Vitória enfrenta Atlético-PR para sacramentar sua vaga na Série A.


Ainda com o mesmo mistério de não informar a lista de relacionados, Carpegiani está pensando na partida deste sábado como a partida para assegurar o acesso à Série A. Sem contar com Victor Ramos que sentiu uma lesão muscular na coxa esquerda, Josué será mantido ao lado de Gabriel que retorna de suspensão. A dúvida do treinador é somente no esquema, com três volantes, deixando somente Pedro Ken como meia, ou na eterna briga do quarto homem de meio de campo, Tartá, Marquinhos (que novamente não jogou nada contra o ASA-AL), Willie e Arthur Maia. O ataque deve será com Elton e William, explorando uma maior estatura e o entrosamento que os dois atacantes estão demonstrando, e dento do Barradão, essa dupla não costuma falhar. A novidade é a possível volta de Eduardo Ramos ao banco de reservas, ele que veio como estrela para o Leão ainda não mostrou o futebol que jogou no Náutico-PE. Com isso provável escalação do time é: Deola; Nino Paraíba, Gabriel Paulista, Josué e Gilson; Uelliton, Michel, Pedro Ken e Willie (Rodrigo Mancha, Marquinhos, Tartá ou Arthur Maia); William e Elton.


Com a lesão de Victor Ramos o menino Josué permanece titular na zaga. (Foto: ibahia.com)


Veja a lista dos possíveis relacionados:

Goleiros: Deola e Douglas;
Laterais: Nino, Léo, Carlinhos, Gílson, Gabriel e Iuri;
Zagueiros: Josué e Gabriel Paulista;
Volantes: Uelliton, Rodrigo Mancha, Fernando Bob e Michel;
Meias: Pedro Ken, Willie, Arthur Maia, Eduardo Ramos e Tartá;
Atacantes: Marco Aurélio, Marquinhos, Marcelo Nicácio, William, Elton e Dinei.

Primeiramente, temos que analisar que o adversário vai ser totalmente diferente do ASA-AL. O Atlético-PR tem o melhor ataque do segundo turno da Série B, e mesmo possivelmente sem Paulo Baier, mas com Elias, é um time perigoso e arrumado, além de ser infinitamente melhor tecnicamente. Portanto nem preciso falar da atenção durante toda a partida.

Com um adversário mais qualificado, por mais que Carpegiani confie no talento de Josué, essa opção com três volantes é justamente para dar à defesa uma segurança maior, além de liberar Nino e Gílson que chegam muito bem à frente e com velocidade. A defesa do Furacão, principalmente pelo setor esquerdo, é muito limitada e isso pode ser um caminho para o triunfo do Leão, Saci e Pedro Botelho não sabem marcar (sabemos muito bem disso, já que esse Saci já deu muita Braga por aqui esse ano). Portanto, mesmo não gostando muito desse esquema, ele pode ser uma alternativa para este sábado, já que mesmo com o triunfo de terça-feira, o time não mostrou um bom futebol, com os volantes muito recuados, os laterais não conseguiam chegar com qualidade na frente, fora Marquinhos que ao invés de ajudar Pedro Ken na armação parecia um espectador, só olhando o jogo.

Um jogo dia de sábado, em um horário excelente, só me resta aguardar por uma festa bonita, com um Barradão lotado e a torcida apoiando do início ao fim. O Vitória pode com um triunfo assegurar matematicamente o tão esperado retorno para onde nunca deveria ter saído, e se isso acontecer neste jogo, trará mais tranquilidade para buscar o tão importante e esperado título para o rubro-negro.

***


Após um princípio de nova fofoca para tumultuar o ambiente, a diretoria do Vitória tomou providência rápido, entrou em acordo com o zagueiro Rodrigo Costa e dispensou o jogador.  Como ele não vinha sendo aproveitado e seu contrato se encerraria no início de dezembro, ambas as partes preferiram a rescisão para evitar maiores desgastes.


Rodrigo falou demais pelo visto e vai embora sem deixar saudade. (Foto: ibahia.com)

 
Concordo plenamente com a diretoria em dispensar o jogador. Nessa reta final e decisiva da Série B, qualquer fator desagregador poderia ser prejudicial para o elenco e a medida para se evitar isso foi bem tomada. Rodrigo foi contratado para ser a experiência na zaga na competição para contrapor com os jovens e talentosos jogadores da base, mas o talento e personalidade dos jovens foram tão evidentes que o veterano não teve chance, e nas vezes que entrou o seu desempenho foi tão abaixo dos outros, que o nível técnico e sobretudo o físico abaixo foi evidente. Além disso, o garoto Josué mostrou que pode ser o reserva imediato, como Dankler está sendo mal assessorado e perdeu uma grande chance na carreira de ser o titular, Carpegiani parece que gostou do que viu no jogo contra o ASA-AL.

Por isso, a diretoria já tem que começar a pensar na zaga para 2013, procurar um jogador de qualidade e que não esteja à beira da aposentadoria. O retorno à primeira vai trazer o Vitória de volta ao mercado de jogadores de nível técnico maior, e como somente os meninos Josué e Gabriel (Dankler ainda está com a indefinição se renova ou não) ficarão em 2013 (Reniê também deve voltar de empréstimo, mas não é o ideal ainda para ser titular), o trabalho de busca tem que começar desde agora.



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário