Primeiro Ba-Vi  do Brasileirão termina empatado e sem gols.


De volta depois de 10 anos à 1ª divisão o maior clássico do Norte/Nordeste terminou empatado em 0x0 neste domingo na Arena Fonte Nova. Apesar do placar não ter sido mexido durante os 90 minutos o jogo foi bastante movimentado e as duas equipes abusaram de suas jogadas nas pontas, porém ambas as defesas estavam muito bem postadas e os goleiros quando foram exigidos, estavam sempre na jogada e não deixaram suas metas serem vazadas.

O Tricolor entrou como esperado por todos e inclusive com a exata escalação que coloquei aqui no pré-jogo, com Feijão e Hélder nas vagas dos suspensos Fahel e Diones no meio de campo e Wallyson na ponta na vaga de Marquinhos, que também ficou fora do jogo por conta de suspensão. Mas, errei em um ponto (que na verdade para mim quem errou foi Cristóvão), pois previ na escalação que Talisca jogaria na ponta esquerda e Wallyson na direita, até pelos seus pés de preferência, pois imaginei que Talisca estava jogando na direita por conta de Marquinhos também ser canhoto igual ao garoto da base, mas com a entrada de Wallyson essa correção fosse efetuada. Me enganei nisso, mas acho que eu estava certo, pois a quantidade de bolas que ambos receberam e demoraram muito para darem uma definição no lance por conta de ter que “trocar” de pé não foram poucas.

Não gosto dessa ideia de o atleta jogar na ponta invertida, isso só pode ser feito por jogadores com um alto nível, e quando falo alto, estou jogando para o nível de Messi, Robben, Neymar e Cia. limitada. Quando se tem dois jogadores destros ou dois canhotos tudo bem, um deles tem que ir para o sacrifício, mas se vocês tem dos dois cada um com uma perna, faça o simples e coloque cada um no seu quadrado e tudo fica mais simples. E mesmo que se queira fazer assim, que pelo menos de vez em quando eles fizessem trocas de posição, até para confundir seus marcadores e ter uma variação de jogadas, já que deixariam de tentar puxar pro meio a jogada, podendo afunilar mais para a linha de fundo.

Falando do jogo, gostei muito da postura do Esquadrão. O adversário partiu para cima desde o início, tentando fazer valer o retrospecto dos outros Ba-Vis desse ano na Arena e mostrando que o time está com a confiança em alta. Mas, passada a euforia inicial, o Bahia equilibrou as ações da partida e teve as melhores oportunidades da partida. Sempre saindo para o ataque em velocidade com Talisca e Wallyson pelas pontas, faltou o último passe correto e um pouco mais de calma nas finalizações para vencermos o jogo. Principalmente aos 23 minutos do 2º tempo, quando Hélder deu um belo lançamento para Fernandão que saiu na cara de Wilson, mas adiantou a bola demais, dando espaço para o arqueiro rival crescer para cima dele e fazer a defesa.


Wallyson se movimentou muito, mas pecou na finalização. (Foto: atarde.com.br)


Na defesa, Titi e Lucas Fonseca fizeram uma excelente partida, e Lomba teve pouquíssimo trabalho no jogo. Raul também foi excepcional na marcação e o artilheiro do Brasileirão Maxi Bianchucci não achou nada. Outro que merece um grande destaque na marcação foi Feijão, o prata da casa entrou com a missão de anular Renato Cajá, e o fez com maestria durante todo o 1º tempo (no intervalo o camisa 10 do rival saiu machucado), e na 2ª etapa continuou com a marcação forte, até saindo mais para o jogo, já que Cajá não estava mais em campo.

Porém, na parte ofensiva, mesmo com todo o volume de jogo que o Bahia imprimiu (principalmente no 2º tempo), faltaram variações de jogada e opções para os jogadores de ataque. Como falei acima, com Talisca e Wallyson invertidos nas pontas, a dupla demorava um pouco mais com a bola do que deveria, tentando inverter o pé para dar um passe mais qualificado com o “pé bom”. Mas, em termos de campeonato foi um bom resultado, já que com os outros resultados, subimos uma posição na tabela, e como o mando de campo foi do rival, temos agora nove jogos, com seis fora de casa e apenas três com mando de campo Tricolor, e nas últimas três partidas (todas fora de casa, e todas pós-intervenção) foram cinco pontos conquistados. Os próximos dois compromissos serão em casa para equilibrar este disparate entre jogos fora e jogos em casa.

Agora a Nação Tricolor precisa lotar a Fonte para mostrar ao mundo que apoiamos o time dentro de campo e a democracia que está sendo instalada aos pouco fora dele com a intervenção. Contra Goiás no domingo que vem e depois contra o Flamengo-RJ, precisamos de público 100%, eu estarei lá, e você?


Confira os melhores momentos da partida:

Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Lucas França
Salvador

Deixe seu comentário