Mesmo com desfalques, Vitória viaja confiante para enfrentar o Guarani-SP.


No último coletivo feito no Barradão, Carpegiani manteve uma dúvida na equipe titular para o confronto diante do Guarani-SP neste sábado ás 16h, em Campinas interior paulista. Para a vaga do lateral suspenso Nino, Léo (sic) foi confirmado, a única dúvida é em relação ao substituto de Tartá. Com a novidade de Arthur Maia na lista, Willie terá um novo adversário para brigar pela vaga, assim como Marquinhos que corre por fora (muito por fora). Porém, acredito que Willie vestirá a camisa 10, já que vinha jogando e já está mais familiarizado com o esquema tático, sem falar no ritmo de jogo que também conta. Outro desfalque para este jogo será Uelliton, que após polêmica gerada pela "imprensa", fez o exame no adutor da coxa esquerda e foi confirmado um estiramento, que afastará o jogador dos gramados por 10 dias, Fernando Bob assume a titularidade. As surpresas, além da volta de Arthur Maia, são Marco Aurélio e Dinei, que retorna ao time após longa lesão (ele não jogava desde aquela fatídica virada sofrida contra o Goiás no primeiro turno, dia 26 de junho). O time que vai á campo deve ser composto por: Deola; Léo, Victor Ramos, Gabriel Paulista e Gilson; Fernando Bob, Michel, Pedro Ken e Willie (Arthur Maia ou Marquinhos); William e Elton.

Confira a lista de relacionados para a viagem:

Goleiros: Deola e Douglas;
Laterais: Léo, Mansur e Gílson;
Zagueiros: Gabriel, Victor Ramos e Rodrigo;
Volantes: Rodrigo Mancha, Fernando Bob e Michel;
Meias: Pedro Ken e Arthur Maia;
Atacantes: Willie, William, Elton, Marquinhos, Marco Aurélio e Dinei.

Com a ausência de Nino, o Vitória vai perder muita qualidade no setor, já que Léo é fraco na marcação e na técnica, só esperamos que ele apoie bem e com velocidade, única qualidade dele. Já no meio de campo, com a entrada de Willie (acredito que ele ganhará a vaga de Tartá), não vejo muita diferença no esquema, somente que o jovem da base não prende tanto a bola e costuma ser mais agudo, buscando sempre o gol. Fora isso, espera-se uma melhora principalmente do meio de campo do Leão, já que os volantes precisam encostar mais nos meias, porque Pedro Ken vem sofrendo com a marcação, para os atacantes não ficarem tão isolados, dependendo somente dos cruzamentos vindo dos laterais. Minha esperança também é sobre a entrada de Dinei no decorrer da partida, seria uma boa opção ao invés de Marco Aurélio, e já tomou a vaga de Marcelo Nicácio no banco. É promessa de jogo difícil, o Guarani-SP apesar de estar mal colocado na tabela, tem um treinador experiente (Vadão) e jogadores rodados como Fumagalli, então toda atenção no jogo será importante pra não haver surpresas.


Dinei (de costas) é a novidade no banco e Willie deve retornar ao time titular. (Foto: ecvitoria.com.br)

Essa semana esse assunto da contusão de Uelliton me irritou bastante. Parece que ninguém pode ver o time bem que já começa a especular coisas e plantando notícias, parecendo programa vespertino de fofoca. Bastou Uelliton ser cortado da partida contra o Boa Esporte-MG porque sentiu uma pequena dor na coxa e no outro dia dizer que não estava sentindo nada e que estava pronto pra sábado. Viram ele na vaquejada de Serrinha e já pentelharam, assim como Victor Ramos no Sauipe Folia. Se o cara não tá em campo, ou tá de folga ele pode fazer o que quiser, beber fumar, etc, contanto que na hora de jogar ele resolva, sou comentarista de futebol e não da vida alheia. Sou defensor do clube nunca defenderei jogador nenhum, mas existem coisas que já se percebe que é pra tumultuar. Foi só o volante dizer que não estava sentindo dores e afirmar que jogaria neste sábado em Campinas para a imprensa voltar a tumultuar o ambiente, até que no treino Uelliton sentiu de novo a coxa e no exame médico constatou-se um estiramento no adutor. As manchetes dos jornais transbordaram notícias sobre uma possível volta da rusga do passado entre Carpegiani e ele, quer dizer, botando mais "pilha" ainda. Precisou antes da viagem o volante conceder uma entrevista comentando sobre o ocorrido em Serrinha e dizendo que chegou no horário nos treinos, o que dou razão a ele, e dizer também sobre a contusão, que realmente não sentiu nada, mas com o resultado do exame, Carpegiani tinha razão em cortá-lo, já que se ele fosse pro jogo, mesmo que sem dores, se forçasse de alguma maneira, a lesão se agravaria.

Enfim, queria que todo jogador mesmo sentindo dores suportáveis continuassem querendo jogar, mostrando empenho com o time, e que isso fosse divulgado ao invés de procurarem chifre em cabeça de cavalo. E polêmicas à parte, melhor tirar Uelliton de um ou dois jogos, do que perdê-lo para o restante do ano. Quero ver agora o que vão falar por aí sobre o exame, só falta dizerem que o resultado do exame foi burlado, seria o cúmulo da pequenez.

Agora voltando ao jogo, vamos esperar uma melhora do time já que o Guarani-SP é um adversário mais qualificado, mas o Leão tem totais condições de voltar como os três pontos, e continuar com a contagem regressiva para alcançar, primeiramente os pontos necessários para subir, depois começar a pensar no tão esperado título.


***


A diretoria do Vitória comunicou o empréstimo do lateral-meia Rafael Granja, que defenderá o CRB-AL até o fim da Série B. Por não estar sendo utilizado por Carpegiani, concordo em ceder o atleta para ele manter o ritmo e continuar sendo competitivo, mas nunca vou concordar em ver um jogador melhor tecnicamente que o reserva imediato de Nino, sair do clube. Rafael Granja já demonstrou que é melhor que Léo em todos os aspectos, marca melhor, sabe cruzar, tem um posicionamento dentro de campo que ajuda o setor defensivo, pode ser mais lento, mas quando está com a bola nos pés sabe o que fazer com ela, raciocina.


Rafael Granja ficou feliz pelo acerto com o CRB-AL, já que pode voltar a jogar. (Foto: ibahia.com)

Espero que ele dê certo no CRB-AL, que continue jogando e que se torne titular, pra quem sabe um dia nos livre de Léo. Como diria o sábio Evaristo de Macedo: "O pior de ter um jogador ruim no time é saber que você pode precisar dele um dia." Sem mais.



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário