De virada, Vitória vence o Boa Esporte-MG em casa e segue rumo a Serie A.


Depois de sofrer uma pressão do time visitante no primeiro tempo, o Leão virou a partida mesmo jogando mal. Com falhas individuais e com um erro primoroso do bandeirinha no segundo tento do Boa Esporte-MG, o jogo ganhou ares de dramaticidade, mas assim é melhor, com o coração quase saindo pela boca a torcida pôde comemorar mais um triunfo na competição e a liderança garantida por mais uma rodada.

Logo na escalação, uma surpresa, Uelliton sentiu uma contusão muscular e foi poupado, para o seu lugar, Fernando Bob assume a camisa. No início do jogo muitos impedimentos do ataque do Boa Esporte-MG que jogava muito adiantado, tentando pressionar inclusive na saída de bola.  Aos 5 minutos, Fernando Karanga apareceu bem no ataque, mas na hora de finalizar, Gabriel cortou pra escanteio. Mas aos 8 minutos o zagueiro falhou feio, ao invés de cortar logo o lance pra fora segurou a bola perto da área na linha de fundo, Fernando Karanga roubou a bola e cruzou pra Petros sozinho mandar pro fundo do gol e abrir o placar. Aos 19 minutos, Nino tocou boa bola pra Elton finalizar, mas Gabriel Leite defendeu bem. No minuto seguinte, Vanger quase marcou o segundo do Boa Esporte-MG, ele apareceu sozinho na pequena área pra completar o cruzamento de cabeça, mas a bola saiu por pouco. O Vitória tentava pressionar buscando o empate, mas não tinha coordenação nem organização no ataque. Aos 28 minutos Francismar cobrou escanteio, e quase marca, a bola tocou no travessão e saiu. Aos 31 minutos, Robert entrou na área e chutou forte, mas a bola foi pra fora, passou perto de novo. Aos 33 minutos, Robert cruzou na área e Radamés subiu, mas mandou de cabeça pra fora. No minuto seguinte, Francismar entrou na área passando por Michel, mas chutou fraco nas mãos de Deola. Mas aos 36, também numa falha da zaga desta vez do Boa Esporte-MG veio o empate, Gílson carregou a bola e tocou pro meio da área, Olívio tentou cortar mas acabou tabelando como lateral que apareceu na frente do gol e só tirou de Gabriel Leite pra marcar o gol e igualar o marcador. Aos 39 minutos, Fernando Bob cruzou na área, mas Elton concluiu pra fora. Aos 42 minutos falta na entrada da área no atacante Elton, Pedro Ken bateu bem, tirando da barreira e do goleiro, pra virar o jogo, que golaço. A virada veio antes do intervalo pra delírio da torcida.


 
Gílson fez grande partida e comemorou junto com a torcida o gol de empate. (Foto: ecvitoria.com.br)


Na volta do intervalo, logo aos 2 minutos o Leão ampliou o placar, Nino arrancou bem pela direita e cruzou na medida pra Elton que nem se deu o trabalho de pular pra mandar de cabeça pro fundo do gol. Aos 6 minutos, cruzamento na área do Vitória, Vanger subiu bem de cabeça, mas Deola fez grande defesa. Aos 10 minutos, Fernando Karanga entrou na área, mas Deola saiu nos pés do atacante e segurou a redonda. Aos 15 minutos, Serginho arriscou de longe, mas Deola segurou com tranquilidade. No minuto 18, trama no ataque do Boa Esporte-MG, Serginho tocou boa bola pra Vanger, que mandou pro fundo do gol pra diminuir o placar. O bandeirinha errou ao não marcar o impedimento, já que o atacante estava mais de um metro à frente. A partir daí, a partida ficou mais tensa, com somente um gol atrás no placar o time mineiro foi atrás do empate. Aos 23 minutos, Willie e Léo entraram no lugar de William e Nino respectivamente. Aos 29 minutos, Francismar cobrou falta no estilo chutou-cruzou, Victor Ramos desviou de cabeça pra trás e a bola acertou o travessão, que perigo. O Vitória segurava o jogo buscando a jogada de contra-ataque. Aos 32 minutos, Léo arrancou em velocidade, tabelou Willie, mas na hora do chute mandou pra fora. Aos 43 minutos, Rodrigo Mancha entrou no lugar de Fernando Bob, que já havia visto o cartão amarelo. Aos 46 minutos, Elton recebeu dentro da área, mas Gabriel Leite saiu nos seus pés pra segurar a bola. Aos 48 minutos, Francismar soltou a bomba de fora, Deola fez boa defesa, no rebote Everton ainda mandou pra dentro do gol, mas estava impedido. Último lance do jogo, pra felicidade do Vitória gol anulado corretamente, e agora uma diferença maior na ponta da tabela.

No fim do jogo Carpegiani comentou sobre a partida e da ausência de Uelliton:

- Nosso primeiro tempo foi ruim, sofremos muita pressão desnecessária, mas conseguimos virar. No segundo tempo com o terceiro gol tudo ficou mais tranquilo, fizemos uma partida boa, infelizmente sofremos o gol numa jogada irregular, mas os três pontos foram merecidos. Preferi poupar Uelliton porque ele sentiu dores no último treino, e pra não perder um jogador importante por mais rodadas achamos melhor deixar o volante de fora.

Para a próxima partida, Carpegiani perdeu Tartá e Nino pelo acúmulo de cartões amarelos, os seus substitutos serão definidos no decorrer da semana, Willie e Léo devem ser os escolhidos. No próximo sábado o Leão enfrentará o Guarani-SP fora de casa, às 16h no interior paulista, em mais uma partida difícil.

Triunfo importante do Leão no Barradão, com pouco mais de 10 mil torcedores presentes. Surpreendeu-me a postura bastante ofensiva do Boa Esporte-MG no primeiro tempo, apertando a marcação e a saída de bola na frente, mas time que está brigando na parte de baixo da tabela é isso mesmo, nessa reta final de competição tende a ser mais complicada por isso. Cabe aos jogadores entrarem atentos e ligadíssimos no jogo, e não fazer como o zagueiro Gabriel Paulista que ficou inventando naquela zona do campo, o resultado foi o primeiro gol sofrido que poderia ter complicado a partida, inclusive num momento em que os visitantes dominavam, podendo até ter ampliado o marcador depois, se concretizassem as oportunidades que tiveram.

Mas a sorte estava com o Leão, Gílson (que foi o melhor jogador em campo, pela vontade, arrancadas e determinação) encarregou-se de aproveitar a falha da zaga mineira e empatar e em seguida Pedro Ken bateu falta primorosa pra virar a partida. Já no segundo tempo, o gol madrugador deu a tranquilidade necessária para o time da casa, que passou a dominar o adversário, tocando melhor a bola, porém sem chegar com perigo. A preocupação voltou a assombrar a torcida depois do segundo gol do Boa Esporte-MG, num lance de claro impedimento não assinalado pelo bandeirinha que estava na linha do atacante e não deu porque não quis, mas o Vitória soube se segurar e manteve a vantagem até o final. Não foi uma partida excepcional do Vitória, mas se viu uma equipe mais bem postada, principalmente os volantes e os laterais que apareceram mais pro jogo, não deixando aquele espeço grande no meio de campo. Fernando Bob e Michel, e principalmente Gílson, avançaram bem e com qualidade, o que deu uma maior dinâmica ao time.

Com dois desfalques importantes, Carpegiani deve manter o esquema de jogo para o próximo sábado, já que Marquinhos não vem agradando ele e Willie deve compor o meio de campo com Pedro Ken. Pelo menos vimos nessa partida um time mais voluntarioso, com mais dedicação dentro de campo, e isso será um fator determinante para o confronto contra o Guarani-SP. O mais importante agora foram os sete pontos de vantagem que o Vitória conseguiu abrir para o segundo e terceiro colocados, porque ainda teremos confrontos diretos em casa contra o Goiás, Atlético-PR e São Caetano, times que estão numa crescente na competição, e acredito que caso nesses três jogos o Leão vença, já está com a mão na tão sonhada taça.


Confira os melhores momentos da partida:


 
Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário