Péssima campanha do Bahia: estamos classificados, com 33% de aproveitamento


O Bahia perdeu mais um Ba-Vi em 2013. O Bahia mais uma vez não vence na Fonte Nova. O Bahia mais uma vez joga apenas um dos dois tempos. A torcida mais uma vez protesta contra a diretoria. E assim terminou a 2ª fase do Campeonato Baiano (a 1ª fase foi apenas com os times do interior).

As manchetes parecem as mesmas de sempre, mas o jogo realmente foi outro. Aliás, o jogo pareceu o mesmo de sempre também. Sem poder ofensivo (dependente única e exclusivamente das bolas paradas), laterais que não apoiam e vivem tomando bolas nas costas, e uma zaga eu não passa confiança ao torcedor. Esse é o Bahia desde o início do Campeonato Baiano, aliás, desde o início do ano, pois na Copa do Nordeste as exibições tiveram essas mesmas tônicas.

O jogo começou com um Bahia sonolento em campo, enquanto o adversário em alta velocidade, ao pé da letra, aliás, aos pés de Nino Paraíba partia para cima sem respeitar ou temer os contra golpes Tricolores. O Bahia se acuou no campo de defesa e depois de algumas chances de gol do adversário, Michel pegou rebote de cabeçada na trave em cobrança de escanteio e abriu o placar. Minutos depois, Maxi Bianchucci deu belo passe de calcanhar para Mansur marcar contra seu ex-clube, que saiu por falta de pagamento de salários e recolhimento de FGTS, mas a administração é dinâmica e futurista.


Caxirola, foi a única coisa que os jogadores do Bahia acharam em campo no 1º tempo (foto: atarde.com)


Aí a torcida se revoltou e um filme que começa com 5 e termina com 1 deve ter passado na cabeça de todos os torcedores que estavam na Arena. E caxirolas (instrumento inventado por Carlinhos Brown para ser usado na Copa das Confederações e na Copa do Mundo, e foi distribuído antes da partida) começaram a ser arremessadas em campo pela torcida do Bahia em um ato totalmente mal educado e que provavelmente causará punição ao clube. E se não fossem por um chute de Ryder e uma falta cobrada por Talisca (ambas foram para fora) o Bahia não teria nem chutado a gol no 1º tempo.

No intervalo Obina saiu para a entrada do estreante Fernandão (na coletiva, Joel disse que o camisa 9 sentiu dores e teve que sair). Na volta para o 2º tempo o Bahia saiu mais para o jogo, parece que Talisca foi autorizado a chegar mais no ataque (o que também teve efeito com um natural recuo do Vitória, que já vencia por 2x0) e o time melhorou. Fernandão agradou a Joel, que confessou na coletiva, e a mim também. Fez algumas boas tabelas, em duas delas o jogador que recebeu a bola sairia quase na cara do gol, mas em ambos os lances foram marcados impedimentos, não foram confirmados por replay algum durante o jogo ou nos programas esportivos. É muito pouco para o homem gol do time ainda, mas em 45 minutos o vi jogar mais do que Obina em todo o campeonato.

Em falta cobrada por Talisca (que finalmente resolveu jogar uma bola na área, pois em todas as outras cobranças ele chutou direto pro gol) Titi desviou e diminuiu o placar. O Bahia seguiu em pressão no jogo até o final, mas não conseguiu nenhuma chance clara de gol, que assustasse de verdade o goleiro do rival. As entradas de Adriano e Marquinhos também não mudaram nada, pois o problema do time continua sendo falta de opções de jogadas. O jogo terminou mesmo com mais um revés do Tricolor. Caso ganhasse, teria vantagem na semifinal. Mas, certamente o presidente ou Joel vão dizer que o objetivo foi alcançado, que era a vaga na semifinal (mesmo com apenas pífios 33% de aproveitamento).    

A revolta da torcida continua, e não estou falando sobre aqueles que atiraram caxirolas no campo, estou falando da torcida em geral. A pressão contra a diretoria aumenta a cada jogo, e a prática de se ganhar dois jogos seguidos para espantar as críticas e a crise não aconteceu (não estamos ganhando uma, imagine duas). Quarta-feira já tem jogo pela semifinal contra o Juazeiro, novamente na Itaipava Arena Fonte Nova, e aposto com qualquer um que não teremos 8 mil pessoas no estádio, o jogo será as 16horas, 15 minutos depois do início de Barcelona x Bayern pelo jogo de volta da semifinal da Liga dos Campeões.


Confira os melhores momentos da partida:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Lucas França
Salvador

Deixe seu comentário