Em jogo emocionante, Vitória vence Ceará de virada e reassume a liderança da Série B.

Depois de sofrer um gol logo aos 11 minutos, num pênalti infantil cometido por Victor Ramos e convertido por Mota, o Vitória conseguiu o empate com William antes do final de um primeiro tempo equilibrado. No segundo tempo a história foi outra, o Leão foi infinitamente superior, conseguiu a virada com Elton e em seguida Pedro Ken fez outro, e conseguiu acabar o 1º turno como campeão simbólico, e melhor campanha de todos os tempos até agora.

Logo no primeiro minuto, William arriscou de longe, mas mandou pra fora. O Ceará tentou uma pressão inicial, aproveitando o apoio da torcida, mas o Vitória se segurava bem. Porém, aos 10 minutos, Mota entrou na área e foi derrubado, por Victor Ramos, que foi afoito no carrinho, e cometeu o pênalti. O próprio Mota bateu e converteu, abrindo o placar pro Vovô. O gol empolgou a torcida e os jogadores do time da casa, mas o Leão mostrou personalidade e tranquilidade, mantendo o jogo equilibrado. Aos 20 minutos, Paulo Sérgio fez bom cruzamento, Itamar subiu bem de cabeça, mas mandou pra fora. Aos 27 minutos, Gílson cruzou boa bola, mas Gabriel Paulista subiu mal e mandou por cima do gol. Aos 36 minutos, Bruninho arriscou chute de longe, mas a bola foi longe do gol de Deola. No minuto seguinte, Gílson fez bom cruzamento, Elton se antecipou ao zagueiro, girou e cruzou pra William mandar pro fundo gol, empatando a partida. Aos 43 minutos, Itamar subiu de cabeça sozinho, mas Deola fez grande defesa no canto esquerdo. E esse foi o último lance de uma primeira etapa equilibrada.

 William comemora o gol de empate. Ele vem fazendo boa dupla com Elton (esquerda) no ataque. (Foto. ibahia.com)


Pro segundo tempo o Leão voltou sem alterações, mas muito melhor taticamente. Aos 4 minutos, Robert aproveitou cruzamento da esquerda, subiu bem de cabeça, mas a bola foi pra fora, tirando tinta da trave direita de Deola. Mas aos 7 minutos, veio a virada do Vitória, Willie recebeu passe de cabeça de Pedro Ken, dominou bem no peito, entrou na área e tocou no capricho pra Elton só ter o trabalho de empurrar pras redes, que golaço. Aos 15 minutos, Tartá entrou no lugar de Elton. Aos 20 minutos, jogada rápida de contra-ataque do Leão começando do campo de defesa com o goleiro Deola, ele tocou pra Victor Ramos, que mandou a bola pra Gílson que acelerou a jogada com Tartá, William fez a tabela com o lateral, que foi na linha de fundo e mandou pra área, Pedro Ken já dominou driblando o zagueiro, e mandou de biquinho pro fundo do gol de Fernando Henrique, outro golaço do Vitória, e que grande jogada coletiva. Depois do terceiro gol, Deola começou a mostrar porque chegou e já assumiu a camisa 1. Aos 21 minutos, Mota mandou a bomba da esquerda e ele foi buscar no alto, espalmando pra escanteio. Aos 29 minutos, Uelliton, que já havia recebido o cartão amarelo, deu lugar para Rodrigo Mancha. No minuto seguinte, Mota recebeu bom passe de Magno, saiu na cara do gol, mas Deola defendeu bem com o pé, salvando outro perigo de gol. Aos 34 minutos, outro contra-ataque no Vitória, Tartá fez grande jogada individual e cruzou na área, William subiu sozinho, mas acertou o travessão. Aos 36 minutos, Willie saiu para a entrada de Rodrigo, pra segurar o jogo e a pressão lá atrás. A substituição deu resultado, o Vitória se fechou bem, e consegui outro triunfo fora de casa, acabando o primeiro turno na liderança da Série B.

No fim do jogo Carpegiani comentou sobre a brilhante atuação do Vitória, sobretudo no segundo tempo:

- Nos comportamos muito bem no jogo. No primeiro tempo soubemos segurar a pressão e fomos inteligentes no ataque, quando saiu o gol da equipe adversária continuamos tranquilos e empatamos. No segundo tempo nos impomos e a virada aconteceu naturalmente, o grupo está muito bem, e quem tem entrado, esta conseguindo manter o ritmo da equipe. Estamos de parabéns.

O Vitória volta a jogar no Barradão, com promessa de casa cheia, diante do Grêmio Barueri-SP, lanterna da competição com apenas 10 pontos, na próxima terça-feira às 19h30, brigando pra continuar na liderança da competição.

Com o melhor aproveitamento da história da Série B no primeiro turno, o Leão conseguiu lograr o título simbólico. Na partida de ontem, a torcida pressionou no início, e o Ceará conseguiu abrir o placar logo aos 11 minutos. Victor Ramos cometeu um pênalti muito infantil, já que ainda tinham Nino e Uelliton na cobertura, já é a terceira penalidade besta que o time comete sem necessidade, Gabriel e Willie também já fizeram, contra o Bragantino-SP e Joinville-SC respectivamente. Depois do gol, o que me chamou atenção foi a tranquilidade dos jogadores na adversidade da partida, mesmo perdendo e encontrando dificuldades de jogar, o time permanecia tranquilo, tocando bem a bola e tantando chegar no momento certo. O que acabou acontecendo, quando William, que vem jogando muita bola, empatou o jogo, bastante equilibrado nesse primeiro momento.

Já na segunda metade, o jogo foi outro. Nino e Gílson apareceram com mais contundência ao ataque, e sobretudo Willie, que chamou o jogo pra si, já que Pedro Ken encontrava muito dificuldade no meio, que sofria marcação intensa. E foi com ele que saiu o passe do gol da virada, com Elton, que vem fazendo grande dupla com William na frente, eles tem média de 1 gol por jogo. O terceiro gol pra mim, resume o momento que o Vitória está hoje na campetição, uma jogada de contra-ataque trabalhada desde o campo de defesa, com participação de vários jogadores, acelerando a bola na hora certa, tocando a bola bem, que resultou num golaço de Pedro Ken, que mostrou frieza, pra sacramentar o triunfo. Não posso deixar de falar também de Deola, que fechou o gol, e esbanjava confiança pro restante da defesa, principalmente pra Victor Ramos, que depois do pênalti besta, se reergueu na partida e trabalhou bem.

Jogos como o de ontem, servem pra dar mais moral ainda à equipe, e mostrar a grandeza do Vitória, que é o time a ser batido na competição. Com uma excelente campanha, com quase 80% de aproveitamento, é preciso trabalhar pra manter o nível alto, e não se descuidar pra não cair na acomodação. O torcedor tem que aproveitar esse grande momento, encher o Barradão terça-feira, pra o time seguir com esse percentual de aproveitamento grande, e seguir forte na busca do título, tantando lógico, entrar pra história como o melhor time em número de pontos da Série B. Que esse bom momento continue, o Vitória já chegou bem na metade do caminho, mas ainda falta uma longa batalha pela frente.


Confira os melhores momentos da partida:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário