Após abrir 3x0, Vitória passa sufoco, mas vence mais uma fora de casa e continua na briga pela liderança.

Com muita chuva em Arapiraca e com um time com novidades, o Vitória começou muito bem o jogo e acabou abrindo 3x0 no placar. Porém, novamente a equipe recuou e se acomodou, vacilou e acabou sofrendo 2 gols, mas dessa vez conseguiu se segurar lá atrás e venceu a partida, e continua na busca da liderança.

Logo na escalação caras novas no time titular, Carpegiani preferiu colocar Marquinhos aberto na direita, Leílson aberto na esquerda e Marcelo Nicácio, mesmo fora de forma, fazendo o homem de referência lá na frente, deixando somente Pedro Ken como homem de ligação. Aos 4 minutos, Uelliton cobrou a falta de longe, ema bomba, mas o goleiro Gilson fez boa defesa. No minuto seguinte, Pedro Ken chutou forte na sobra do escanteio, mas Cal desviou a bola dentro da pequena área. Aos 7 minutos, Marquinhos ajeitou a bola na sobra de um cruzamento, chutou bem, mas Gilson de novo defendeu bem. Aos 8 minutos, Pedro Ken fez um lançamento milimétrico pra Marquinhos, ele dividiu com o goleiro e acabou passando por ele, e mandando a bola pro fundo do gol vazio. Depois de uma pressão inicial, o Leão conseguiu sair na frente do marcador. Aos 12 minutos, Pedro Ken recebeu passe de Marquinhos e já chegou chutando, mas ela passou por cima do gol, assustando o goleiro. Aos 17 minutos, Marquinhos mandou na área em cobrança de falta, Pedro Ken apareceu de cabeça, mas mandou por cima do gol. No minuto seguinte, Chiquinho cruzou boa bola pra Lúcio Maranhão, mas ele mandou de cabeça por cima do gol de Douglas. Aos 21 minutos, Marquinhos recebe boa bola dentro da área de Dener, mas demorou muito pra chutar, acabou mandando pra fora, lance nítido de gol desperdiçado pelo Vitória. Aos 25 minutos, Nicácio ajeitou pra Michel emendar de longe, mas a bola foi pelo lado do gol. Aos 27 minutos, Lúcio Maranhão recebeu dentro da área, chutou forte, mas Douglas fez boa defesa. Aos 29 minutos, cruzamento na área do ASA-AL e Victor Ramos apareceu de cabeça, mas o goleiro Gilson segurou em dois tempos, quase deixando a bola escapar. Aos 37 minutos, Nino arriscou chute de longe, mas Gilson defendeu facilmente. Aos 39 minutos, Marquinhos cobrou falta colocada, mas ele passou por cima do gol. Aos 43 minutos, Roberto Jacaré tentou remate de longe, mas mandou por cima. E foi o último lance de um primeiro tempo dominado pelo Leão.

No início do segundo tempo, Chiquinho levantou a bola na área, Lúcio tocou de cabeça, mas Douglas segurou a bola. No minuto 4, Pedro Ken sofreu falta no meio de campo, ele cobrou rápido pra Nino, que ajeitou e mandou uma bomba da entrada da área, a bola ainda pegou no travessão antes de entrar, um golaço do lateral. O Vitória aproveitou o segundo gol pra tocar mais a bola, o ASA-AL continuava sem mostrar poder ofensivo nenhum. Aos 14 minutos falta em favor do Vitória, Marquinhos mandou a bola na área e Victor Ramos, apareceu sozinho pra colocar a bola no fundo das redes e decretar o 3x0 no marcador. Parecia que o jogo já estava decidido, mas o Vitória mais uma vez, se acomodou e parou de se preocupar com o adversário, achando que a partida estava ganha, o que foi um erro. Aos 20 minutos, Chiquinho recuperou a sobra de um escanteio do ASA-AL e mandou a bola de novo pra dentro da área, dessa vez Lúcio subiu sozinho e fez de cabeça, diminuindo o placar. Aos 22 minutos, Marquinhos que fez uma boa partida, mas cansou, deu lugar para o jovem Willie. No minuto seguinte, mais uma falha defensiva do Leão, Gabriel recebeu boa bola, nas costas de Dener e cruzou rasteiro para Roberto Jacaré mandar pro fundo do gol de Douglas, que ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar. A partir do segundo gol, o ASA-AL acordou no jogo e passou a pressionar o Vitória. Aos 29 minutos, Geovane mandou na área, mas Gabriel tirou o sufoco. No minuto seguinte, Rogério Maranhão cruzou a bola na área e outra vez Gabriel cortou o lance. Aos 34 minutos, Marcelo Nicácio saiu para a entrada de Tartá. Aos 36 minutos, Rogério Maranhão cruzou a bola na área, mas Victor Ramos conseguiu tirar a bola. Aos 39 minutos, Leílson deu lugar para Eduardo Ramos. Mas somente aos 39 minutos, com a expulsão de Gabriel, lateral do ASA-AL, que o Vitória conseguiu melhorar no jogo, e passou a tocara bola. Aos 41 minutos, Rogério Maranhão tentou outro cruzamento, mas Nino tirou a bola. No minuto seguinte, Lúcio mandou a bola na área de novo, mas Douglas saiu pra tranquilizar. Aos 43 minutos, Tartá fez boa jogada pela esquerda e cruzou, Willie vinha chegando pra concluir, mas Chiquinho apareceu pra cotar e salvar o ASA-AL. Aos 48, Pedro Ken chutou cruzado, para grande defesa de Gilson. E foi só, numa segunda etapa muito movimentada, apesar de sofrer 2 gols, o Vitória conseguiu segurar o placar e volta pra Salvador com o triunfo.


Nino fez um golaço e comemorou com todo o time no banco de reservas. (Foto: ecvitoria.com.br) 


Ao fim do grande triunfo, Ricardo Silva comentou sobre a partida e sobre o retorno de Marquinhos e a estreia de Marcelo Nicácio:

- A única coisa que não gostei hoje foi o nosso recuo após nosso terceiro gol, isso não pode acontecer, mas eles lutaram até o final e desempenharam suas funções muito bem, e isso foi importante pra sairmos com o triunfo. Alguns jogadores sentiram o campo pesado como foi o caso de Nicácio e Marquinhos, Carpegiani passou as orientações e acabei mudando, eles sentiram o ritmo, mas foram muito bem.

Agora o Leão enfrenta o Atlético-PR no próximo sábado dia 21/07, às 16h20 fora de casa. O desfalque fica por conta do goleiro Douglas, que recebeu o terceiro cartão amarelo e desfalca o time. Durante o resto da semana veremos quem será seu substituto, já que Gustavo e Caio Secco brigam pela vaga, mas Renan pode pintar no time. Outro que pode retornar é Léo, que já cumpriu suspensão e pode ir pro banco de reservas, assim como Neto Baiano, mas esse retorna pro time titular.

No jogo de ontem, os 45 minutos iniciais foram um dos melhores que vi o Vitória fazer esse ano. Com Leílson na esquerda, apesar de pouco requisitado, foi bem, se movimentando muito, com Marquinhos na direita, mostrando que pode recuperar sua velha forma, e Nicácio na frente, fazendo bem o pivô, protegendo a bola e dando bons passes, o time se portou muito bem, e saiu na frente do marcador, com um grande passe de Pedro Ken.

O ritmo continuou forte no segundo tempo, a equipe seguia marcando no campo de ataque e pressionando, tanto que conseguiu ampliar o marcador e fez 3x0. Mas a partir daí, o treinador do ASA-AL, Heriberto da Cunha, percebeu que o lado de Uelliton e Dener, que fez uma estreia discreta, mas como foi o primeiro jogo dele, achei normal, até mesmo pela falta de entrosamento em jogo, era o setor mais frágil, e colocou Rogério Maranhão nas costas do lateral, consequentemente o time cresceu fez dois gol e passou a pressionar o Leão, que se portou bem ali atrás, apesar de alguns sustos, e o triunfo veio na mala para Salvador. Mas vale alertar, que é importante manter a marcação o jogo inteiro, independente do resultado, bastou recuar os volantes, deixar de marcar no campo de ataque para tomar dois gols bestas.

Não posso deixar de destacar Pedro Ken, jogou muito bem, chamou a responsabilidade de ser o único jogador de ligação do meio de campo com o ataque, e durante o jogo todo manteve um bom desempenho, marcando, correndo e se dedicando.

Apesar das reclamações dos torcedores com o recuo do time no segundo tempo, eu prefiro analisar o jogo pelo triunfo alcançado. Lógico que isso não pode mais acontecer, todo mundo que viu o jogo já se lembrou logo da partida contra o Goiás, mas na partida de ontem, a defesa se segurou muito bem, após o segundo gol sofrido. Na Série B, todo triunfo tem que ser comemorado.

O Vitória é agora o melhor visitante na Série B, são 4 triunfos e apenas 2 derrotas, e esse é um fator importante para um time que quer buscar o título, vencer todas em casa e pontuar fora, e ontem, se não fosse o empate do Criciúma-SC em Natal, hoje seriamos líderes. Resta agora pensar no próximo jogo, que será dificílimo, mas não impossível de se vencer, mesmo o Furacão se recuperando na competição, o Leão tem que mostrar porque está no topo da tabela.


Confira os melhores momentos do jogo:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário