Em clima de Dia das Mães e de aniversário, Vitória goleia o Bahia e fica com uma mão na Taça.


Em um show de Dinei que fez 4 gols, além de Maxi, Gabriel e Fabrício, o Vitória aumentou a vantagem nas finais do Baianão 2013, mais uma vez na Arena Fonte Nova goleando o rival por 7x3. Agora o Leão pode perder até por 4x0 que ergue o caneco no próximo domingo no Barradão.

Na escalação, Caio Jr. preferiu por Gabriel Paulista na direita com Fabrício ao lado de Victor Ramos na zaga e Cáceres permaneceu na sua posição de origem. Logo aos 2 minutos, Gabriel cobrou lateral e Maxi sofreu falta. Na cobrança, Cajá mandou pra área, Gabriel brigou com o zagueiro e a bola foi morrer no fundo do gol, 1x0 Leão. Aos 12 Fernandão sofreu falta na entrada da área, Talisca tentou bater por baixo da barreira, mas Deola ficou com a bola depois do desvio. Aos 14 minutos, Cajá recebeu bom passe de Escudero no meio, ele avançou e deu com açúcar pra Dinei dar uma sapatada no ângulo esquerdo de Lomba, abrindo 2x0 no placar. Aos 16 minutos, Fabrício soltou a bomba em cobrança de falta, mas a bola saiu à esquerda do gol de Lomba. Aos 20 minutos, Cajá levantou na área uma falta sofrida por Escudero na esquerda, Fabrício subiu mais que a zaga e mandou de cabeça pro fundo do gol, 3x0 pro Leão, não percam a conta. Com o 3x0 o Vitória passou a segurar mais o jogo, e aos 32, Fernandão recebeu pela esquerda e chutou forte, a bola bateu na trave e foi pra fora. Aos 38 minutos, Diones carregou a bola e tentou o chute pro gol, mas Deola segurou tranquilo. No minuto seguinte, Fernandão recebeu sozinho na grande área, tentou driblar Deola, mas sofreu pênalti. Ele mesmo bateu no centro do gol e diminuiu o placar ainda no primeiro tempo.


 Dinei desencantou e fez logo 4 no clássico. (Foto: atarde.com.br)


Na volta do intervalo, teve estreia no Leão, Tarracha entrou na vaga de Mansur, que já tinha amarelo, além de no início da partida ser dúvida. E logo aos 40 segundo, Fabrício mandou um chuveirinho pra área, Titi cortou a bola pra cima, e Dinei foi mais esperto e mandou de cabeço pro gol, encobrindo Lomba, belo gol. No minuto seguinte, Magal respondeu com velocidade, ele foi à linha de fundo e cruzou na área, Fernandão se antecipou a Victor Ramos e esticou o pé pra diminuir pro Bahia. Aos 5 minutos, Talisca bateu falta sofrida por Fernandão, e obrigou Deola a fazer grande defesa. Aos 10 minutos, Pablo arriscou de longe, mas errou o alvo. Aos 13 minutos, Cajá chegou bem pela esquerda e chutou, mas Lomba estava atento. No minuto seguinte, Dinei recebeu pela esquerda, puxou pro meio e soltou o foguete, ela desviou em Fahel e matou Lomba, virou goleada. Aos 15, Fahel pegou Escudero por trás, evitando o contra-ataque e foi expulso. Aos 17, Cáceres arrancou pelo meio com a bola, passou por dois, sofreu a falta, mas mesmo assim conseguiu o remate, obrigando Lomba a se esticar toda pra desviar e salvar mais um do Vitória, grande jogada do paraguaio. Aos 21, boa jogada pela esquerda, Tarracha recebe boa bola e tocou de imediato pra Maxi, o argentino dominou e bateu colocado no canto esquerdo, fazendo mais um pro Leão. Aos 23, Vander entrou na vaga de Cajá aplaudidíssimo. O jogo caiu um pouco nesse momento, principalmente graças as fortes chuvas. Aos 32, Talisca chutou forte, Deola deu rebote, mas a zaga cortou o lance pra longe. Aos 35, Marquinhos entrou na vaga do também aplaudidíssimo Maxi. Aos 36 minutos, Marquinhos recebeu na direita e chutou de fora, mas a bola saiu. Aos 40, Fabrício bateu falta colocada e Lomba desviou pra fora. Aos 43, Fernandão arrancou pela esquerda, deixou Michel e Gabriel pra trás e cruzou na cabeça de Adriano, pra diminuir o placar. No minuto seguinte, Marquinhos recebeu de Vander na direita e cruzou na área, Dinei subiu sozinho pra fazer seu 4 gol e fechar a goleada de 7x3.

Ao fim da partida Caio Jr. comentou sobre o massacre do Leão no primeiro jogo da final:

- Hoje mostramos que estamos no caminho certo para o Brasileirão. Acredito muito nesse time e vejo que podemos fazer grande campanha também na Copa do Brasil. Queria deixar claro que não tem nada ganhou, respeitamos a equipe adversária e vamos com toda a seriedade e humildade pra domingo em casa conseguirmos o triunfo para sermos campeões.

Pensando na partida de domingo 16h no Barradão podendo perder até por 4x0 e ser campeão, Caio Jr. vai dar um descanso para os titulares no jogo contra o Salgueiro-PE nessa quarta-feira pela Copa do Brasil. Alguns jogadores terão a chance de mostrar serviço e reclamar sua vaga no time do treinador.

Presentão de Dia das Mães, misturado com aniversário do Vitória e quem acabou ganhando foi toda a torcida do Leão. Não vou nem falar muito do rival, porque não gosto de rir da miséria dos outros, só vou comentar de duas peças, Fernandão que jogou bem e infernizou a zaga do Vitória, e Zé Roberto que também fez uma boa partida.

Aproveitando o gancho, mesmo com o placar elástico e histórico, todo mundo sabe que minha euforia já passou desde ontem 18h quando acabou o jogo (tudo bem não vou mentir, 22h porque tive que comemorar né? hehehe), mas falando sério, a zaga do Leão precisa mesmo de reforços. Falha na antecipação no gol de Fernandão, e de posicionamento no gol de Adriano, onde o atacante do Bahia correu quase 30 metros cercado por três jogadores e ainda conseguiu cruzar na cabeça de Michael Jackson. Isso será corrigido ou com mais treinamento, ou com a chegada de um reforço que eleve o nível técnico da defesa, coisa que eu acredito que aconteça, até porque o rival não é parâmetro para a Série A, muito menos a Copa do Brasil. Temos que ser conscientes que não somos a melhor equipe do mundo, porém estamos no caminho certo.

Na partida de ontem, Caio Jr. teve que mudar o time, e optou por Gabriel na lateral e ele fez a melhor partida dele improvisado, até quando ia ao ataque levava perigo, inclusive fez o dele. Cáceres mais uma vez provou que tem seu espaço no time titular, como segundo volante, marca a saída de bola do adversário, sai em velocidade para o ataque e com qualidade de passe, coisa que Luís Alberto não vinha fazendo. E daí pra frente, a superioridade do Leão prevaleceu mais uma vez. Cajá com suas assistências, Escudero vem crescendo a poucas partidas mas é craque, Maxi a melhor contratação do ano, sempre infernizando o adversário, e Dinei que está recuperando a confiança da torcida e a sua própria, e no jogo só faltou fazer milagre (ele igualou Índio como jogador que fez mais gols em um único Ba-Vi).

Independente do resultado, elástico ou não, de triunfo ou não, todo mundo sabe as posições que o Vitória precisa pra ter um elenco de qualidade, já que estamos pensando nesse momento nas competições nacionais. O grande desafio de Caio Jr. é manter a motivação e toda a equipe, acredito que o processo de construção da base do time está no caminho certo, só não pode acontecer o que aconteceu no primeiro Ba-Vi, todo mundo ficou impressionado com o time, achando que estava tudo ótimo, e nos dias seguintes desceram das nuvens e viram a realidade, Caio inclusive quase era demitido.

Mas enfim, esse é o momento de comemorar, praticamente impossível do Leão não ser campeão Baiano mais uma vez, mas agora é pensar no nosso maior objetivo, buscar o título nacional, pensar grande, hoje que é aniversário do clube, pensar num presente desse é pensar na real grandeza do Vitória. Parabéns Vitória, pelo título antecipado e parabéns pelos 114 anos de vida, vamos em busca agora de novos horizontes, muito mais gloriosos.


Confira os gols do jogo:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário