Omar pega pênalti contra o Maranhão e Bahia elimina volta na Copa do Brasil.

O Bahia fez o que se espera de todo time grande na 1ª fase na Copa do Brasil, vencer por dois gols de diferença e eliminar o jogo da volta, dando um descanso aos atletas do tão inchado calendário brasileiro.

Apesar de não ter feito mais do que uma partida regular, a qualidade técnica do adversário era muito inferior ao Esquadrão, e mesmo assim fez uma blitz na área Tricolor logo no início do jogo, mas aos 9 minutos Magal abriu o placar com um belo gol. Omar saiu jogando rápido com Rosales, o argentino nem dominou a bola e de primeira deu no meio para Magal, o lateral arrancou de antes do meio de campo deu uma meia-lua no zagueiro e escolheu o canto, abrindo o marcador. O time adversário não oferecia nenhum perigo ao gol de Omar, exceto por cruzamentos na área.

O Bahia poderia ampliar ainda no 1º tempo e ficar mais tranquilo para o resto da partida, mas Souza perdeu uma grande chance. O atacante acabou sentindo dores abdominais e saiu para a entrada de Zé Roberto, que também perdeu uma ótima chance de fazer o segundo gol, detalhe que ambas as jogadas saíram dos pés de Obina. Ainda no 1º tempo um dos adversários fez uma falta infantil e dura em Fahel no meio do campo, recebeu o segundo amarelo e foi expulso, deixando o Esquadrão com um a mais. E todos pensaram, ganhando de 1x0 e com um jogador a mais, o Bahia vai garantir fácil a vaga. E foi como começou a etapa final, Diones ampliou para o Bahia depois de chute dividido com o zagueiro a bola encobriu o goleiro, o passe mais uma vez foi do argentino Rosales.

Aí o jogo praticamente acabou para o Bahia. O time recuou demasiadamente e foi chamando o Maranhão cada vez mais par ao ataque, que mesmo com um time muito inferior tecnicamente e com um a menos começou a gostar do jogo, rondando a área do Bahia o tempo inteiro, porém sem chances efetivas de gol. Eduardo Barroca (técnico interino no jogo) então fez duas substituições para fazer apenas uma (eu fico me perguntando se eles são burros mesmo ou eu que não entendo nada de nada), pois tirou Rosales para a entrada de Toró, deixando o time com quatro volantes e uns três minutos depois tirou Diones para a entrada de Marquinhos (ora, não seria mais simples tirar Rosales e colocar Marquinhos e ficar com uma alteração na manga?).

As alterações não surtiram efeito e o time continuou inexplicavelmente recuado, e deixando o adversário solto em campo, sem nem tentar encaixar contra ataques para matar a partida. O castigo disso foi um lance perdido no meio de campo, em que o atacante do MAC-MA saiu de cara com Omar, mas Titi chegou a tempo de cometer o pênalti antes do chute e foi expulso, na cobrança da penalidade, para nossa sorte Jackson bateu no meio e muito mal, Omar mesmo caindo para o canto conseguiu esticar o braço e a perna e defender a cobrança, sem nem dar rebote, salvando a eliminação do jogo de volta.


As mãos de Omar salvaram o Bahia do jogo de volta com a defesa do pênalti. (Foto: espn.com.br)


Aí sabem aquelas duas alterações feitas para fazer apenas uma mudança efetiva? Pois é, fez falta (já que Souza já havia saído no 1º tempo) e ficamos com um zagueiro a menos, tendo que recuar Fahel para jogar ao lado de Danny Morais. E sabem também aqueles gols de cara perdidos por Souza e Zé Roberto? Quase fizeram falta se Omar não tivesse defendido o pênalti, e teríamos que no meio da semana que vem que jogar mais uma partida. Depois de ter desperdiçado a cobrança da penalidade, o MAC-MA tentou ir para cima de vez, mas de forma desorganizada e não acabou criando nenhuma outra chance. Ainda deu tempo de Hélder também perder um gol, mas esse eu vou perdoar pelo fato de ter sido ele mesmo que criou a jogada e a bola foi chutada com o pé direito, que não é o bom.

Agora é só aguardar a definição de quem será nosso adversário na 2ª fase da Copa do Brasil, Tupi-MG e Luverdense-MT ainda vão fazer o segundo jogo.


Confira os gols do Bahia no jogo:

Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Lucas França
Salvador

Deixe seu comentário