Vitória não sai do empate contra o Guarani-SP em Campinas, mas segue líder da Série B.


Em um jogo feio, com um gramado onde fazer a bola correr era muito difícil o Vitória teve diversas oportunidades para marcar, mas não conseguiu concretizá-las. Tudo parecia que ia ficar mais fácil quando o zagueiro do Bugre Fernando foi expulso na metade do segundo tempo, porém o Leão continuou perdendo gols e não conseguiu mais do que o empate em Campinas, mas segue líder isolado da competição, agora com cinco pontos de vantagem para o segundo e terceiro colocados.

No início do jogo o Guarani-SP pressionou a saída de bola do Leão tentando surpreender logo. Mas quem chutou primeiro ao gol foram os visitantes, Fernando Bob arriscou de longe aos 4 minutos, mas a bola subiu demais. Aos 5 minutos Pedro Ken cobrou escanteio, Gabriel subiu bem de cabeça, mas Emerson segurou tranquilo. No minuto seguinte, Léo arrancou pela direita, deixou três marcadores pra trás, chutou bem com a perna esquerda, mas a bola foi caprichosamente na rede pelo lado de fora. Aos 8 minutos, Pedro Ken arriscou o chute direto na falta, mas a bola foi longe. Aos 11 minutos, William apareceu bem na área pra completar de cabeça o cruzamento de Pedro Ken, mas mandou pra fora. Depois de um bom tempo de domínio da partida por parte do Leão, o Bugre apareceu com perigo e quase marca, aos 21 minutos Schwenck recebeu bom passe de Medina e ficou de cara com Deola, mas chutou pra fora, que perigo na falha de cobertura de Gabriel. Aos 31 minutos, Rafael Oliveira fez boa jogada pela direita, puxou pro meio e chutou colocado, mas Deola foi nela e espalmou pra escanteio. Aos 33 minutos, Léo fez outra boa jogada, arrancou com a bola e foi parado com falta na entrada da área, na cobrança Pedro Ken bateu com maestria, mas a redonda acertou o travessão e no rebote a zaga afastou com Fernando, quase o Leão abriu o placar. Aos 36 minutos confusão na área do Guarani-SP, a bola sobrou para Pedro Ken que chutou, mas o goleiro segurou. Aos 40 minutos, boa jogada de Pedro Ken pela direita, ela rolou pra trás, Fernando Bob chegou pra finalizar, mas mandou por cima, essa era jeito e não força. Aos 43, Pedro Ken deu passe açucarado pra William, ele entrou na área sozinho, mas demorou pra chutar e o chute saiu prensado e Emerson defendeu bem. E o juiz deu por encerrada a primeira parte onde o Vitória dominou, porém não fez o gol.


 
 Willie ficou sumidão no jogo, e o Leão não conseguiu vencer o Bugre fora de casa. (Foto: ibahia.com)


Na volta do intervalo, o Vitória entrou em campo sonolento, e o Guarani-SP se aproveitou disso para pressionar o jogo. Aos 4 minutos, Oziel cruzou boa bola, Medina subiu bem, mas Deola operou um verdadeiro milagre, espalmando o cabeceio à queima-roupa. Aos 11 minutos, Alex Barros cobrou falta do bico da grande área, a bola passou por todo mundo e acertou a trave direita de Deola. Depois do susto, Léo sentiu uma contusão e deu lugar para Rodrigo e Gabriel foi deslocado para a lateral direita. Aos 21 minutos, Pedro Ken mandou boa bola para Gabriel ficar de frente com o goleiro sozinho, mas o zagueiro se precipitou e chutou em cima de Emerson, que oportunidade desperdiçada. Aos 24 minutos, Marco Aurélio entrou no lugar de William. Aos 27 minutos, Marco Aurélio tentou o drible, mas foi pisado enquanto caia pelo zagueiro Fernando, o árbitro viu e expulsou o zagueiro de imediato corretamente. No mesmo instante Carpegiani colocou o time pra frente mais ainda, pra isso ele tirou Fernando Bob e Dinei entrou em seu lugar. Aos 39 minutos, Elton chutou forte, mas a bola ficou na zaga, na sobra ele mesmo arriscou de novo, mas Emerson segurou. No minuto seguinte, Elton apertou a saída do Bugre, roubou a bola dos pés de Rodrigo Arroz, entrou na área, mas ao invés de tocar pra Willie que estava sozinho um pouquinho recuado, ele arriscou o chute em cima do goleiro Emerson, que fominha e desperdiçou uma grande chance. E foi só, mesmo com um jogador a mais o Leão não conseguiu o triunfo, mas segue líder da competição, com cinco pontos disparado no topo da tabela.

Ao término da partida Carpegiani comentou sobre mais empate fora de casa:

- Tivemos muitas oportunidades de abrir o marcador e de vencer até com certa tranquilidade. Fomos superiores, sobretudo no segundo tempo, onde melhoramos nosso futebol, mas chances como as que surgiram no jogo não podem ser desperdiçadas como aconteceu.

O Vitória agora terá uma semana para se preparar para o próximo jogo, sábado às 16h no Barradão, diante do Goiás num confronto direto e promessa de grande jogo. A expectativa será em relação aos possíveis retornos de Nino e Uelliton, e se Léo terá condições também, caso o titular não esteja recuperado, além de Tartá que retorna de suspensão.

Diante de um gramado muito ruim, onde era difícil a pratica do bom futebol, o Vitória deixou escapar a chance de triunfar mais uma vez. A fraca equipe de Campinas assustou em algumas oportunidades, porém por falhas do sistema defensivo do Leão e não por méritos próprios, mas contando com a sorte e com Deola, que fechou o gol novamente, o Leão conseguiu um pontinho.

No primeiro tempo, a equipe sentiu falta da presença de jogo do jovem Willie, que ao lado de Léo pela direita, não conseguia se encontrar em campo (aliás, Léo usou bem de sua única qualidade no jogo, correu bastante e criou oportunidades no ataque). Somente quando Carpegiani trocou Pedro Ken de lado com ele, ele voltou apareceu, mas mesmo assim muito pouco. Fernando Bob também apareceu pouco, quando ele saiu jogando, tocando bem a bola junto com Pedro Ken, o time fluiu mais. O grande pecado foi aquela cobrança de falta no travessão de Pedro Ken, aquela não entrou por capricho mesmo.

Na segunda etapa, a distância entre os volantes e os meias ainda era visível, e isso prejudicava tanto a saída de bola quanto a marcação, já que o Vitória esperava no seu campo o time do Bugre chegar para começar a pressionar a marcação. A partir do momento da expulsão do zagueiro do time da casa, tudo parecia que ficaria melhor, mas como Gabriel teve que ser improvisado na lateral, o time perdeu em qualidade no ataque por aquele setor. Mesmo com as alterações, que pela primeira vez vi que Carpegiani acertou e foi ousado, querendo vencer, o time não rendeu muito. Não se pode jogar com dois centroavantes, com boa presença de área e bom cabeceio e não forçar as jogadas de linha de fundo, o jogo estava muito afunilado e povoado pelo meio. Nas oportunidades criadas, Gabriel errou o chute na cara do gol (ali foi um azar na verdade, a bola certa caiu no pé do jogador errado), e com Elton, que não pode fazer o que ele fez nunca mais naquele lance que ele roubou a bola e não tocou pra Willie dentro da área, realmente um absurdo que custou os três pontos pro Leão. Fiquei feliz ao ver o retorno de Dinei, jogador que pode colaborar e muito na frente do Leão, além de Marco Aurélio que parece estar mais sóbrio que Marquinhos ultimamente, que inclusive nem no banco ficou.

Mas nem tudo foi ruim, o Vitória segue na ponta da tabela com vantagem para o segundo colocado, lógico que ficou um gostinho de derrota pelas circunstâncias da partida e pelo franco adversário, mas isso será revertido no próximo sábado em casa. Jogo de seis pontos contra o Goiás, em um dia muito bom, que promete ter o Barradão lotado, pra começar a arrancada rumo ao acesso e ao título, já que é confronto direto no topo da tabela.


Confira os melhores momentos do jogo:


 
Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário