Bahia pega vice líder para aumentar vantagem.

Depois de finalmente ter uma semana cheia para trabalhar desde que chegou ao Fazendão, Falcão vai enfrentar novamente o Vitória (seu primeiro adversário no comando do tricolor), que agora é o 2º colocado. O jogo dessa vez será na casa do rival, o Barradão.

O Bahia vai ter o retorno de jogadores importantes como o goleiro Marcelo Lomba (que já ficou no banco no último jogo), a provável estreia em 2012 do lateral Ávine, os volantes Fabinho e Lenine, ambos suspensos na última partida e do artilheiro Souza, que também não enfrentou o Juazeiro devido ao acumulo de cartões amarelos. Além de Gabriel que foi poupado contra o mesmo Juazeiro.


Falcão não reveleu a escalação pro clássico no Barradão. (Foto: ibahia.com)


Falcão fez treinos secretos, e como sempre faz mistério na escalação. Mas, há indícios e eu já havia falado sobre isso aqui, que ele entre com Ávine na esquerda fazendo o papel que Gabriel faz pela direita. Essa formação muito me agrada, e se for bem treinada (e Falcão vem fazendo isso com o grupo), pode encaixar uma equipe que joga sempre ofensiva, porém difícil de sofrer gols.

Esse esquema seria o famoso 4-3-2-1 (muito utilizado na Copa do Mundo de 2010, principalmente pelas finalistas Espanha e e Holanda). Onde os laterais não apoiam bastante, porém os supostos meias pelos lados (o “2” da formação) fazem essa função, e procuram sempre o atacante que na teoria está isolado, mas sempre tem alguém encostado nele para tabelar ou deixá-lo em condições de marcar.

A consistência defensiva fica por conta dos laterais que não estão apoiando o tempo todo, e dão uma segurança na marcação, além dos 2 volantes que fecham pelo meio. Já o único meia de ofício, que deve ser Morais (na minha concepção é o único no Bahia que pode fazer essa função) é quem define por onde a bola vai rolar, ele é quem vai municiar esses 2 “pontas”. Mas, para esse esquema funcionar, o grupo tem que estar focado, principalmente sem a bola, e estou confiante, pois Falcão o tempo todo desde que chegou ao Bahia bate o martelo nesse mesmo prego. Acredito (e espero) que o time que irá a campo amanhã deve começar com Lomba; Madson, Rafael Donato, Titie William Matheus; Fahel, Lenine, Morais, Gabriel e Ávine; Souza.

A torcida tricolor espera que o Bahia volte a apresentar um bom futebol (o que não ocorreu contra o Juazeiro em Pituaço) e vença mais uma vez dentro da casa do adversário, que ninguém pode negar, tem um gostinho especial. Ah, a torcida clama também que a arbitragem seja isenta de qualquer interferência na partida, e essa frase vai direto para o bandeirinha Alessandro Matos, que já “errou” inúmeros impedimentos contra o Esquadrão e a favor do rival. Só para lembrar a FBF, ele estava presente nos dois trios no sorteio da arbitragem, o que já é errado por si só. E, o Bahia não pode ser prejudicado por este cidadão mais uma vez, cabe ao clube entrar com uma ação na FBF para impedir que isso ocorra novamente.

No mais, desejo a todos um bom jogo, e que mais uma vez ocorra tudo na paz, deixando as brigas apenas pela bola dentro de campo.



Por Lucas França
Salvador

Deixe seu comentário