Ba-Vi na Fonte, de volta à 1ª divisão.

 
Nesta 8ª rodada do Brasileirão 2013 teremos o retorno do maior clássico do Norte/Nordeste à 1ª divisão, isso porque em anos posteriores a 2003, sempre tivemos pelo menos um dos dois times em divisões inferiores, isso quando não tínhamos os dois (como em 2006 ambos na Série C e 2005 na B), e agora 10 anos depois o derby está de volta do lugar onde nunca deveria ter saído. E este lugar não é apenas a elite do futebol brasileiro, mas também a Fonte Nova, que agora é Arena.

Mesmo com o mando de campo sendo do Vitória, o jogo será realizado na Itaipava Arena Fonte Nova, graças a um acordo do rubro-negro com a administradora do estádio, já que o time manda a maioria de seus jogos no Barradão. Com um retrospecto bastante favorável no ano, deve ter pesado a lembrança das duas goleadas este ano pelo Campeonato Baiano na decisão da diretoria rubro negra, além da parte financeira, claro. Mas, muita coisa mudou daqueles 5x1 e 7x3 para agora.


Fonte Nova na inauguração, agora novo BaV-i de 1ª Divisão. (Foto: epocanegocios.com.br)


No Bahia alguns jogadores saíram e outros chegaram, o técnico mudou, a comissão mudou, o diretor de futebol mudou, o responsável pela base mudou, e até o presidente não é mais o mesmo. E melhor do que tudo isso, a torcida mudou. Fizemos o Público Zero, cancelamos nossos TOBs e mostramos ao Brasil e o mundo que queríamos mudanças. Apoiamos a intervenção e mostramos aos jogadores e comissão técnica que estamos do lado deles, e queremos o melhor pro clube, logo, queremos que o ex-presidente continue afastado do cargo. Esses novos ares parecem ter feito bem ao clube, os jogadores parecem mais confiantes e o técnico Cristóvão Borges parece ter o grupo na mão.

O comandante tem problemas no time, todos no meio de campo e por suspensão (o Bahia é um dos times mais faltosos e mais punidos com cartão amarelo da competição) e Fahel, Diones e Marquinhos estão fora do confronto. Apesar dos desfalques Cristóvão não deve mexer na estrutura do time e o Esquadrão deve entrar em campo com Lomba; Mádson, Lucas Fonseca, Titi e Raul; Feijão, Rafael Miranda, Hélder, Anderson Talisca e Wallyson; Fernandão. Continuo preferindo que Talisca jogasse mais recuado, exercendo a função que Hélder vai desempenhar, mas com a saída de Marquinhos deve ser ele quem vai cair na ponta esquerda, logo pode acabar fazendo uma boa parceira com o próprio Hélder pelo lado canhoto.

Com as entradas de Feijão, Hélder e Wallyson, Cristóvão mostra que quer manter o padrão tático do time, dando proteção à defesa com o garoto da base, mas sem abdicar do ataque, já que Hélder tem uma boa saída de bola e faz o papel de transição do meio para o ataque. Na frente Fernandão que terminou a primeira parte do Brasileirão (antes da parada para a Copa das Confederações) como um dos artilheiros, já tem três jogos sem marcar gols e isso deve estar incomodando o camisa 9 tricolor, e nada melhor do que um clássico para voltar a marcar. Mas, desta vez ele terá um companheiro para dividir esta responsabilidade desde o início da partida, já que será a estreia de Wallyson como titular, e ele tem características de buscar o gol muito mais do que Marquinhos.

Com as bênçãos dos Deuses do Futebol que já mostraram que são torcedores do Bahia desde o início da intervenção, a Nação tricolor espera que amanhã aconteça o primeiro de muitos triunfos sobre o rival na nova Fonte Nova.

P.S.: desejo um feliz dia do amigo a todos, que foi ontem dia 20 de julho. E que a amizade impere no Ba-Vi entre as torcidas, que tudo ocorra bem com paz e segurança.



Por Lucas França
Salvador

Deixe seu comentário