Vitória se recupera vencendo o ASA-AL em casa e continua na caça do líder Criciúma-SC.


Depois de um primeiro tempo com chances boas de gol, mas com um fraco desempenho técnico e sem conseguir abrir o marcador, o Leão fez o dever de casa na segunda etapa. Com Elton mantendo o bom aproveitamento no Barradão abrindo o placar, e Willie, que saiu do banco para dar números finais ao jogo, o time se manteve na busca pelo topo da tabela, somente um ponto atrás do líder Criciúma-SC, que também venceu.

No início do jogo surpresa na escalação, Carpegiani escolheu Marquinhos como o camisa 10 do Leão, jogando aberto pela direita, ajudando Pedro Ken na construção das jogadas. Aos 4 minutos, Nino cruzou boa bola pra Elton, ele conseguiu o chute, mas a bola foi para fora com desvio da zaga. Aos 9 minutos, Lucas arriscou chute de longe, mas mandou pra fora, assustando Deola. Aos 12 minutos, Marquinhos mandou boa bola na área em cobrança de escanteio, Victor Ramos subiu bem e mandou pro gol, Osmar salvou em cima da linha, no rebote Elton chutou, mas Gilson defendeu bem, mandando pra escanteio. Aos 18 minutos, Marquinhos cruzou a bola na área, Uelliton subiu de cabeça, mas Gilson estava bem posicionado e defendeu com tranquilidade. Aos 25 minutos, Pedro Ken cruzou a bola na cabeça de Elton, mas o atacante mandou pra fora. Aos 38 minutos, Michel tabelou na entrada da área com Elton que deixou de calcanhar com o volante, no chute a bola passou tirando tinta do poste direito do goleiro Gilson. Aos 41 minutos, Didira arriscou de fora da área, mas a bola subiu demais. Aos 46 minutos, Nino cobrou o lateral com força e mandou na área na cabeça de Uelliton que mandou no cantinho, mas Gilson foi buscar e mandou pra escanteio, grande intervenção do goleiro do ASA-AL, que com essa defesa conseguiu segurar o empate. O Leão teve mais chances de gol, mas não foi competente para marcar.


Com o gol de ontem, Elton chegou aos nove gols na Série B. (Foto:ecvitoria.com.br)


Na volta do intervalo, Marquinhos cobrou escanteio aos 2 minutos, Josué subiu bem de cabeça, mas mandou a bola pra fora. Aos 6 minutos, Marquinhos cobrou falta direto pro gol, mas ela se perdeu na linha de fundo. Aos 10 minutos, Alexsandro invadiu a área e chutou forte, mas Deola segurou bem. No minuto seguinte, Elton recebeu a bola na intermediária, ajeitou pra perna esquerda, mas na hora do chute pegou mal e a bola foi fraca nas mãos de Gilson. Aos 14 minutos, dupla substituição no Vitória, Willie no lugar de Michel e Arthur Maia no lugar de Marquinhos, com isso o time ficou com dois jogadores de velocidade bem abertos e Pedro Ken desempenhando o papel de segundo volante. E as alterações deram resultado. Aos 16 minutos, Victor Ramos deixou Uelliton sozinho na cara do gol, mas ele cabeceou muito mal, nas mãos do goleiro Gilson. Mas no minuto 18 não teve jeito, William recebeu boa bola de Elton e devolveu com maestria, o camisa 9 precisou chutar duas vezes para vencer o goleiro e abrir o marcador para o time da casa. Aos 25 minutos, Carpegiani recompôs o meio colocando Rodrigo Mancha no lugar de William. Depois do gol e da recomposição do meio campo o Vitória diminuiu o ritmo e buscou administrar o resultado, mas acabou chamando o ASA-AL para cima. Aos 38 minutos, Rogério Maranhão fez jogada individual dentro da área e chutou, a bola desviou em Victor Ramos e explodiu na trave, mas na volta, para tranquilidade de todo o estádio, Deola segurou firme. Aos 41 minutos, Uelliton cobrou falta com força, mas a bola subiu demais. Somente aos 46 minutos veio a tranquilidade geral, Uelliton fez excelente lançamento para Willie, ele ganhou na corrida e bateu cruzado, na saída do goleiro Gilson e sacramentou o triunfo do Leão, que segue somente a um ponto do líder Criciúma-SC.

Ao fim do grande triunfo, Carpegiani comentou sobre o desempenhou do time e em especial sobre a estreia de Josué na zaga:

- A equipe do ASA-AL veio somente para se defender, e o que eu mais gostei foi da nossa paciência para saber ultrapassar essa barreira, isso estava faltando ao nosso time. O triunfo veio na hora certa, nos dará tranquilidade para o jogo de sábado, que espero que seja com o Barradão lotado. Josué hoje me impressionou, mostrou qualidade e personalidade, vai ficar no time de cima e tem um futuro brilhante pela frente.

Agora o Leão enfrenta o difícil e experiente time do Atlético-PR no próximo sábado dia 20, às 16h no Barradão. Para este jogo, a pressão diminuiu um pouco, mas como disse Carpegiani, a torcida do Vitória deve lotar o estádio para comemorar matematicamente de vez o acesso para a série A em 2013 com um triunfo e uma festa para não se esquecer.

Jogando com dois centroavantes, William um pouco mais recuado, Elton mais próximo da área, e Marquinhos chegando de trás, Carpegiani tentou abrir a defesa do ASA-AL, que veio fechadinha jogando com três zagueiros. No primeiro tempo o time visitante conseguiu segurar o resultado, já que o meio de campo do Vitória estava muito dependente da chegada dos volantes, mas a pontaria na frente também não estava calibrada. Das diversas chances que o Leão teve, nenhuma foi concretizada, ora nas boas intervenções do goleiro Gilson, ora na falta de pontaria do ataque.

Como precisava vencer em casa, Carpegiani tirou Marquinhos, que foi um mero espectador e “cruzador” de bolas (muito mal por sinal) e também tirou Michel, que estava chegando bem no ataque, mas faltava qualidade, por isso Arthur Maia foi pra campo. Com o esquema que me agrada muito, tendo dois jogadores de velocidade pelos lados (não necessariamente sendo atacantes de oficio, mas como objetivo de abrir a defesa) o time passou a jogar melhor e ter uma melhor saída de bola, já que Pedro Ken tem qualidade de passe e na sua função de segundo volante a bola saia melhor. No primeiro gol de Elton, William conseguiu fazer o que Carpegiani queria no primeiro tempo, sair um pouco da área e chamar a marcação com ele, abrindo espaço pra Elton chegar sozinho. Após o gol me preocupei com a entrada de Rodrigo Mancha no lugar de William, avançando Pedro Ken a sua posição de origem, isso chamou muito o time do ASA-AL para o ataque, ainda bem que o adversário era de um baixo nível técnico, isso sábado contra o Atlético-PR não pode acontecer jamais, se o Vitória mantivesse o ritmo poderia liquidar o jogo mais cedo e não somente no final da partida.

Mesmo vencendo, acredito que ainda falta um pouco mais de equilíbrio no meio, o esquema com dois centroavantes, o time sai na maioria das vezes com o triunfo, mas sem apresentar um bom futebol. A dependência da chegada dos volantes é evidente, sem isso os chutões e ligações diretas com o ataque acontecem toda hora, os laterais, por exemplo, tem eu ser mais acionados e tentar jogadas aéreas para aproveitar a estatura dos homens de frente. Em contrapartida, o que eu gostei muito de ver foi aquela reunião dos jogadores antes de irem para o vestiário mostrando comprometimento e a paciência de não ficarem afobados para fazerem logo o gol. Mesmo sendo vaiados por alguns no intervalo, a tranquilidade foi um fator importante.

O próximo adversário será muito diferente. O Atlético-PR está querendo um lugarzinho no G-4 e o Leão quer consolidar de vez a vaga na Série A 2013. Portanto, o torcedor terá papel importante, para apoiar, e gritar, porque um triunfo nessa partida praticamente já selaria o tão aguardado retorno à elite do futebol brasileiro e traria maior tranquilidade para se buscar o título nessa reta final da Série B.

Confira os melhores momentos do jogo:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário