Vitória empata novamente contra o América-RN, mas segue líder da Série B.

Em jogo de muitos gols, mas de altos e baixos, o Vitória saiu perdendo, conseguiu a virada logo no início da segunda etapa, mas numa falha besta em um escanteio sofreu o empate. Porém, o Leão continua numa série invicta longa e ainda tem três pontos à frente do segundo colocado da Série B.

O Vitória começou pressionando os donos da casa e logo aos 4 minutos, Willie arriscou o chute da entrada da área, mas chutou fraco, nas mãos de Dida. Aos 7 minutos, Pedro Ken recebeu bom passe de cara com o goleiro, mas Dida defendeu, no rebote William também tentou, mas o zagueiro Cléber cortou a bola que ia em direção ao gol. Aos 13 minutos, Isac aproveitou a sobra, mas chutou fraco pra defesa de Deola. Aos 16 minutos, falta a favor do Mecão, Fabinho cruzou bem e Edson Rocha desviou, Deola fez grande defesa, no rebote, Netinho ainda tentou marcar, mas a bola desviou em Victor Ramos e subiu. O Vitória tinha mais volume de jogo e era mais contundente na partida, mas aos 22 minutos, Lúcio Curió tabelou com Isac na entrada da área e chutou à meia altura pra marcar o gol e tirar o zero do placar. Aos 26 minutos, Pedro Ken chegou bem pela esquerda e chutou forte, mas a bola passou ao lado do gol. Mesmo com o revés no placar o Vitória manteve um bom ritmo no jogo e permanecia melhor na partida. Aos 35 minutos, em cobrança de escanteio de Pedro Ken, Victor Ramos subiu de cabeça pra empatar a partida. Aos 39 minutos, William mandou uma bomba do meio da rua, a bola ia entrando no ângulo, mas Dida foi lá buscar e mandou pra escanteio. A partir daí nenhum lance de perigo na primeira etapa, onde o Leão teve o domínio territorial da partida apesar do gol sofrido.

Na volta do intervalo, o Vitória continuou com uma pegada mais forte e pressionando o América-RN. Logo aos 7 minutos, Pedro Ken entrou na área deixou William sozinho, ele levantou a cabeça e viu Willie desmarcado, o garoto recebeu o passe por elevação e chutou de primeira, no contrapé do goleiro Dida, e marcou o gol pra virar o jogo. Aos 9 minutos, Isac arriscou chute de longe, mas a bola saiu fraca e Deola encaixou. Aos 13 minutos, escanteio para o Mecão, e Kleber subiu sozinho pra empatar a partida, num apagão da defesa. Vale lembrar que o lance do escanteio, o bandeirinha marcou erradamente o lance, a bola claramente tocou no lateral Norberto antes de sair. No minuto seguinte, Pedro Ken cobrou falta na entrada da área, Victor Ramos completou o rebote pro gol, mas estava impedido, acertou o auxiliar dessa vez. Aos 21 minutos, Léo sentiu contusão e deu lugar para Tartá, com isso Willie foi deslocado pra lateral direita. Aos 23 minutos, o agora lateral Willie, chutou de longe, mas sem direção. O jogo a partir daí ficou muito truncado e lento, com pouca movimentação e efetividade aguda. Aos 30 minutos, Max chegou pela direita sozinho e chutou, mas Deola defendeu bem. Aos 32 minutos, Fernando Bob entrou no lugar de Willie, agora Michel que foi deslocado para a lateral. Aos 37 minutos, Rodrigo entrou no lugar de Uelliton e finalmente Gabriel assumiu a lateral direita. Com isso o Vitória melhorou um pouco, passando inclusive a tocar melhor a bola, apesar do marasmo no jogo. Aos 37 minutos, Netinho cobrou falta com força, mas a bola passou por cima do gol. Aos 40 minutos, Gabriel arriscou o chute forte, Dida deu rebote e quando William chegava pra marcar, a zaga conseguiu o corte. A resposta do Mecão veio dois minutos depois com Soares, ele apareceu sozinho na direita e mandou uma bomba à meia altura, mas Deola fez uma defesa espetacular. Aos 44 minutos, falta de Cléber em William na entrada da área, Pedro Ken bateu bem, o goleiro Dida conseguiu tocar na bola, que desviou na trave e finalmente saiu. No minuto seguinte, bola alçada na área por Pedro Ken, Rodrigo apareceu sozinho na segunda trave, mas cabeceou mal pra trás, perdendo uma oportunidade incrível. Esse acabou sendo o último momento de perigo na partida, quando percebeu que poderia vencer o jogo já era tarde demais, o Leão trás um pontinho na bagagem e agora só tem três pontos à frente do segundo colocado, na liderança da Série B.


Willie fez um golaço na virada do Leão, mas não foi suficiente para sair com o triunfo de Natal. (Foto: ibahia.com)


Ao término do jogo, Carpegiani comentou sobre o empate conseguido fora de casa:

- Foi um jogo difícil, mas poderíamos conseguir o triunfo e tivemos chances pra isso. Mesmo assim, prefiro olhar por outro ângulo, prefiro pensar que conseguimos um ponto fora de casa e continuamos 3 pontos à frente do segundo colocado, e terça-feira temos um confronto direto, portanto não vou culpar ninguém nem pensar muito sobre isso, vamos pensar já na próxima partida.

Como bem disse Carpegiani na entrevista coletiva após a partida, o Vitória enfrentará agora o Criciúma-SC na próxima terça-feira, às 19h30 no Barradão, na famosa partida de seis pontos, já que se o Leão ganhar abrirá o dobro da vantagem atual para o segundo colocado, que é o time catarinense. Para o jogo, é provável que o comandante tenha o retorno do lateral Nino e o atacante Dinei.

Na partida diante do América-RN, o Vitória cometeu alguns erros defensivos, e em dois deles acabou sofrendo o gol. Na primeira etapa, o Leão tomou conta do jogo, tinha mais posse de bola, mas faltava efetividade, sobretudo dos laterais que apoiavam pouco, principalmente Léo, e os volantes também estavam distantes do ataque, e acabou acontecendo um volume de jogo pelo meio desnecessário por parte dos meias. E no momento que parecia que o Vitória abriria o placar a qualquer momento, o América-RN aproveitou uma bobeira defensiva e fez o gol. Porém, mesmo sofrendo o revés, o time manteve a tranquilidade e logo conseguiu empatar em um lance de bola parada com Victor Ramos de cabeça.

Após o intervalo, o início do segundo tempo pareceu promissor pro Vitória, onde o time tocou melhor a bola, a troca de posicionamento de Willie com Pedro Ken, que passou a cair pela direita ajudou o setor, ajudou e Léo melhorou na partida. O gol da virada inclusive começou por ali, quando Pedro Ken encontrou William dentro da área, que com um passe açucarado entregou pra Willie fazer um verdadeiro golaço. Mas a equipe diminuiu o ritmo, a atenção, e o segundo gol sofrido na cobrança de escanteio ilustra bem o segundo tempo, após o gol da virada. Até mesmo Carpegiani, que quando Léo sentiu uma contusão, precisou de três alterações para acertar, colocou primeiro Willie na lateral, depois Michel e só acertou quando colocou Rodrigo na zaga e Gabriel por ali, que também é improvisado, mas vinha desempenhando essa função e querendo ou não já tinha intimidade com a posição. Infelizmente essa correção só aconteceu tarde, o Vitória melhorou na partida, tendo até três ocasiões claras de marcar, com Gabriel, com Rodrigo que errou o cabeceio e Pedro Ken de falta.

Mesmo não saindo com o triunfo, considero o empate um bom resultado. Apesar de ter tido total condições de sair com o placar favorável, fora de casa todo ponto conquistado tem que ser comemorado, não será toda partida que a equipe conseguirá manter o bom nível técnico e o padrão tático, isso inclui também jogadores de maneira individual, como Elton, que estava muito apagado no jogo. Resta agora, corrigir os erros, principalmente Carpegiani, que segue sem ter critério nenhum nas substituições durante a partida, ele não consegue sair de uma situação adversa nunca, e pensar (descansar também na verdade, já que o tempo será curto para o próximo jogo) na partida dificílima contra o Criciúma-SC, que poderá ser a arrancada final para conseguir os triunfos que faltam (6), para conseguir o acesso o mais rápido possível.

Confira os melhores momentos do jogo:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário