Em Ba-Vi chato, Vitória só consegue empatar com rival.


Sem conseguir envolver o rival no ataque, com pouca movimentação e com um futebol muito modesto, o Leão não saiu do zero nesse domingo na Arena Fonte Nova. Enfrentando um adversário totalmente retrancado, Caio Jr. não conseguiu mudar a estratégia dentro de campo e pelo que foi apresentado o empate foi mais do que justo.

Logo no primeiro minuto, Michel pegou sobre dentro da área depois de cobrança de falta, e chutou, mas Lomba defendeu sem dificuldades. Aos 4 minutos, Wallyson arriscou o chute de primeira, mas isolou. Aos 9 minutos, Nino cruzou a bola na área, a zaga tirou, no rebote Escudero tentou de primeira e errou o alvo. Aos 20 minutos, Escudero levantou a bola na área, Gabriel Paulista conseguiu o toque, mas encobriu o goleiro e a bola saiu. Aos 24 minutos, Wallyson roubou a bela na esquerda, driblou Victor Ramos e conseguiu o chute, mas bola passou com perigo ao lado do gol de Wilson.  No minuto seguinte, Wallyson chegou bem pela esquerda novamente, e bateu cruzado, Fernandão se esticou todo, mas não alcançou. Aos 28, Wallyson rolou boa bola pra Hélder, ele chutou e ela saiu tirando tinta da trave. No minuto seguinte, Maxi arrancou pela esquerda, deixou Titi no chão e chutou pro gol, mas Lucas Fonseca prensou a bola e ela saiu. Aos 33, Talisca bateu falta e a bola encobriu a moldura. Aos 38 minutos, Rafael Miranda pegou uma sobra da entrada da área, mas mandou por cima e o primeiro tempo terminou do mesmo jeito que começou.


Bem marcado, Maxi pouco produziu no ataque do Leão. (Foto: atarde.com.br)


Na volta do intervalo Camacho estreia na vaga de Cajá. Logo no segundo minuto outra estreia, Daniel Borges entrou na vaga de Nino. Aos 4 minutos, Escudero recebeu bom passe na meia-lua, ele cortou o zagueiro duas vezes e bateu colocado, a bola saiu tirando tinta do poste direito de Lomba. Aos 10 minutos, Talisca arrancou pela direita e mandou um foguete e Wilson fez boa defesa. Aos 18 minutos, Wallyson arrancou bem pela esquerda e tocou pra Fernandão, mas na hora do chute ele pegou mal e isolou. Aos 20 minutos, Camacho cobrou escanteio, Lomba desviou e no rebote Maxi chutou com desvio da zaga e a bola saiu. Aos 24 minutos, Fernandão recebeu bom passe na entrada da área, invadiu, mas Wilson fechou o ângulo e desviou pra fora. Aos 26, Daniel Borges arriscou o chute de esquerda e a bola saiu fraquinha, nas mãos de Lomba. Aos 38 minutos, Vander entrou na vaga de Cáceres. Aos 45 minutos, Michel fez falta desnecessária em Rafael Miranda, na cobrança Wallyson cobrou fechado, ninguém desviou e a bola saiu tirando tinta da trave do gol de Wilson. Com isso a partida terminou mesmo 0x0.

Ao fim da partida, Caio Jr. comentou sobre o empate contra o rival:

- Acredito que as substituições forçadas foram cruciais no jogo hoje. Daniel e Camacho não conseguiram dar o mesmo ritmo dos que saíram e infelizmente nosso jogo não encaixou, eles foram muito bem na defesa e nós não conseguimos ultrapassar isso. Agora é estudar e tentar vencer o Coritiba, numa partida dificílima que teremos pela frente.

Após esse empate, o Leão saiu do G-4 e enfrente um adversário direto na próxima partida for de casa. O Coritiba ainda está invicto e comandado por Alex e Deivid, a partida deve ser muito complicada para os comandados de Caio Jr.

Muita gente ficou eufórica, falou bem do clássico, que foi disputado, mas eu não gostei nem um pouco. Achei chato, nenhuma das duas equipes mostrou aquela vontade que sempre a torcida espera quando se trata de Ba-Vi, e o resultado refletiu isso, posso estar sendo exigente demais, eu sei disso, mas era o que esperava do clássico. O Vitória enfrentou um rival diferente do Baianão, claro, mas também um rival que jogou fechado os 90 minutos com quatro volantes, e só tinha duas jogadas, ou na esquerda com Wallyson em velocidade na avenida Nino e depois Daniel Borges, ou nos remates de fora da área com Talisca. Com uma marcação apertada, Caio Jr. não soube dar variações táticas ao time para transpor esse ferrolho, e por parte dos jogadores não se viu nenhuma jogada individual que exigisse maior habilidade, somente com Escudero que quase marcou num chute de fora da área. Enfim, não vi aquele clássico que estou acostumado a ver, sem ter bola perdida, disputas acirradas, etc.

Outro fator que foi crucial para o estilo do jogo do Vitória cair de rendimento, principalmente no meio de campo e no lado direito, foram as contusões de Cajá e Nino. Não que eles estavam bem, mas como Maxi estava bem marcado, os avanços do lateral eram fundamentais no apoio, coisa que Daniel (que tem que mostrar ainda muito futebol pra deixar Dimas de fora do banco) não conseguia. Camacho que entrou no lugar de Cajá foi a mesma coisa, não soube desempenhar bem o papel, errando muitos passes e muito lento, resta saber quanto tempo a adaptação dele vai precisar, porque pelo pouco que apresentou ontem, me pareceu mais um segundo volante que sai pro jogo e não consegue acompanhar ninguém na marcação do que um meia de verdade. A defesa teve um comportamento até que satisfatório com Wilson, Tarracha e Gabriel foram bem, mas a grande questão era quem dava a cobertura do lateral direito, porque com Wallyson caindo pela esquerda, Victor Ramos não conseguiu acompanhar o atacante, errava no bote, errava no posicionamento, e assim contra o São Paulo não foi bem, tanto que a maioria das jogadas de perigo do adversário foram por aquele setor.

Infelizmente o Vitória deixou escapar dois pontos, e saiu do G-4, talvez para que os torcedores mais animados percebessem que em termos de elenco precisamos crescer e muito pra manter o nível elevado até o final, há muito venho dizendo, se a marcação do time adversário apertar e o estilo inicial que Caio Jr. manda pro jogo não encaixar, não existe variação para que a história do jogo se modifique, muito menos peças de reposição à altura dos titulares. Vamos ver se André Lima já pode estrear contra o Coritiba, se o treinador consegue corrigir não só os erros mas também dar dinâmica ou pensar numa nova cara ao time caso a marcação aperte, já que no próximo domingo o Leão encara um adversário dificílimo, mas quem sabe consiga um belo triunfo e retorne às primeiras posições.


Confira os melhores momentos da partida:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário