Vitória sai na frente do Ipatinga-MG, cede o empate, mas consegue aumentar a distância no topo da Série B.


Em um jogo muito truncado e com muitos erros defensivos, o Leão conseguiu abrir o marcador com Pedro Ken, em lindo passe de Gílson, mas o time não conseguiu segurar o resultado e acabou cedendo o empate ao Ipatinga-MG, que permanece na zona de rebaixamento com 16 pontos, enquanto o rubro-negro segue líder com 50, agora a quatro pontos do Criciúma-SC, que foi goleado em casa pelo América-MG.

No início do jogo a defesa do Vitória errou muito e por pouco o Ipatinga-MG não abriu o placar. Aos 4 minutos, João Victor tabelou com Bruno Batata dentro da área e chutou, mas Deola fez boa defesa. Aos 13 minutos, Max chutou forte de fora e Deola segurou firme no centro do gol. Aos 15 minutos, Anderson Uchoa subiu no cruzamento, mas mandou de cabeça pra fora. Aos 18 minutos primeiro lance de perigo do Vitória, Elton cruzou boa bola na área e William apareceu bem, mas depois do chute a bola foi na rede pelo lado de fora com perigo. No minuto seguinte, Tartá recebeu boa bola na esquerda, mas sem ângulo chutou em cima do goleiro Helton. Os erros de passes permaneciam de ambas as partes e o jogo continuava com um baixo rendimento e o Vitória não era nem de longe aquela equipe do primeiro turno. Aos 35 minutos, Elton recebeu bola na direita, ajeitou pra perna esquerda e chutou colocado, mas a bola foi caprichosamente na trave. Aos 39 minutos, Gabriel deu bobeira dentro da área, Leandro Brasília tocou de cabeça pra Bruno Batata sozinho de cara com Deola, mandar por cima do gol, pra sorte do Leão. Aos 41 minutos, Pedro Ken deu lindo passe pra William, que ao invés de cruzar pra Elton que estava sozinho dentro da área, preferiu o remate e mandou longe do gol, foi guloso. E este foi o último lance de perigo de uma primeira etapa muito fraca.


 Elton acertou a trave no primeiro tempo, mas pouco produziu assim como todo o time. (Foto: ibahia.com)

Na volta do descanso, o filme do primeiro tempo se repetia, e a partida seguia ruim tecnicamente. Somente aos 15 minutos um lance de perigo no jogo e já veio com o gol. Gílson fez lindo lançamento para Pedro Ken que na entrada da área bateu no cantinho direito do goleiro Helton, pra abrir o marcador, belo gol. Esperava-se uma melhora do Vitória no jogo e que o gol pudesse trazer tranquilidade na partida. Mas aos 20 minutos, Márcio Diogo lançou a bola para João Victor, Nino estava sozinho com a bola, mas furou na hora do corte, o lateral cruzou e Deola afastou de soco, no rebote Wellington Bruno ficou a redonda na meia-lua, Gílson ao invés de apertar a marcação ficou dando espaço, e o jogador do time mineiro mandou a bomba pro gol, pra empatar a partida. Somente após sofrer o gol, Carpegiani mexeu no time, Willie entrou no lugar de Michel. Aos 26 outra mudança no Leão, Nino sentiu novamente o abdômen e deu lugar para Léo. Aos 29 minutos cruzamento na área a bola passa direto e Rodrigo por pouco não chegou pra completar. Aos 32 minutos, Eduardo Ramos entrou em campo no lugar de Tartá. Aos 38 minutos, Willie chutou de fora, mas Helton defendeu tranquilo. Aos 40 minutos, Wellington Bruno cobrou falta, no estilo chutar-cruzando e Deola fez grande defesa, na sobra Uelliton tirou o perigo. E o árbitro encerrou a partida, onde o Vitória perdeu a chance de disparar na liderança, mas acabou beneficiado pelos resultados da rodada.

No fim do jogo Carpegiani comentou sobre o fraco desempenho dos seus comandados:

- Estivemos abaixo do rendimento, sobretudo no segundo tempo. Assim como na partida contra o América-RN estávamos na frente do placar e poderíamos sair com o triunfo, mas cedemos o empate. Estou percebendo uma oscilação muito grande de um tempo para o outro, não gosto disso, temos que impor um ritmo a partida inteira.

O Vitória agora enfrenta o Boa Esporte-MG no Barradão na próxima terça-feira, às 19h30. Para este jogo Carpegiani terá o retorno de Victor Ramos, que cumpriu suspensão pelo terceiro amarelo, e espera-se que Dinei já possa figurar pelo menos entre os reservas neste jogo, já que está recuperado de lesão. A expectativa também será em relação a Nino, se terá condições de jogo ou não.

Desde o fim do primeiro turno que o Vitória não vem fazendo boas partidas. São três empates  seguidos, porém o mais importante é que o time permanece líder da Série B, com quatro pontos de vantagem. Se tratando de classificação isso não me preocupa, muito menos o resultado, porque acabou sendo bom, pela rodada boa para o rubro-negro. O que não posso concordar é que Carpegiani enxerga que o time não está bem, que as equipes já sabem como devem entrar contra o Vitória, mas ele insiste com a mesma forma de jogar.

Percebam como a falta de movimentação na frente prejudica o time por completo. Uelliton e Michel precisam chegar muito mais afrente, pra diminuir os espaços, já que Pedro Ken e Tartá são obrigados a jogarem muito mais avançados. Só que ao mesmo tempo em que isso acontece, eles precisam cobrir os laterais, que avançam muito, já que os dois centroavantes tendem a ficar na área esperando por bolas alçadas. Quando um deles saiu da área pra buscar o jogo, houve um lance nítido de perigo, que foi a bola na trave de Elton. Outro erro que há muito tempo está acontecendo é a mania do defensor de andar pra trás e dar espaço quando o adversário está com a bola. Foi assim, contra o Criciúma-SC e contra o Ipatinga-MG, Wellington Bruno teve todo espaço do mundo dado por Gílson pra parar, pensar e chutar pro gol. O Ipatinga-MG está no Z-4, é uma equipe muito fraca tecnicamente (o Vitória venceu por 4x0 no jogo de ida) o maior pecado do time foi achar que a qualquer momento podia fazer o gole vencer, e como a desatenção era visível durante toda a partida, acabou sofrendo o empate.

Realmente não acredito que seja um momento para tanta preocupação, mas Carpegiani precisa entender que o Vitória é a equipe a ser batida na Série B, e que se não houver variações táticas durante o jogo, ele estará facilitando a vida do adversário. Nesta partida contra o Ipatinga-MG por exemplo, quando Pedro Ken marcou o gol, se ele tirasse um dos centroavantes, e colocasse Willie, abriria mais a defesa mineira e o meio de campo do Leão ficaria menos sobrecarregado, já que as jogadas em velocidade com Tartá e o jovem da base seria explorada. Enfim, ainda restam muitos jogos pela frente, muitos pontos serão disputados, mas na reta final os jogos tendem a ser mais difíceis, e quanto mais rápido o Vitória assegurar o acesso para a Série A, mais tranquilo e natural serão as partidas para buscar o título, já que a pressão pela vaga já estará superada.



Confira os melhores momentos da partida:


 
Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário