Vitória vence CRB-AL na raça, e segue na cola do líder na Séria B.

Pressionando a equipe alagoana desde o início do jogo, o Vitória apesar da posse de bola, não conseguia criar jogadas com qualidade suficiente para passar pela defesa adversária. Mesmo com alguns sustos, a vontade e a raça do Leão prevaleceram, e Neto Baiano, em clima de despedida, deixou o dele e deu o 6º triunfo consecutivo para o rubro-negro.

No início do jogo, o Vitória aproveitou a pressão da torcida e partiu pra cima buscando logo o gol. Aos 3 minutos, Pedro Ken tocou pra Leílson, ele rematou da entrada da área, mas a bola foi fraca ao lado do gol. Aos 5 minutos, cruzamento de Nino na área, Neto Baiano domina de costas pro gol e manda de bicicleta, mas Cristiano defende fácil. Aos 11 minutos, Marquinhos ficou com a sobra de bola dentro da área, chutou cruzado, mas Cristiano faz boa defesa. Somente aos 15 minutos o CRB-AL chegou, e quase marca, Jadílson cruzou boa bola da esquerda, Deola saiu bem mas deu rebote, Luciano aproveitou a sobra e Dener salvou o Leão, tirando a bola em cima da linha. A partir daí, a partida ficou equilibrada, o CRB-AL marcava bem o Vitória, que não conseguia trocar passes no meio de campo.  Aos 34 minutos, cobrança de falta pro Vitória, Uelliton sobe sozinho, mas manda de cabeça pra fora. Aos 37 minutos, Marquinhos subiu de cabeça, mas também mandou pra fora. Dois minutos depois, ele arriscou de fora da área, mas a bola subiu demais. Aos 42 minutos, Luiz Felipe mandou uma bomba rasteira, e a bola passou perto, à direita de Deola. E foi o último lance de perigo de um primeiro tempo equilibrado.

Para a segunda etapa, Carpegiani tirou Dener e colocou Arthur Maia, deslocando Pedro Ken para a lateral esquerda. A mudança não surtiu efeito, o CRB-AL continuava fechado na defesa, e o Vitória não conseguia furar esse bloqueio. Aos 9 minutos, Luciano recebe passe dentro da área, e chuta cruzado, assustando Deola. Aos 12 minutos, Leílson deu lugar para Marcelo Nicácio, e no mesmo minuto Pedro Ken deu bom passe pra Neto Baiano, ele chutou forte, mas Cristiano defendeu no centro do gol. Aos 16 minutos, Marquinhos arriscou o chute de fora da área, mas mandou por cima. Aos 19 minutos, Marquinhos recebeu boa bola dentro da área e tentou encobrir o goleiro, mas Cristiano fez boa defesa e a zaga cortou na sobra. Aos 20 minutos, Carpegiani conserta a besteira que fez colocando Léo no lugar de Michel. Dois minutos após sua entrada, Léo fez boa jogada, entrou pela diagonal, mas na hora do chute mandou pra fora. Aos 24 minutos, Geovanni arrisca o chute de fora, mas a bola passou fraca pela linha de fundo. Um minuto depois, Neto Baiano aproveitou o cruzamento de Nino, mas mandou de cabeça por cima do gol. Com o apoio da torcida, o Vitória começava a pressionar o CRB-AL com todo o time no ataque, somente os zagueiros Dankler e Victor Ramos ficavam atrás da linha de meio campo. Aos 34 minutos, Pedro Ken cruzou pra Neto Baiano, ele conseguiu o cabeceio, mas Cristiano defendeu. Um minuto depois, o CRB-AL conseguiu um contra-ataque perigoso, Luiz Felipe recebeu dentro da área e chutou forte, mas Deola fez boa defesa. Aos 36 minutos a blitz rubro-negra continuava, Pedro Ken pegou a sobra na entrada da área, fez boa finta pra direita e bateu colocado, mas a bola foi pra fora, tirando tinta do travessão. Mas aos 39 minutos finalmente o Leão furou a retranca alagoana, Victor Ramos deu um chutão pra frente procurando Marcelo Nicácio, os zagueiros trombaram e falharam pela primeira vez na partida, Neto Baiano ficou com a sobra, chamou pra perna esquerda e bateu rasteiro, pra balançar a rede do goleiro Cristiano, levando a torcida ao delírio. Dois minutos depois do gol, falta cobrada por Luiz Felipe, a bola ficou viva dentro da área, e Thiago Gomes chutou pra fora, sozinho debaixo do gol. E depois desse susto acabou o jogo, foi o sexto triunfo consecutivo do Leão, que segue na caça do líder Criciúma-SC, um ponto na frente.


Neto Baiano deixou o dele e está de partida pro Japão. (Foto: ibahia.com)

Após o jogo, Carpegiani falou sobre o jogo e do difícil triunfo:

- Nós tivemos dificuldades de criar, dominamos boa parte do jogo, mas não conseguíamos criar boas jogadas para abrir o marcador. Isso nos fez errar muito e abrir espaços para os contra-ataques. Porém o resultado foi justo, mais uma vez na raça, na vontade e isso foi o mais importante pra seguirmos crescendo na competição.
Agora o Leão vai enfrentar fora de casa o São Caetano-SP, terça-feira às 21h50, mais uma vez secando o Criciúma-SC, pra tentar alcançar a liderança, já que o Vitória segue um ponto atrás do time catarinense na classificação. Pra este jogo, Carpegiani conta com a volta de Gabriel, que estava suspenso e ainda depende da ida ou não de Neto Baiano para o Japão, para confirma-lo no ataque.

Que saudade de uma festa tão empolgante e bonita no Barradão. Fazia falta ver o estádio tão cheio assim, com a torcida apoiando o time, sempre acreditando no triunfo. Triunfo que veio, mais uma vez, na raça e na vontade dos jogadores, que acreditaram do início ao fim do jogo.

Assim como na última partida diante do Atlético-PR, o Vitória não fez uma partida tecnicamente boa. A falta de criatividade e a boa marcação do CRB-AL, que veio com a única intenção de se defender e arrancar pelo menos um empate, não deixou o Leão chegar com tanto perigo, apesar da pressão e da maior posse de bola.

Essa improdutividade aumentou ainda mais quando Carpegiani, com suas loucuras, colocou primeiro Pedro Ken na lateral esquerda, depois trocou ele com Michel e finalmente consertou a besteira que fez colocando Léo, mesmo que improvisado, mas é lateral, no lugar de Michel. Não achei que a lateral esquerda era o pior setor para ele fazer essa alteração, além de Arthur Maia não ter produzido nada quando entrou, era nítido que Marquinhos não estava bem, muito menos Leílson, as alternativas deveriam ser nessas posições, para ajudar Pedro Ken na chegada da bola no ataque, e não improvisar um esquema que nem sequer foi treinado durante a semana, isso abriu espaço pro contra-ataque. Pedro Ken que por sinal continua num grande momento, participativo, marcando, correndo, atacando, mostrando que a diretoria deve fazer um esforço para mantê-lo no time em definitivo.

Mais uma vez Neto Baiano conseguiu marcar, nesta que pode ter sido sua última partida com a camisa do Leão. Dedicou-se dentro de campo, correu muito como sempre, foi improdutivo como todo o setor ofensivo, mas quando teve oportunidade, conseguiu dar o triunfo pro rubro-negro. Marcar num jogo de despedida é sempre especial e diante de quase 35 mil pessoas tem um gostinho melhor ainda. Resta agora o treinador começar a pensar no seu substituto, pode ser que ele jogue ainda na próxima terça-feira, mas nada ainda foi confirmado.

Hoje não posso deixar de falar da torcida. Compareceu em peso, mostrou que a torcida do Vitória pode ajudar e deve apoiar sempre. Semana que vem na sexta-feira o Leão tem outro jogo complicado, e essa empolgação é sempre um fator motivacional determinante pra qualquer time que busca o título, que continuem assim, enchendo o Barradão.

Confira os melhores momentos do jogo:

Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário