Vitória goleia, sai do sufoco, mas não convence.


Na goleada de ontem, Cerezo manteve a mesma equipe, só promoveu a estreia de Rodrigo na zaga no lugar de Victor Ramos e teve que improvisar Léo na esquerda. A boa equipe do Atlético contava com vários jogadores conhecidos, entre eles Garrinchinha e Tácio que buscavam tomar a vaga do Leão no G-4.

E no início do jogo o que se viu foi uma equipe visitante muito compacta no meio de campo, apertando a marcação e tocando mais a bola.
Mesmo assim, o Leão chegou aos 3 minutos com Romário que deixou Marquinhos de cara, ele perdeu a passada e o chute foi desviado pela zaga. Mas quem chegava com maior toque de bola era o Atlético com Ademir, que aos 16 tabelou com Fausto e dentro da área rematou fraco nas mãos de Douglas. Aos 23 o Vitória respondeu com chute de longe de Arthur Maia, passando perto do ângulo direito de Marcos Paulo. Aos 27 minutos, Deon recebeu bom passe de Narciso, mas Douglas consegui fechar o chute do atacante, mandando pra fora. Na cobrança de escanteio, George cobrou fechado, e Douglas quase era enganado, mas conseguiu espalmar pra fora. Aos 33 Neto Baiano recebeu passe de Mineiro, mas o chute foi desviado pra fora e no lance seguinte no escanteio, Michel desviou a bola no primeiro poste e Neto Baiano sozinho mandou pro fundo das redes. Um gol pra acalmar o time que parecia nervoso e sem controle de bola. Tácio, em chute de longe no minuto seguinte, mandou uma bomba que passou raspando o travessão de Douglas. Na saída de bola, Marquinhos deixou Arthur Maia de cara com o gol, o jovem chutou forte mas em cima do goleiro. Já no finalzinho do primeiro tempo, Marquinhos entrou na área e foi derrubado por Tácio, pênalti assinalado, que Neto Baiano mandou a bola pra um lado e o goleiro Marcos Paulo pro outro.


Com Hat-trick, Neto Baiano se isolou na artilharia do Baianão 2012 com 14 gols. (Foto: ibahia.com)


No segundo tempo o Vitória assustou logo no minuto inicial, Léo cruzou na cabeça de Marquinhos, que mandou pra fora de dentro da pequena área. Aos 5 Marquinhos foi puxado por Bira na entrada da área, na cobrança Lúcio Flávio mandou no ângulo, mas Marcos Paulo fez uma defesa espetacular mandando pra fora. Três minutos depois, Léo driblou Bira e foi derrubado, o jogador do Atlético recebeu o segundo amarelo e foi expulso. A partir daí o jogo passou a melhorar pros donos da casa, já que com um a menos o time de Alagoinhas não conseguia mais trocar passes e chegar ao campo de ataque com efetividade. Com o jogo mais controlado, o Leão passou a chegar com mais perigo e aos 9 minutos, Lúcio Flávio cobrou escanteio, Gabriel sozinho na grande área matou a bola no peito e de primeira fez um golaço, mandando no cantinho direito de Marcos Paulo. Aos 10, Neto Baiano obrigou o goleiro Marcos Paulo a fazer outra grande defesa em chute cruzado. Aos 16 minutos, Cerezo colocou Geovanni no lugar do vaiado Lúcio Flávio, que fez uma partida mais uma vez muito parada, de pouco velocidade e sem produtividade. Aos 32 minutos, o único momento de perigo para o Atlético, Marcos Neves cobra falta e Deon no segundo poste perdeu o gol feito. Pra dar ritmo de jogo a Nino, Cerezo colocou o lateral no lugar de Romário, bastante aplaudido pela torcida. Dois minutos depois, Mineiro marcou o quarto gol em chute de fora da área, a bola ainda bateu na trave, nas costas de Marcos Paulo e entrou. Com o jogo ganho e como o zagueiro Rodrigo já tinha recebido amarelo somado pela parte física desfavorável, por ser sua primeira partida em 7 meses, Cerezo colocou Dankler em seu lugar. Pra fechar com a goleada, nos acréscimos, Neto Baiano recebeu passe de Marquinhos, driblou o goleiro e fez seu Hat-trick, seu 14º gol no campeonato, máximo artilheiro do Brasil até agora.

Após a partida, Cerezo, mais aliviado pelo triunfo, gostou do que viu em campo:

- O Atlético tem uma ótima equipe, bem montada, mas a torcida nos ajudou a superar os momentos difíceis. Quase tomamos dois gols, mas temos uma equipe jovem, e vamos corrigir isso.

O título da resenha pode parecer um tanto quanto errado em relação à partida, mas vou muito além do número de gols marcados pelo Vitória. Digo isso pelo simples fato que a equipe não mostrou evolução principalmente no meio de campo, setor que tá passando muito desconfiança pra todos. Os gols surgiram, mas evolução técnica não vi nenhuma, já que Cerezo insiste em jogadores que não estão bem. Arthur Maia, até que melhorou um pouco, se movimentou mais, tocou melhor a bola, mas se quiser ser titular tem que demostrar muito mais futebol e na finalização ainda tem que melhorar também. E o que dizer de Lúcio Flávio, um jogador que não acompanha o ritmo do jogo, muito lento, e sua jogada é somente as bolas paradas, e isso pra uma equipe como o Vitória, é muito pouco pelo valor que se é gasto com ele. Acredito que Toninho Cerezo errou ao dizer em coletiva após o jogo, que Lúcio Flávio, joga muito bem sem a bola nos pés, qualquer pessoa que viu todos os jogos de Lúcio Flávio, percebe que ele não desenvolve bem esse fundamento, não tem se apresentado e se esconde do jogo, e lembrar a Cerezo que se experiência ganhasse jogo, o time genérico do Brasiliense já estaria na série A. Enfim, gostei de Michel, a cada jogo que passe, mostra que o que ele precisa é ritmo de jogo e sequência e junto de Mineiro, que tem que soltar mais a bola, pode formar uma boa dupla, mas aposto também em Pedro Ken para essa posição, gostaria de ver essa escalação pra ver como ele se sairia, assim como Robstón. Gostei também da estreia de Rodrigo, apesar de ser visível sua má forma física, o jogador tem boa presença na zaga, sabe se posicionar e vai brigar pela posição. Apesar dos 3 gols de Neto, ainda acho que Dinei é um jogador melhor pro Vitória, já que ele busca sempre ajudar o time em campo, e não se preocupa com suas marcas individuais.

O Vitória agora dá uma pausa no Baianão e volta suas atenções pra Copa do Brasil, onde enfrenta quinta-feira o São Domingos-SE. Sabemos que as equipes menores, por jogar a primeira em casa, e por pensar na parte financeira, tende a fazer o jogo da vida, buscando surpreender o visitante. Vamos ver como Cerezo armará a equipe, porque uma derrota pro time sergipano, pode colocar a corda de novo no seu pescoço.


Confira os melhores momentos da goleada:



Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia / SporTv)


Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário