Ba-Vi na nova Fonte: É hoje!


Hoje é domingo, dia de curtir uma praia, tomar uma cervejinha, visitar parentes e amigos, ou até mesmo de relaxar em casa o dia todo sem fazer nada. Mas hoje é um domingo diferente, hoje tem B-Vi. E, mais do que isso, hoje tem Ba-Vi na Fonte Nova. O último Ba-Vi que a Fonte abrigou foi sensacional, e apesar do adverso placar para o Bahia, um jogo que termina 6x5 não pode ser esquecido tão facilmente. Os deuses do futebol pareciam prever que aquele seria o último Ba-Vi abrigado por aqueles pedaços de cimento.

Agora será o primeiro Ba-Vi de uma nova era, a era das Arenas que estão sendo construídas em todo país para a Copa do Mundo de 2014. Expectativa grande de quem fará o primeiro gol do novo estádio, será que vai ser um golaço, um gol contra, ou de pênalti? Não importa, o que a torcida quer mesmo é comemorar os gols e o novo equipamento, que vendeu todos os seus ingressos em poucas horas. Setores separados, cadeiras numeradas e um série de novas normas exigidas que fazem uns torcerem o pescoço e outros apoiarem, já que se trata de mais educação dentro dos estádios de futebol.


Itaipava Arena Fonte Nova, palco do Ba-Vi de hoje. (Foto: ibahia.com)


Agora falando propriamente sobre o jogo, Jorginho deve mesmo continuar com o esquema dos três volantes, o que eu já esperava e nem critico tanto nesse jogo apesar de ser contra, pois pelo menos o adversário tem alguns jogadores de qualidade e uma marcação reforçada tem pelo menos alguma lógica, ao contrário de quando se joga contra os times do interior que não tem um poder ofensivo. Rosales vai continuar sobrecarregado, mas com um gramado de melhor qualidade (e bota qualidade nisso) e um campo grande, o argentino pode se sobressair com passes longos e precisos, dando a Adriano e Obina melhores chances.

Já falei outras vezes sobre Hélder nesse esquema de Jorginho. Ele é o ponto de equilíbrio do time, quando ele joga muito bem (como em algumas partidas do Brasileirão ano passado, principalmente no 2º turno com Jorginho) o time geralmente vai bem em campo, pois é uma ótima opção de saída de bola e chegada de trás, como um elemento surpresa. E isso ainda tiraria das costas de Rosales, a responsabilidade total pelas criações das jogadas, além da possibilidade dele “fazer” o lateral esquerdo no jogo, pois se souber aproveitar as passagens e Hélder estiver realmente bem no jogo, Magal pode ser muito importante na partida. Além de tudo isso, o lado direito do adversário é o mais incisivo com Nino Paraíba, que apoia bastante, e pode deixar buracos na marcação. Mas, Hélder tem que descer um pouquinho do salto alto que às vezes o deixa muito soberbo em campo, querendo fazer lances de efeito o tempo todo, e deixando de fazer o básico que por muitas vezes é mais eficiente.

O outro volante que sai pro jogo, ou pelo menos deveria sair é Diones, que é um marcador incansável, mas não aparece de trás como elemento surpresa, nem chuta bem ao gol de fora da área, mas pode ajudar Neto pelo lado direito no ataque, já que o lateral está apoiando cada vez menos, e quase nunca chega à linha de fundo. Se o time conseguir este equilíbrio em campo, com possibilidades de jogadas pelos dois lados, pode melhorar e muito seu poderio ofensivo, que vem sendo o grande problema neste início de temporada (aliás, desde a temporada passada). Fechando o meio de campo, Fahel é o primeiro volante e por incrível que pareça uma das melhores opções ofensivas do time na bola aérea (por sinal ponto fraco do adversário).

No restante do time, Jorginho tem apenas uma dúvida que paira sobre Titi que saiu machucado durante o treino no meio da semana e a ainda não sabe se será liberado pra jogar, mas por se tratar de clássico, ele vai pro jogo. A provável escalação para a inauguração da Itaipava Arena Fonte Nova deve ser Lomba; Neto, Danny Morais, Titi (Brinner), Magal; Fahel, Diones, Hélder e Rosales; Adriano e Obina. Jorginho tem no banco boas opções como Marquinhos e Anderson Talisca que veem entrando bem durante os jogos e dando até mais mobilidade ao time no setor ofensivo, eu gostaria muito de ver o time com dois meias de ofício desde o início do jogo, dando mais fôlego ao argentino Rosales e mais opção para Adriano e Obina. Até Zé Roberto tem chances de entrar, pois foi elogiado pelo treinador que disse que o meia atacante vem treinando muito bem.

Hoje, eu serei um dos 40 mil que estarão in loco para ver o jogo, a festa, a Arena e tudo mais que envolve este primeiro Ba-Vi do ano. Espero que o Bahia faça o primeiro gol da Itaipava Arena Fonte Nova e ganhe o jogo, pois a casa é nossa, e somos nós que temos que mandar lá. Além de muita paz entre as torcidas, ou pelo menos respeito e espirito esportivo, ou seja, sem violência, pois não cabe no país da Copa com novos equipamentos belíssimos a selvageria que as torcidas organizadas proporcionam às vezes, como por exemplo o que aconteceu na Bolívia com o garoto de 14 anos Kevin Espada.



Po Lucas França
Salvador

Deixe seu comentário