Ôh, o Campeão voltou!!!


Saudações Tricolores, não poderia começar este texto com um termo diferente deste, que é o mais ouvido nas ruas desde ontem à noite. Fim de papo no Pituaço, e o Esquadrão de Aço conquista seu 44º titulo estadual, o que não acontecia há 11 anos. O jogo foi tenso, duro, disputado, mas no final terminou empatado, e como o Tricolor tinha a vantagem da melhor campanha, ficou com a taça.

Falcão entrou com um time precavido, com Hélder na vaga de Morais, formando o meio de campo com 3 volantes, mas falsos volantes como o próprio treinador falou. Mas, o Vitória abriu o placar, e não foi por causa do esquema do Bahia não, foi pura e simplesmente por uma falha que não deveria ocorrer, pois a jogada forte do rival (na verdade a única jogada deles) foi permitida de acontecer, e quase do meio de campo, o zagueiro Vitor Ramos cruzou para a área, e o grandalhão Rafael Donato perdeu a disputa com Neto Baiano, que marcou de cabeça.

Mas, o Bahia se recuperou rápido, e estava com a posse da bola o tempo todo, exceto quando o Vitória saia da defesa e cruzava do meio campo, como no primeiro gol. E, depois de uma falta bem cobrada por Gabriel, Fahel dominou e bateu pro gol, fraco, mas a bola foi no cantinho, e o goleiro do rival tocou na bola, mas não evitou  gol. Depois disso, passado o nervosismo, o Bahia botou a bola no chão, e passou a dominar ainda mais a partida, e virou o jogo ainda no primeiro tempo com Gabriel de falta, que na verdade levantou na área, mas o goleiro saiu caçando borboletas e a bola entrou direto.

Antes do gol, Lulinha já havia perdido um gol claro, de frente para o goleiro, mas cortou para o lado errado, e acabou perdendo a chance, além de outra bola também de Lulinha de letra, quase marcando um golaço.  Na volta para o segundo tempo, o rival mudou e colocou Dinei na vaga de Marquinhos que foi muito improdutivo, e partindo com tudo para cima, o Vitória deixou espaço atrás, que o Bahia não aproveitou para matar a partida, e na melhor das oportunidades, Souza mandou na trave.
Aí veio o castigo, em cobrança de escanteio o juiz marcou pênalti de Diones que Neto Baiano bateu e marcou, 2x2. A vantagem ainda era do Bahia, mas o gol deixou o time abalado, e em uma bela jogada de Pedro Ken, o meia achou Dinei sozinho na área que se jogou para cabecear a bola, sem chances para Lomba, virada rubro-negra.  Mas, o time do Bahia não desistiu nem a torcida. Falcão então colocou Morais no lugar de Fahel, único volante de contenção, já que Hélder e Diones saem para o ataque o tempo todo. O meia mostrou que tem futebol para ser o camisa 10, e na minha opinião, não pode ficar fora do time, pois a qualidade do passe dele é diferente.

Aos 26 veio o empate e gol do titulo. Depois de cobrança de falta, o gigante Rafael Donato cabeceou, e o arqueiro rival foi buscar no canto, mas deu rebote, aí apareceu Diones, o único jogador em campo que poderia ser bicampeão baiano e mandou para o fundo das redes, dando números finais ao placar. Depois disso praticamente só confusão, Uelliton agrediu Vânder que estava no chão, mas o jovem atleta tricolor vacilou e revidou, e os dois foram expulsos, depois Souza que estava nitidamente exausto, também em confusão com Gabriel Paulista foi para o chuveiro mais cedo. E precisando de um gol, o Vitória foi para cima com tudo, mas o paredão tricolor impediu com duas grandes defesas que o troféu escapasse das mãos Tricolores. Lomba pegou uma cabeçada de Victor Ramos e um chute de Rodrigo Mancha, ambos à queima roupa.


 O capitão Titi levanta a taça que o Bahia não erguia há 11 anos. (Foto: globoesporte.com)


O jogo acabou, e a festa começou no campo e se estendeu pelo resto da cidade. Hoje o dia amanheceu mais bonito, o astral na cidade estava ótimo, e a nação tricolor feliz com os guerreiros que lutaram em campo.

Destaque para o trio de volantes do Bahia que foram muito bem, inclusive dois deles marcaram gols, além é claro de Marcelo Lomba que fechou o gol quando mais precisava. Agora é pensar no Grêmio e Copa do Brasil, depois no Brasileirão.


Foto oficial do Campeão Baiano 2012. (Foto. ibahia.com)


Confira os melhores momentos do jogo:

Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia)



Por Lucas França
Salvador

Deixe seu comentário