Com gol do estreante Elton, Vitória consegue triunfo importante contra o Joinville-SC.

Com o campo pesado devido às fortes chuvas em Salvador, Carpegiani optou por deixar dois atacantes de área, com William e Elton. O esquema deu certo no primeiro tempo, a dupla de ataque marcou um gol cada, e a vida do Leão parecia que ia ficar mais fácil ainda com a expulsão do zagueiro Pedro Paulo ainda na primeira etapa. Mas o Joinville-SC diminuiu o placar, imprimiu um jogo de forte marcação, e com as mudanças mal feitas de Carpegiani, apertou o jogo e vendeu caro a derrota.

Logo na escalação, Carpegiani surpreende a todos colocando Elton e William como dupla de ataque. Nos primeiros minutos de partida muita pressão do Vitória, mas faltava qualidade na chegada, muitas bolas alçadas na área e ninguém chegava pra completar. Mas aos 13 minutos, a estratégia deu certo, escanteio pro Vitória, bate-rebate dentro da área, Uelliton chuta e Ivan faz boa defesa, mas na sobra William sozinho só teve o trabalho de completar pro fundo das redes. Aos 16 minutos, Elton deu um lindo passe de calcanhar pelo alto, Uelliton bateu de primeira, mas Ivan fez uma linda defesa. Aos 19 minutos, Thiago Real cruzou bola na área, mas Marcinho de cabeça não levou perigo. Aos 25 minutos, Pedro Paulo cometeu falta em William e ainda deu um soco na cebeça do atacante do Vitória, confusão grande, mas o juiz expulsa o zagueiro. Aos 28 minutos, Elton arrancou com a bola no meio de campo e soltou a bomba de longe, mas Ivan defendeu fácil. Aos 30 minutos, Nino recebeu bom passe na direita, entrou em velocidade e deu passe açucarado pra Elton empurrar pro fundo do gol, ampliando o marcador. Aos 34 minutos, Thiago Real esteve a ponto de marcar, recebeu bom passe dentro da área, mas quando ia finalizar, Michel apareceu pra cortar a bola e salvar o Leão. Aos 39 minutos, William desviou de cabeça cruzamento da esquerda, mas Ivan defendeu bem. Aos 41 minutos, Willie derrubou Eduardo dentro da área, numa falta besta. Ricardinho bateu forte, Deola chegou a desviar, mas a bola acabou entrando. Antes do intervalo, o Joinville-SC conseguiu diminuir o placar.


 
Elton já mostrou com gol, que vai brigar pela titularidade. (Foto: ibahia.com)


Na volta para o segundo tempo, Carpegiani tirou Elton e colocou em seu lugar Marco Aurélio. E logo no primeiro minuto, ele arriscou de longe, mas pegou mal. Aos 13 minutos, Eduardo chutou cruzado, mas Deola saiu bem pra defender.  No minuto seguinte, Pedro Ken avançou sozinho e bateu colocado da entrada da área, mas Ivan defendeu com a ponta dos dedos, boa defesa. A substituição de Carpegiani não fez efeito, Marco Aurélio entrou mal, sem se movimentar, e o Joinville-SC cresceu no jogo. Aos 22 minutos, Diego Jussani tentou de cabeça mandar pro gol o cruzamento de Marcinho, mas errou o alvo. Aos 26 minutos, cruzamento na área do Vitória, Marcinho cabeceia pro meio, e Deola sai nos pés de Thiago Leal pra salvar o Leão.  Aos 28 minutos, Nino faz boa jogada pela direita e cruzou bem, mas ninguém apareceu pra completar. Aos 30 minutos, Pedro Ken cruzou a bola na área, Uelliton subiu de cabeça, mas Ivan fez outra excelente defesa. Aos 32 minutos Gílson entra pelo meio, faz o giro mas chutou mal com a perna direita. Aos 36 minutos, Pedro Ken dá lugar para Arthur Maia. Aos 39 falta perigosa pro Vitória, Arthur Maia bate bem, mas Ivan novamente defende. Aos 42 minutos, Carpegiani conserta o erro e coloca Tartá no lugar do apagadíssimo Marco Aurélio. Aos 44 minutos, Diego Jussani completa de cabeça o escanteio, mas Deola defendeu. No último minutos, Willie recebeu boa bola na direita, entrou na área, mas nem chutou e nem cruzou, a bola acabou saindo. E foi só, um jogo que parecia ganho com tranquilidade, o Vitória passou sufoco, mas conseguiu 3 pontos importantíssimos, que deixa o time na liderança tempoarária da Série B.

No fim do jogo Carpegiani falou sobre a atuação distinta da equipe nos dois tempos a partida:

- Tivemos um primeiro tempo muito bom, tirando o pênalti, fizemos dois gols e estávamos dominando a partida. Já no segundo tempo, com um homem a mais, pensávamos em ganhar a partida sem jogar, daí passamos sufoco, o time descompactou e não tinha posse de bola. Conseguimos pegar o time adversário de surpresa com Elton junto com William, tive que tirá-lo porque ele não aguentaria os 90 minutos, mas Marco Aurélio não rendeu, por isso coloquei Tartá, mas o resultado tem que ser comemorado, independente de como aconteceu.

Agora o Leão tem uma semana pra descansar e recuperar alguns jogadores que estão desgastados, como é o caso de Pedro Ken. Na próxima sexta-feira o time enfrenta fora de casa o Ceará para tentar virar o turno na liderança da Série B.

No início da partida a surpresa ficou por conta da escalação de Elton quando todos pensavam que Tartá seria o escolhido, inclusive eu. Mas se analisarmos as fortes chuvas, o campo pesado, concordei com Carpegiani em colocar dois jogadores altos, com presença de área no ataque, buscando a bola aerea como principal arma. Tanto é que deu certo no primeiro gol, em uma bola alçada na área, surgiu o lance que abriu o placar. A equipe jogava bem, Nino e Gílson conseguiam desempenhar bem suas chegadas nos ataques pelas laterais, e Willie e Pedro Ken davam conta de um meio de campo ofensivo com dinâmica e velocidade. Um acidente de percurso ainda na primeira etapa com Willie, que cometeu um pênalti besta, mas nada que comprometesse sua atuação.

Na volta do intervalo foi que Carpegiani quase estragou a boa atuação do primeiro tempo. Mesmo com um jogador a mais, ao tirar Elton e colocar Marco Aurélio, os laterais do Joinville-SC não ficaram tão presos atrás e saíram mais pro jogo, e o meio de campo deles marcavam bem a saída de bola no Vitória, parecendo que existia a igualdade numérica. Marco Aurélio ficou muito parado, não chamou o jogo e não fez absolutamente nada, e o resultado disso foi uma equipe sem posse de bola e sem oferecer perigo. O que irritou foi que Carpegiani só consertou o erro aos 42 minutos da segunda etapa, quando colocou Tartá, que aí sim tentava segurar a bola na frente, auxiliado por Arthur Maia, que entrou meio nervoso. Mas Série B é isso, na raça e na vontade que se ganha o jogo, foi suado, mas o resultado veio.

Enfim, o mais importante de tudo foi o triunfo, Elton estreou bem, todo atacante gosta de na sua primeira partida já marcar gol, a briga pela camisa 9 vai ser boa, já que William também deixou o dele. O mais importante de tudo agora é descansar os jogadores, essa semana foi realmente puxada, semana que vem o Ceará também será um adversário difícil, e tomara que Carpegiani reveja a forma de mudar a equipe durante a partida, porque já faz algum tempo que ele não é feliz nas alterações que faz no decorrer do jogo. Queria parabenizar os quase 15 mil torcedores, que mesmo com as fortes chuvas na cidade, foram no Barradão, gritaram, apoiaram e presenciaram mais um triunfo importante do Leão.

Confira os melhores momentos do jogo:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário