Dois esperados confrontos e dois encontros com ares de barbada, mas nem tanto. Foi isso que o sorteio das quartas-de-final da Liga dos Campeões definiu. Desta vez serei cronológico, até porque escrevo o texto a poucas horas dos dois primeiros embates, justamente aqueles que tendem a ser mais equilibrados.
 
 
 Hoje eles estão em lados opostos. (Foto: www.ig.com.br)


BARCELONA x PARIS SAINT-GERMAIN

Primeiro jogo no Parc des Princes.

O time formador contra o comprador. Tradição x vanguarda. Messi versus Ibrahimovic.

Depois da espetacular goleada contra o Milan, o Barcelona voltou a ser muito bem cotado para o troféu. Messi lembrou aos esquecidos quem foi o artilheiro das últimas três edições da competição. O Barça que está com uma mão e meia na Liga das Estrelas respira aliviado da crise que parecia enfrentar após as duas derrotas para o Real Madrid e, à exceção de Puyol e do brasileiro Adriano segue com força máxima para Paris.

O PSG também lidera a liga nacional, tem um excelente time e pode aprontar. Ainda mais porque seu ataque é perigosíssimo, assim como a defesa catalã é perigosa para o coração dos seus torcedores. Muito se fala de Ibrahimovic (e é para se falar mesmo!), mas os argentinos Lavezzi e Pastore, assim como o brasileiro Lucas, também têm parte no temor que os franceses impõem aos adversários. Penso que a atuação de Matuidi e Verrani na frente de zaga será determinante para o (des)conforto do jogo de troca de passes do Barça e para os desarmes que poderão culminar nos contra-ataques puxados por Lucas e Lavezzi.

Favorito: BARCELONA

BAYERN MUNIQUE x JUVENTUS

Jogo inicial em Munique.

Alertamos no texto anterior sobre o perigo que seria enfrentar o time de Turim. A Velha Senhora está muito bem, obrigado. É atual campeã invicta da Itália e tem mais uma vez o título na mão, já que abriu 9 pontos para o segundo colocado – o Napoli do excelente Edson Cavani. Além disso, está invicta na Champions e atropelou o Celtic na fase anterior.

O maestro Pirlo é a preocupação declarada de Jupp  Heynckes, mas a ótima fase de Matri precisa ser lembrada. O perigoso Giovinco deverá ser titular, enquanto Vucinic é dúvida.

O Bayern “só” meteu 9x2 no Hamburgo de Van der Vaart no sábado. É uma máquina. Hoje gosto mais assistir aos bávaros que o Barça ou o Real. Acredito que a derrota para o Arsenal por 2x0 tenha sido um acidente de percurso e que o time tende a encurralar os italianos hoje. Schweinsteiger e Kroos tentarão tomar conta do meio-campo e o poderoso ataque de Ribery, Muller, Robben, Gomez, Pizarro e cia tentará resolver lá na frente.

Mas é bom que tenha cuidado. Do outro lado há um time fechado, focado e doido para aprontar uma.

Favorito: BAYERN

BORUSSIA DORTMUND x MÁLAGA

Confronto começará na Espanha.

A impressão que tenho é que o Málaga já foi longe demais. O novo-rico do futebol espanhol fez uma belíssima campanha, formou um bom time e reverteu uma complicada vantagem aberta pelo Porto. Chamamos novamente atenção para Isco e Joaquín, que determinam o ritmo da equipe. Mas acho difícil que a agradável surpresa da competição elimine o time alemão.

O Dortmund já não tem mais chances no Nacional, que vai para Munique. Seu excelente time está focado na competição europeia. A equipe fechada pelo treinador Jürgen Klopp tem jogadores diferenciados, como o incisivo Reus e o cracaço Gotze, além de uma equipe bem equilibrada.

Vejamos como a partida se desenrolará no La Rosaleda. Se o Málaga quiser algo neste confronto, terá que abrir vantagem nos seus domínios. Depois vai à Alemanha encarar a muralha amarela. Muito difícil.

Favorito: BORUSSIA

 
  Esse é o trio que vai em busca de um milagre (Foto: www.uefa.com)


REAL MADRID x GALATASARAY

Primeira partida em Madrid.

No duelo dos artilheiros da competição Yilmaz e Cristiano Ronaldo, é dispensável falar do favoritismo merengue.

Os turcos conseguiram classificação emblemática em um jogo de 5 gols contra o Schalke, na Alemanha. Mas lembremos que o Real eliminou o poderoso Manchester, de virada, em Old Trafford (após a desastrada expulsão de Nani). O Galatasaray tem um bom time, o Real, um esquadrão.

Assim como no confronto anterior, creio que se a zebra quiser passear, deve começar a aparecer no primeiro jogo. Acredito que a equipe turca vá se fechar e contar com a experiência de Sneijder e Drogba para tentar “matracar” o jogo e arrumar um golzinho. Se o Real abrir vantagem, não creio que o Galatasaray tenha forças para virar o confronto.

Favorito: REAL MADRID



Por Diego Cabús
Salvador

Deixe seu comentário