Neto Baiano e Tartá marcam, e colocam o Vitória no G-4.

Após o gol de falta de Neto Baiano logo no início do jogo, o Vitória dormiu e precisou sofrer o gol pra reagir e Tartá, aproveitando rebote do goleiro em cobrança de falta ensaiada, fez o gol que deu o triunfo diante do Boa Esporte-MG em Varginha.

Logo no primeiro lance aos 5 minutos, Tartá tentou entrar na área com o bola e foi derrubado, na cobrança Neto Baiano chutou bem e pegou o goleiro Max no contrapé, a bola foi morrer no fundo das redes, belo gol, um início de jogo logo com gol era tudo que o Leão queria. Aos 7 minutos, escanteio pro Boa Esporte-MG, Claudinei subiu bem de cabeça, mas Douglas fez boa defesa, mandando pra fora. Na sequência outro cruzamento, dessa vez foi Vanger que subiu, mas mandou de cabeça pra fora. O Vitória diminuiu o ritmo após o gol, e passou a ficar desatento na marcação, e aos 33 minutos, Vanger recebeu em posição de impedimento, mas o bandeirinha não deu, ele driblou Mansur e cruzou rasteiro pra Marcelo Macedo, que se antecipou à Victor Ramos e mandou pro fundo do gol, empatando a partida. Aos 35 minutos Rodrigo Mancha arriscou o chute de longe, mas Max segurou a redonda. Aos 36 minutos Marquinhos cobrou falta, Rodrigo subiu de cabeça sozinho, mas mandou pra fora, tirando tinta do poste esquerdo de Max. Aos 42 minutos, Léo caiu de mal jeito e sentiu o ombro, Gabriel entrou no seu lugar. Aos 45 minutos outra falta pro Vitória, do mesmo lado esquerdo, de onde Neto Baiano fez o primeiro gol, ele rolou pra Uelliton soltar a bomba, Max não conseguiu segurar e no rebote Tartá mandou pro fundo do gol, deixando o Vitória na frente de novo. O Leão conseguiu na última jogada da primeira etapa fazer o gol e ir pros vestiários com a vantagem no marcador.


Tartá mais uma vez foi decisivo e fez o gol que deu os 3 pontos fora de casa pro Leão. (Foto: ibahia.com)

Já no segundo tempo, aos 6 minutos Gabriel chutou de longe, Douglas teve dificuldade pra segurar, mas amarrou a bola no segundo lance. Aos 13 minutos Marcelo Macedo arrancou sozinho com muita velocidade, mas Douglas foi buscar a bola do pé do atacante. Aos 16 minutos Radamés de cabeça obrigou Douglas a fazer boa defesa, mandando pra escanteio. Aos 19 minutos Xuxa deu lugar para o jovem Leílson. Aos 25 minutos, cruzamento na área do Leão, Douglas saiu mal, Olívio mandou de cabeça pro gol, a bola ia entrando, mas Mansur cortou, a bola ainda bateu em Marcelo Macedo, mas não foi em direção ao gol, sorte do goleiro Douglas que quase entrega. Aos 29 minutos Ananias entrou no lugar de Tartá, que já tinha amarelo e estava cometendo muitas faltas, corria o risco de ser expulso. Aos 31 minutos, cruzamento na área do Vitória, Marcelo Macedo subiu bem e mandou de cabeça no ângulo, mas Douglas foi buscar, grande defesa, se redimiu da falha anterior. A partir daí o Vitória valorizou a posse de bola, ficou fechadinho na defesa e esperou o tempo passar pra confirmar o triunfo e sua entrada no G-4.

No fim do jogo Carpegiani não falou na entrevista coletiva, mas designou seu auxiliar Ricardo Silva pra comentar sobre a partida:

- Tivemos altos e baixos no jogo, não estivemos bem, até porque nosso melhor jogador foi nosso goleiro, Douglas esteve muito bem. Isso é sinal que devemos corrigir muita coisa ainda, mas o importante foi a luta pelo triunfo que felizmente veio.

O auxiliar ainda comentou sobre a alteração de Carpegiani, que colocou no lugar de Léo o zagueiro Gabriel Paulista, mesmo o lateral Carlinhos estando presente no banco:

- Carpegiani achou melhor colocar Gabriel porque ele já vinha jogando, e serviu também pra tentar segurar mais o ataque do Boa Esporte-MG, que começou a chegar com perigo.

Agora o Leão descansa pra enfrentar o Guaraní-SP na próxima terça-feira no Barradão às 21h, querendo mostrar pro torcedor que o último empate dentro de casa foi somente um acidente de percurso. A briga agora é pra se manter no grupo seleto de times que vão conseguir o acesso, o famoso G-4.

Mais um triunfo do Leão fora de casa, que fez a equipe entrar no G-4 e recuperar os 2 pontos perdidos com o empate dentro de casa contra o América-RN no último jogo. Digo pontos perdidos, porque time que quer subir tem que ganhar todas as partidas em casa, independente do adversário.

Gostei primeiramente da escalação do time, com Léo na lateral e Xuxa fazendo a ligação do meio de campo como ataque, um 4-3-3 quando tiver com a bola, Marquinhos bem aberto na direita e Tartá na esquerda, sem a bola Tartá e Marquinhos ajudam no combate na saída de bola do adversário Essa escalação deu maior dinâmica ao time..

Após o gol madrugador de Neto Baiano, o Vitória afrouxou a marcação, parecia que tinha dormido, muitos espaços nas laterais, e foi preciso sofrer o gol, pra acordar. Felizmente Max soltou aquela bola nos pés de Tartá pra ele mandar pro fundo do gol.

No segundo tempo com a entrada de Gabriel, que mostrou mais uma vez que não deveremos ver Carlinhos jogar no Vitória enquanto Carpegiani estiver no comando, a equipe voltou a ser a mesma das partidas anteriores. Marquinhos muito recuado e isolado na direita porque Gabriel não tem características ofensivas, e o time muito dependente de Tartá e Mansur na esquerda. Xuxa sumiu no segundo tempo, não conseguiu segurar a bola no pé nem desenvolver uma jogada, consequentemente o Boa Esporte-MG veio com tudo pra cima, e só restou ao Vitória se defender, principalmente quando Ananias entrou, era um sinal que Carpegiani queria segurar o resultado e estava rezando pro jogo acabar.

O principal e o melhor dessa partida foi o resultado, mas a escalação também mostrou uma maior fluidez do time enquanto Léo estava em campo, mesmo com os espaços que ele e Mansur deixaram após o gol de Neto Baiano, acredito que isso pode ser corrigido, principalmente com uma cobertura melhor dos volantes. Contra o Guaraní-SP espero que Carpegiani corrija isso e entre com Carlinhos, caso Léo não tenha condições de jogo, até porque o time paulista tem mais qualidade que o Boa Esporte-MG e se o treinador entrar com Gabriel na lateral direita pode ser que aconteça o que aconteceu contra o América-RN, o time muito recuado, sem saída de bola, e isso pra um time que está jogando dentro de casa é ruim, já que no Barradão o Vitória tem que tomar as rédeas da partida e se impor, pra não deixar o time visitante gostar do jogo e perder pontos que sempre podem fazer falta no fim da competição.

Confira os melhores momentos do jogo:

Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário