Mesmo com a eliminação da Copa do Brasil e Nordestão, Vitória deixa torcedor esperançoso para o ano de 2013.


Recém-promovido para o Brasileirão Série A, e com o retorno da Copa do Nordeste, o Vitória se viu obrigado a montar um elenco forte desde o início do ano, deferentemente de outras temporadas, quando só se tinha o Estadual no primeiro semestre e as contratações eram sempre tardias. A primeira contratação, e importante param se construir um elenco, foi a confirmação ainda em dezembro do treinador Caio Jr. como comandante em 2013, além das chegadas de bons jogadores como Escudero e Cajá que deixaram os torcedores esperançosos já no início do ano, porém o protagonismo ficaria com o argentino Maxi, que veio com desconfiança por ser o primo do Messi e pela fraca passagem pelo Flamengo-RJ, mas que para surpresa de todos vem se tornando o jogador fundamental no time titular.

As primeiras partidas no Nordestão o Vitória foi bem, oscilou bons jogos com jogos onde deu pro gasto e acabou vencendo, mas quando chegou no mata-mata, amarelou em pleno Barradão. Na primeira partida no Ceará, diante da equipe com o mesmo nome do estado, o Leão fez um grande resultado e venceu por 2x0, mas na volta Caio Jr. mostrou que não estudou o adversário, e acabou sendo goleado em pleno Barradão, e as novas contratações como Cardoso e David Bráz mostraram desde esse jogo que não tinham capacidade técnica para vestir a camisa rubro-negra e logo no primeiro torneio veio o fracasso.

Já no Campeonato Baiano a história mudou, o Vitória fez grande partidas, o time titular se encaixo, mostrou entrosamento e cresceu muito na competição, resultado: Campeão Baiano. Os melhores resultados por sua vez, foram os grandes triunfos nos clássicos diante do rival, quando as maiores goleadas da competição aconteceram e ficaram pra história, mas eu como torcedor consciente que sou, acredito que o Baianão é obrigação, o adversário que poderia fazer frente, sucumbiu, e percebendo que a qualidade do Vitória era infinitamente superior, mas o que eu gostaria de ver mesmo, é no mínimo o título da Copa do Brasil, um título nacional.


No 1º Semestre o Leão recuperou a o título do Baianão. (Foto: atarde.com.br)


Porém, na referida competição que o torcedor, assim como eu, estávamos ansiosos para ver uma grande atuação e quem sabe o título, mais uma vez o Vitória amarelou. Depois de passar pelo Mixto-MT com goleado e show no Barradão, o Leão enfrentou o Salgueiro-PE, conseguiu um empate quando jogou como time B, mas na Arena Fonte Nova, que havia visto grandes exibições do rubro-negro (sobretudo nos Ba-Vis), contra o time pernambucano veio a eliminação em uma péssima partida. E mais uma vez, quando o time precisava mostrar que era superior, acho que faltou um pouco mais de malícia ao treinador, assim como na Copa do Nordeste faltou estudar mais o adversário, e o título nacional foi adiado por mais um ano.

Passado as primeiras competições, onde o somente logrou o título baiano, restou ao Vitória focar as atenções para o retorno ao Brasileirão Série A. Nessas cinco primeira partidas, o time titular continuou mostrando efetividade, mas quando Caio Jr. precisava recorrer aos jogadores do banco de reservas (sobretudo na vaga de Renato Cajá), a equipe mostrava ineficiência. Quando contava com todas as peças dos onze iniciais, os resultados vieram, o Leão terminou na segunda posição nesse primeiro momento do Brasileirão Série A. 

Com esses primeiros 10 pontos e a boa colocação na tabela, o torcedor voltou a ter esperanças de uma grande campanha. Lógico que, com esse elenco atual, vai ser muito difícil chegar a uma Libertadores, ou terminar entre os dez primeiros, mas pelo menos a espinha dorsal já está pronta. Resta a direção pensar grande e trazer jogadores que cheguem para ser titulares e lógico dentro dos padrões técnicos e até mesmo físicos, para não se perder tempo e para que o crescimento do elenco continue firme. Resta-nos torcer, acreditar na equipe pra que 2013 termine de maneira tranquila, sem grandes sustos e logicamente que o Vitória não passe nenhum perrengue, e que brigue por alguma coisa, que se tenha pretensões, não basta só participar.



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário