Segundo triunfo consecutivo do Bahia e estamos na final, e agora torcedor?



O Bahia venceu o Juazeiro novamente e garantiu sua vaga na final do Baianão 2013 para poder brigar pelo bicampeonato nos dois próximos domingos. O jogo foi vencido por 1x0 com mais uma boa atuação de Anderson Talisca que foi premiado com seu primeiro gol entre os profissionais. 

O time voltou a não jogar bem, mas com o resultado favorável que foi feito na Itaipava Arena Fonte Nova no meio da semana, isso já era de certa forma esperado, já que Joel prioriza a defesa e o “não tomar gol”. Porém como o time do Juazeiro não oferecia quase nenhum perigo a partir do 25 minutos do 1º tempo, o Bahia finalmente acordou para o jogo e partiu para cima, principalmente com Zé Roberto e Anderson Talisca. O gramado muito ruim do Adauto Moraes não ajudou (vamos esperar que com os times da cidade em 3º e 4º colocados eles ou a própria prefeitura tomem alguma providência). Zé Roberto perdeu um gol literalmente embaixo da trave, quando escorou de cabeça após falha do goleiro Marcos Vinícius e mandou no travessão.

Talisca teve duas boas oportunidades, uma de perna esquerda e outra de peixinho, mas quisera o destino que o garoto, que pega tão bem na bola com a canhota, começasse a fazer gols no profissional com o pé direito. E foi com ele que o camisa 8 bateu no cantinho do goleiro. Ele recebeu passe de Fernandão (mais uma vez participando de lance de gol, na ida deu o passe para Zé Roberto no 1º gol e estava posicionado para receber o cruzamento de Pablo que acabou desviando no zagueiro e entrando no 2º) e já dominou girando para o chute e mesmo  giro sendo para o lado da perna direita, Talisca chutou, a bola foi no cantinho e morreu nas redes aos 44 minutos da 1ª etapa.


Abraçado pelos companheiros, Talisca em mais uma boa exibição, marcou seu 1º gol como profissional. (Foto: globoesporte.com)


Com 3x0 no placar agregado, todos esperavam um Bahia mais leve no 2º tempo já que ainda no intervalo o técnico adversário tirou um zagueiro e colocou um meia atacante, partindo praticamente para o tudo ou nada, pois só tinha 45 minutos para fazer três gols e não levar mais nenhum. Mas, o Bahia com Zé Roberto e Talisca que terminaram o 1º tempo muito bem e poderiam definir o jogo em um contra ataque não voltou o mesmo. O time se acuou no campo de defesa esperando o Juá e não investiu no contra-ataque para matar de vez a partida. O castigo? Aos 15 minutos Titi tentou sair da área dominando uma bola no peito, mas bisonhamente levou com o braço, Wilson Seneme viu e marcou pênalti. Para nossa sorte, o meia Mário bateu para fora, mesmo depois de deslocar Lomba que caiu para o lado direito, a bola bateu na trave do lado esquerdo e correu pela linha de fundo.

Aí vieram alguns problemas para o Bahia, que podem prejudicá-lo nas finais. Zé Roberto sentiu a coxa e saiu de campo com muitas dores se for confirmada alguma lesão na região, dificilmente terá condições de jogo no próximo domingo. Joel optou por Marquinhos para substituí-lo, para quem sabe explorar a velocidade e matar o jogo nos contra ataques, mas alguns minutos depois de entrar em campo o jogador também teve que sair, pois sentiu dores também na coxa. Ambos serão reavaliados quando estiverem de volta a Salvador para saber as verdadeiras intensidades das lesões. Adriano Michael Jackson entrou na vaga de Marquinhos para ainda na velocidade tentar matar o jogo. Mas, depois Joel provou que não queria mais nada naquela partida e que o recuo do time foi orientação dele, já que o Juazeiro teve um jogador expulso e o treinador tirou o atacante Fernandão e colocou Hélder em campo. A partir daí foi só toque de bola e quase nenhuma emoção até o apito final.

Agora é só aguardar o próximo domingo para começar a decisão pela defesa do título. A primeira partida já tem mando de campo, será na Arena Fonte Nova, já que a pífia campanha do Bahia na fase anterior não conseguiu alcançar os adversários da outra chave nem mesmo com estes dois triunfos na semifinal. Antes de domingo o Bahia viaja ao Mato Grosso para enfrentar o Luverdense pela 2ª fase da Copa do Brasil, a torcida é para que o Esquadrão repita a 1ª fase e elimine o jogo de volta que está marcado para o dia 15 deste mês, ou seja exatamente entre a 1ª e a 2ª partida das finais, ganhando um descanso e uma semana inteira de trabalhos para a decisão dia 19.

Eu espero também que o torcedor tenha se conscientizado de tudo que está acontecendo no clube, pois não são dois triunfos sobre um adversário semiamador como o Juazeiro (com todo respeito ao time do interior, mas a folha do Bahia é mais de 30 vezes maior) que vão apagar tudo o que está acontecendo com o clube. O Presidente precisa tomar uma atitude de homem e abrir o clube para o sócio (que perdeu mais de 1000 sócios de janeiro para cá), implantar eleições diretas sem um filtro claramente direcionado a manter o mesmo grupo no poder, e principalmente a eleição proporcional do conselho, pois estes 300 nomes atuais são TODOS do mesmo grupo, e não dizem nada de diferente a não ser amém. As cobranças, protestos e manifestações contra a direção não podem parar, mesmo conquistando o título baiano daqui há duas semanas, pois o Campeonato Baiano não quer dizer mais nada em relação aos verdadeiros anseios da torcida.



Confira os melhores momentos do jogo:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Lucas França
Salvador

Deixe seu comentário