Vitória vence de virada o Fogão fora de casa e avança na Copa do Brasil.

Com muita personalidade os jogadores do Leão tiveram tranquilidade para virar a partida e carimbar a classificação no Rio de Janeiro.

No início do jogo, as duas equipes resolveram não partir pra cima logo de cara, passaram a tocas muito a bola pelos lados, sempre se estudando e esperando o momento certo. Só aos 11 minutos um lance de perigo, e o Botafogo-RJ, quase marca. Maicosuel entrou na área e deixou Loco Abreu de cara com Douglas, mas o atacante se precipitou e chutou de direita pra fora. Aos 20 minutos chutão para o ataque do Botafogo-RJ, Loco Abreu brigou com Rodrigo e os dois caíram, a bola sobrou pra Saci que dominou errado e Elkeson conseguiu tomar a bola dele e na raça e ainda caído mandou pro fundo do gol, abrindo o placar. Aos 30 minutos Léo caiu de mal jeito e sentiu o ombro, Romário entrou no seu lugar. O Vitória chegava com lentidão, e o time da casa fazia sua jogada rápida pelas laterais. Aos 36 minutos escanteio cobrado por Geovanni, Neto Baiano se antecipou à Jéfferson, a bola ia entrando mas o lateral Lucas tirou em cima da linha.  Aos 40 minutos cruzamento de Pedro Ken cruza na área e Geovanni de cabeça obrigou o goleiro a fazer boa defesa no canto direito. Aos 43 minutos Uelliton mandou uma bomba do meio da rua, e Jéfferson espalmou pra frente, mas recuperou a bola em seguida. Aos 46 minutos outro escanteio pro Vitória, Geovanni mandou na cabeça de Uelliton, a bola já ia entrando, mas o lateral Lucas tirou a bola com a mão. Pênalti e consequentemente expulsão do lateral. Neto Bainao pegou a bola e partiu pra cobrança, mas bateu muito mal, no meio do gol e o goleiro Jéfferson defendeu. Foi o último lance do primeiro tempo, o Leão tinha tudo pra empatar o jogo e ainda ficar com um jogador a mais, mas Neto Baiano parece que só sabe fazer gols no Campeonato Baiano.

No segundo tempo, o treinador interino Ricardo Silva tirou Geovanni, que mais uma vez não consegue jogar bem nem acompanhar o ritmo do jogo e colocou Dinei. O Vitória voltou dominando o jogo, com mais posse de bola e chegando mais. Aos 3 minutos Pedro Ken em cobrança de falta obrigou Jéfferson a fazer grande defesa. No minuto seguinte Uelliton cobrou falta na área, e Pedro Ken subiu de cabeça, mas mandou pra fora. Aos 11 minutos a pressão do Leão teve sucesso, Saci estava na linha de fundo e tentou o cruzamento, mas Renato recuperou a bola, mas na hora de tocar para o zagueiro Briner, tocou fraco e Dinei recuperou a bola dentro da grande área e rolou para Pedro Ken, o meia fintou dois jogadores ao mesmo tempo e fuzilou de esquerda no ângulo, em golaço, merecido o empate. O Botafogo-RJ depois do gol continuava sem conseguir trocar passes e suas jogadas de velocidade pelos lados com Elkeson e Maicosuel foram neutralizadas pelo Vitória. Aos 14 minutos Loco Abreu recebeu a bola no bico da grande área, mas mandou por cima, logo depois Uelliton respondeu com um foguete de longe, mas Jéfferson defendeu bem no meio do gol.  Aos 16 minutos Pedro Ken cobrou falta na cabeça de Dinei, mas Jéfferson fez outra boa defesa.  Aos 22 minutos Romário carregou a bola pela direita e cruzou na medida pra Neto Baiano subir, e de cabeça mandar pra fora, na entrada da pequena área, outro gol desperdiçado por ele. Mas aos 24 minutos tudo se resolveu, Saci foi até a linha de fundo e cruzou na medida pra Tartá mandar pro fundo do gol, era o gol da virado do Leão, o Vitória fazia justiça pelo belo jogo que vinha fazendo. A partir daí o Botafogo-RJ passou a pressionar mais, buscando o gol, mas a zaga do time visitante se portava muito bem, e muito tranquila. Aos 30 minutos Pedro Ken matou um contra-ataque com falta por trás e foi expulso. Com a igualdade numérica o Botafogo-RJ até que tentou, mas não conseguia uma boa troca de passes, a torcida já estava irritada. Aos 32 minutos, Loco Abreu deixou Maicosuel na cara de Douglas, mas ele não conseguiu o remate e a bola acabou saindo. Aos 34 minutos, cruzamento na área do Leão, Douglas saiu mal, e Loco Abreu conseguiu mandar de cabeça pro gol, mas Rodrigo apareceu pra salvar o empate em cima da linha. Aos 36 minutos Neto Baiano deu lugar para Mineiro. Aos 47 minutos, Loco Abreu recebe cruzamento na área de Mácio Azevedo, domina no peito, mas manda na rede pelo lado de fora. E foi só, fim de papo, Vitória mostro que não era favas contadas e eliminou o Botafogo em pleno Engenhão.


Pedro Ken fez um golaço que ajudou na classificação do Leão. (Foto: ecvitoria.com.br)


No fim do jogo Ricardo Silva comentou sobre o jogo:

- Hoje fomos merecedores. Jogamos bem, poderíamos até fazer mais gols, mas o objetivo principal foi alcançado, essa classificação dá moral pra domingo. Agora é concentrar pra buscar o título domingo.

O Vitória agora dá um tempo na Copa do Brasil (o Leão agora enfrente o Coritiba já na próxima quarta-feira no Barradão) e se foca na busca do título no domingo em Pituaçú, às 16h, contra o rival Bahia, onde também tem que vencer pra levantar o caneco.

Tudo que era necessário para vencer foi apresentado pelo Vitória na partida contra o Botafogo-RJ. Além da tranquilidade que tanto foi pedido, o time conseguiu se impor dentro de campo. Salvo a falha de Saci no gol de Elkeson, a expulsão de Pedro Ken que foi infantil e outra falha defensiva de Saci no segundo tempo, onde ele perdeu o tempo da bola e Loco Abreu quase marca, mandando a bola na rede pelo lado de fora, e Geovanni que hoje na minha opinião deve ser reserva de Pedro Ken e desempenhar a mesma função dele e não esse meia de chagada como ele está jogando, o time jogou muito bem. A marcação e cobertura nas laterais ontem anularam as jogadas de Elkeson e Maicosuel, consequentemente Loco Abreu não jogou absolutamente nada.

Já vinha falando das últimas partidas que a vontade dos jogadores havia crescido, e o jogo de ontem ilustrou isso. Prevaleceu justamente a tranquilidade para poder reverter o placar. Tudo bem que Neto Baiano, que mostrou mais uma vez ser jogador de Campeonato Baiano, tremendo na hora de bater o pênalti e decidir o jogo, aumentou a tensão, mas com a alteração promovida no intervalo por Ricardo Silva, que mais uma vez mostrou ser um bom trinador em competições de mata-mata, o time colocou o Botafogo-RJ na roda.

Essa classificação serviu pra mostrar que o elenco tem qualidade, e que com alternativas táticas, com uma formação que valorize as características individuais de cada jogador, os planos para esse ano podem ser concretizados. Resta agora esperar o clássico de domingo, aproveitar esse ânimo, pra conseguir no Ba-Vi reverter a vantagem do Bahia e se sagrar campeão novamente.


Veja os melhores momentos do jogo:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário