Vitória vence Goiás com show dentro de campo e nas arquibancadas.


Em jogo dominado do início ao fim pelo Leão, onde Carpegiani resolveu voltar ao esquema com dois atacantes de beirada, a torcida empurrou o time rumo ao triunfo e para a manutenção na liderança da Série B. Mesmo com poucos momentos de desatenção, quando sofreu o gol inclusive, o Rubro-Negro mostrou aquele bom desempenho do primeiro turno e segue firme na busca do acesso e do tão esperado título.

E logo na primeira chegada ao ataque o Leão conseguiu o escanteio, Tartá mandou a bola na área, Elton recolheu a sobra e chutou com a perna direita, e a redonda foi morrer mansamente no fundo do gol, para delírio da torcida. Tudo que o Vitória queria, um gol madrugador pra deixar tudo mais tranquilo. Até os 13 minutos, o Rubro-Negro manteve um bom volume de jogo, pressionando o Goiás, mas sem conseguir ampliar o marcador. Mas aos 15 minutos veio o castigo com Renan Oliveira, ele recebeu na esquerda, Victor Ramos foi andando pra trás sem diminuir o espaço e o meia acertou um belo chute na forquilha pra empatar o jogo. O gol abalou a torcida e o time naturalmente, porém o Vitória seguiu atacando forte. Aos 17 minutos, Carlinhos cruzou boa bola na área, Elton subiu bem de cabeça, mas mandou pra fora. Aos 25 minutos, outro vacilo da zaga do Leão, Ricardo Goulart deixou Walter na cara do gol, mas ele mandou por cima. Aos 27, Pedro Ken deixou a bola com açúcar pra Michel soltar o canhão, mas ela subiu com perigo. Depois do gol de empate a equipe goiana se limitou a se defender, tentando sair no contra ataque, mas sem sucesso, assim como o ataque do time da casa que pecava no momento do último passe. Aos 39 minutos, Willie chutou cruzado pela direita, mas a bola foi direto pra fora. Este que foi o último lance de perigo no primeiro tempo, o Vitória dominou, mas em um vacilo, cedeu o empate.


Elton balançou as redes em duas oportunidades pra delírio de quase 36 mil torcedores. (Foto: ecvitoria.com.br)

Na volta para a segunda etapa, o Goiás começou assustando, logo no primeiro minuto, Fernando Bob saiu errado, Walter aproveitou o despiste e mandou a bomba de longe, mas pra sorte do Leão, ela explodiu no travessão. Aos 4 minutos, Egídio cruzou bola perigosa na área, mas Deola saiu bem e tirou de soco. Aos 8 minutos, Elton ganhou a dividida e tocou pra Willie, mas na hora do chute o jovem mandou por cima do gol. Aos 10 minutos, Fernando Bob deu lugar pra Dinei, Carpegiani recua Pedro Ken para segundo volante, tentando melhorar a qualidade na saída de bola. No minuto seguinte, Willie cruzou boa bola, mas Elton chegou atrasado e não conseguiu completar. Aos 13, jogada muito parecida, Willie cruzou de novo, Dinei conseguiu o desvio e novamente Elton não conseguiu alcançar, dessa vez de cabeça, e a bola se perdeu pela linha de fundo. Aos 15 minutos, Pedro Ken cruzou bem, Elton conseguiu o cabeceio, mas Harley segurou no meio do gol. No minuto 18, Marquinhos entrou no lugar de Willie. Aos 23 Tartá aproveitou a sobra fora da área e mandou a bomba, mas ela se perdeu pela linha de fundo. Mas aos 24 minutos, água mole pedra dura tanto bate até que fura, Marquinhos cruzou na medida pra Elton, que nem se deu o trabalho de sair do chão pra mandar de cabeça e fazer o segundo dele na partida, pra delírio da Nação Rubro-Negra. Aos 27 minutos, Carlinhos (que jogou muito bem) deu lugar para Rodrigo, com isso Gabriel foi pra lateral direita, pra segurar as investidas de Egídio, setor por onde o Goiás atacava mais. Aos 32 minutos, Tartá carregou a bola na intermediária e tocou pra Dinei em velocidade, o atacante tabelou e deixou Tartá na cara do gol, ele de cavadinha marcou um golaço, pra aumentar a diferença no placar. Aos 37 minutos, Dinei entrou sozinho pela esquerda, na saída de Herley tentou um toquinho por cobertura, mas o goleiro estava atento e segurou bem. No minuto seguinte, Walter chutou forte uma cobrança de falta rasteira, mas Deola segurou. Aos 41, Thiago Mendes cobrou falta da entrada da área, mas mandou por cima. Aos 47 minutos, Vitor soltou a bomba, mas Deola defendeu bem pra assegurar o triunfo do Leão, somando mais três pontos no topo da tabela da Série B, com 57 pontos.

Depois do jogo, Carpegiani falou sobre a grande partida de seus comandados:

- Foi um jogo de confronto direto e muito bom pra nossa equipe. Fomos eficazes na posse de bola, atacamos a todo o momento e dominamos o jogo e mesmo quando falhamos tivemos sorte. Temos um elenco de qualidade, hoje com as alterações o coletivo manteve o bom nível, e isso é importante nessa reta final da competição, que está cada vez mais disputada e se afunilando.

Agora o Leão terá mais uma semana para se preparar para o próximo confronto que será no próximo sábado às 16h contra o Avaí-SC no estádio da Ressacada. Carpegiani espera poder contar com os possíveis retornos de Nino, Léo, Uelliton, William e Eduardo Ramos para poder definir a equipe.

Com o apoio de quase 36 mil pessoas no Barradão, que gritaram e deram um verdadeiro show à parte nas arquibancadas, o Vitória voltou a ser aquela equipe que impressionou o Brasil com um futebol de primeira nos jogos de ida da Série B. Apoio esse que merece meus elogios, ilustrando o quanto a torcida é importante para o bom desempenho dos jogadores dentro das quatro linhas, e daqui para o fim da competição ver o estádio daquele jeito mais vezes, seria de encher os olhos e mostrar que além do time, nossa torcida também é de primeira.

Dentro de campo, confirmada a ausência de William no ataque, Carpegiani voltou ao esquema 4-3-3, e viu-se uma equipe mais equilibrada, com mais opções de passes e de jogadas. Nem mesmo com o gol madrugador o time recuou, pressionou o adversário no campo de ataque e trocava passes com qualidade. Na primeira etapa, somente dois vacilos, o gol sofrido, que mais uma vez repito, os defensores não podem recuar quando o jogador do outro time está com a bola, ele tem que diminuir os espaços e não foi isso que Victor Ramos fez, ele foi andando pra trás e quando foi tentar interceptar o chute já era tarde. Assim como no outro lance de desatenção,n Walter entrou sozinho e pra nossa sorte, mandou por cima. Esse posicionamento defensivo aliás, com Victor Ramos na direita e Gabriel na esquerda, não me agrada porque Gabriel fica todo torto quando atua por ali, assim quando fez a lateral esquerda improvisada, Victor Ramos consegue usar a perna esquerda com mais precisão e isso é visto algumas vezes no posicionamento errado.

No segundo tempo, outro vacilo, desta vez Fernando Bob (que novamente não fez uma boa partida) errou o passe e o time do Goiás acertou o travessão. E foi só, depois desse susto o Leão voltou a dominar a partida, principalmente quando Carpegiani tirou Bob que deu lugar a Dinei e colocou Pedro Ken pra ser o segundo volante, consequentemente a equipe ganhou qualidade de passe na saída de bola e Dinei, se movimentando sempre, conseguiu fazer muito bem esse homem de chegada na frente, já que sabe o que fazer com a bola quando a tem nos seus pés.  Ao lado de Tartá, que jogou muito, correu na frente, acompanhava marcando quando necessário, e dava mais opções de passe, esse esquema proporcionou melhores opções  para o time jogar mais compacto, deixando o centro avante menos marcado, tanto é que no segundo gol, Elton nem precisou sair do chão pra marcar o gol de cabeça, num cruzamento de Marquinhos, que depois de muito tempo entrou bem na partida. E pra finalizar a boa atuação e mostrar que a substituição fez efeito, o terceiro gol veio de uma tabela perfeita entre Dinei e Tartá, que só se deu ao trabalho de dar uma cavadinha pra fechar o caixão do Goiás.

Depois de voltar a jogar bem, espero que Carpegiani pense em manter o esquema que deu certo no primeiro turno, talvez mantendo Pedro Ken como segundo volante enquanto Uelliton não puder jogar e promover Dinei no time titular, que deu equilíbrio ao time na frente, o time fica com mais dinâmica de jogo. Assim como Carlinhos, que jogou muito bem, mostrou capacidade e se saiu muito bem pelo seu setor, o único lado que a equipe goiana jogava, além lógico de Deola, que fechou o gol e a diretoria já deve priorizar sua renovação para 2013. No próximo jogo o Leão tem tudo pra ganhar do Avaí-SC, já que eles perderam uma peça fundamental (Cléber Santana se transferiu para o Flamengo-RJ), se o triunfo vier, no dia 06/09 podem ter certeza que será outra oportunidade pra torcida fazer outra festa maravilhosa no Barradão, desta vez contra o ABC-RN.


Confira os melhores momentos do jogo:


 
Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário