado de craques como Van Basten, Ruud Gullit e Frank Rijkaard, e comandados por Rinus Michels, o pai do Carrossel Holandês. Agora Sneidjer, Robben e Van Persie tentam marcar seus nomes na história com título, deixando para trás o estigma do “quase” que acompanha a Laranja.


A Alemanha conseguiu o terceiro lugar na Copa de 2010 e é também umas das favoritas da Euro 2012. (Foto: as.com)

Alemanha:  aquele velho ditado que nós brasileiros gostamos tanto de falar que os alemães “jogam algo parecido com futebol” está defasado. E, desde a Copa de 2006 quando foram anfitriões, eles despertaram o mundo com um futebol mais leve e jogado, totalmente diferente dos últimos anos. O grande desafio de Joachim Löw será trabalhar o psicológico dos seus jogadores, pois a base de sua seleção acabou de ser derrotada na Liga dos Campeões, jogando pelo Bayern de München e certamente estará abalada. Os destaques são o lateral Lahm, o meia Schweisnteiger e os atacantes Özil e Müller.


Sem Frank Lampard, Steven Gerrard comanda o meio de campo na seleção inglesa. (Foto: thesun.co.uk)


Inglaterra: outro gigante que há muito tempo não vence nada. A Inglaterra hoje conta com Rooney como seu maior destaque, já que Frank Lampard se lesionou e está fora da competição, assim como o também meia Gareth Barry e o zagueiro Gary Cahill. O English Team precisará de muito mais do que vem fazendo para vencer os favoritos Espanha e Alemanha. A grande dificuldade é a renovação que o novo treinador Roy Hodgson, que assumiu a seleção no início de maio, tenta implantar, principalmente com as entradas dos jovens Chamberlain e Welbeck.


Benzema é a esperança de gols na França, além de Ribery. (Foto: lefigaro.fr)


França: os Bleus desde a aposentadoria de Zidane que não conseguem figurar mais entre os favoritos nas competições que disputam. Ribery é o candidato a conduzir a seleção de volta às grandes conquistas, com a ajuda de Benzema e o jovem meia Nasri. A França já venceu a Eurocopa 2 vezes, em 1984 e em 2000. Os laterais Sagna e Abidal são os desfalques dos campeões mundiais de 1998.


Cristiano Ronaldo quer brilhar na Euro 2012, mas pra isso depende dos seus companheiros. (Foto: sporttv.pt)


Portugal: nossos descobridores nunca venceram a competição, o momento mais próximo que chegaram foi em 2004 sob o comando de Felipão, jogando em casa os anfitriões pegaram a suposta fraca Grécia na final, porém os gregos não deram colher de chá e venceram por 1x0. Os lusos vão precisar de um Cristiano Ronaldo muito inspirado para levá-los ao topo da Europa. Mas, um fato o CR7 pode comemorar, terá a competição toda para brilhar sozinho, sem a sombra de Messi, o que pode levar o gajo a conquistar o tão cobiçado troféu de melhor do mundo este ano, já que o Barcelona não venceu as competições importantes como o Espanhol e a Liga dos Campeões, como nas últimas temporadas. O meia Nani é outro jogador que pode desequilibrar no meio de campo da seleção portuguesa.

 O famoso “grupo da morte” que sempre existe nesse tipo de competição desta vez será o B, que fará com que um dos favoritos fique pelo meio do caminho ainda na 1ª fase, já que Alemanha, Holanda e Portugal brigarão por 2 vagas, e além deles, o outro integrante é a Dinamarca, que foi campeã em 92, e apesar de não viver seus dias de glória, pode dar trabalho e ser o ponto de equilíbrio do grupo. Será que vai prevalecer o futebol ofensivo praticado pela Espanha e Barcelona nos últimos anos, ou os esquemas defensivos com apenas um homem na frente, que este ano já deu resultado com o Chelsea campeão da Liga dos Campeões, quando praticamente só fez se defender contra o time catalão na semifinal, e depois na final contra o Bayern de München?

Cada um escolhe as suas seleções para torcer por gostos, ou por uma simpatia gratuita, como tenho pela França desde pequeno, pois meu sobrenome é o mesmo do país do Louvre, as suas cores são as mesmas do meu time do coração (inclusive o uniforme tradicional do Bahia é em homenagem à França, camisa branca, calção azul e meião vermelho), além de meu ídolo maior no futebol ter sido Zinedine Zidane. Ou então por uma questão familiar como meu amigo Juba Leiro que tem sangue espanhol correndo nas veias. E, vamos todos lembrar que o vencedor da Euro 2012, estará no Brasil ano que vem para a disputa da Copa das Confederações, e quem sabe fazer um jogo aqui em Salvador, a Espanha como campeã da última Copa do Mundo já tem vaga garantida. Vou tentar assistir o máximo de partidas e de vez em quando postar algo sobre o que estou vendo de bom, ruim ou diferente na Euro  2012.



Por Lucas França
Salvador

Deixe seu comentário