Bahia bate Santos na Vila e inicia o returno com triunfo.


O Bahia estava de técnico novo, que conheceu o grupo no hotel já em São Paulo, vindo de um péssimo resultado em casa, e com indícios de racha no elenco. E para piorar a situação o jogo seria contra o Santos de Neymar na Vila Belmiro em São Paulo, e o alvinegro praiano vinha de 3 triunfos consecutivos, 2 deles em clássicos contra Corinthians-SP e Palmeiras-SP. Ou seja, todos os ingredientes davam pinta de mais uma derrota que aumentasse a crise dentro do clube. Mas, Bahia é Bahia,e há de se respeitar.

O jogo começou e o Bahia foi para o afrontamento com o Santos-SP, tentando tocar a bola no campo adversário e marcando em cima as tentativas do time paulista, principalmente com Neymar, e estava dando certo, pois o jogo era de igual para igual. Mas, com o craque moicano não pode vacilar, e aos 14 minutos em jogada pela direita, ele deu um chute no vento e enganou a marcação, e depois cruzou para André livre mandar de cabeça para as redes e abrir o placar. Pronto, era o que faltava para o desespero do time, tomar o primeiro gol. E foi o que quase aconteceu, pois logo em seguida André saiu de cara com Omar e quase fez o segundo.

O jogo ficou totalmente favorável ao Santos-SP, pois o Bahia começou a não conseguir marcar mais em cima, e trocar passes na frente. Claramente percebia-se que o time se abalou com o gol sofrido (mais uma vez). Mas, ainda no final do primeiro tempo, o Tricolor começou a esboçar uma reação, e em uma saída de bola rápida Hélder mandou um chutaço no travessão, mas ainda bem que aquela bola não entrou, pois poderíamos correr o risco de com o empate não voltar igualzinho como voltamos.

Na volta do intervalo, o time sem mudanças e com os mesmos 3 volantes, mas com uma postura diferente da primeira etapa, e os laterais saíram mais para o jogo, apoiando no ataque fazendo com que o time tivesse mais consciência com a bola no pé, trocando passes com mais precisão e inteligência. E foi exatamente assim com troca de passes no ataque entre Gabriel e Neto, que o lateral cruzou para a área, Souza tinha passado da bola, mas o zagueiro (eu avisei que a zaga do Santos-SP é fraca, e poderíamos nos aproveitar disso) deu mole, e o Caveirão girou batendo para empatar a partida (gol parecido com o que ele fez na mesma Vila Belmiro contra o mesmo Santos ano passado pela penúltima rodada do Brasileirão).


 
Jogadores comemoram juntos o empate no gol de Souza (Foto: globoesporte.com)


Depois do gol o Bahia cresceu e continuou em cima, deixando aquela conversa de empate fora de casa contra o Santos-SP de Neymar é um bom resultado, e não demorou para virarmos a partida, 4 minutos depois do gol, Gabriel sofreu falta na entrada da área. Uma posição que deixa o goleiro sempre em dúvida se o cobrador vai bater direto ou levantar na área. Se aproveitando disso, Neto mandou Souza ir para área e enganar o goleiro, pois o lateral bateu direto e fez o gol, não foi uma cobrança primorosa, mas a bola entrou.

Ganhando o jogo, todos esperavam o time recuar e o Santos-SP pressionar até conseguir o empate, mas o Bahia não fez isso, e Jorginho fez uma alteração ousada colocando Mancini na vaga de Hélder. O experiente meia segurou ainda mais a bola no ataque e com menos velocidade e mais toque de bola conseguimos matar o jogo, com uma jogada iniciada exatamente pelos pés de Mancini, que cruzou na área, Zé Roberto tentou de calcanhar, mas a bola ficou mesmo para Souza, mostrando que não apenas sabe fazer gols, o Caveirão ajeitou a bola para Gabriel que vinha de trás. O garoto bateu de chapa no cantinho, sem chances de Rafael pegar a bola, e fechou o caixão da partida aos 31 minutos.

Jorginho mais uma vez mexeu no time, e tirou Zé Roberto para a entrada de Caio, mostrando que recuar o time e chamar o adversário para cima não é com ele. Com os 3x1 o Bahia passou a segurar mais o ímpeto no ataque e trocar passes enquanto o Santos-SP tentava atacar desesperadamente, mas com um Neymar muito bem marcado, vigiado de perto, não teve sucesso.

Destaques positivos da partida: Mais uma vez Jussandro mostrou que já é parte do grupo principal, e não subiu para ficar cobrindo buracos, pode crescer muito ainda. Neto na direita fez tabelas com Gabriel provando que um lateral ofício pode ajudar bastante o time no esquema de jogo. E claro não poderiam faltar aqui Danny Morais e Diones, que conseguiram marcar o craque Neymar com lealdade e firmeza, sem esmorecer.

Agora é focar no nosso algoz na Sul-Americana domingo em Pituaço, para finalmente voltarmos a vencer em casa e conseguir a primeira sequência de triunfos no certame, para afastarmos de vez o perigo do rebaixamento e ter tranquilidade para começar a crescer na competição. Apesar de ter sido o início do returno, para nós o campeonato começou a gora.

Frase do pós-jogo: Já ganhamos do Santos de Pelé, quem é Neymar para pôr medo no Bahia?


Confira os melhores momentos do jogo:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Lucas França
Salvador

Deixe seu comentário