Vitória perde para o Atlético-PR em pleno Barradão lotado e deixa escapar a chance de voltar à liderança.


O primeiro tempo foi muito disputado e com um bom nível técnico, confronto com ares de primeira divisão, e ambas as equipes tiveram chances de abrir o marcador. Depois do intervalo, o Vitória voltou muito mal, deu espaços para o adversário que logo abriu o marcador com Elias. Depois do gol sofrido o time se desconcentrou e não esboçou reação, as alterações promovidas por Carpegiani mais uma vez desorganizaram a equipe e mesmo com um jogador a mais, o Leão sofreu o segundo gol e acabou perdendo a chance de voltar à liderança, já que o Criciúma-SC não saiu do empate contra o Paraná.

Logo na escalação, Carpegiani surpreendeu novamente deixando Tartá e William no banco de reservas. Aos 2 minutos, Elton recebeu a bola na entrada da área, mas o chute saiu fraco e Weverton segurou. Aos 10 minutos, Deivid recebeu bom passe de João Paulo na área, mas na hora do remate mandou por cima. Aos 12 minutos, Elton soltou a bomba, Weverton espalmou pra frente e Willie mandou pro fundo do gol, mas o bandeirinha viu que o atacante do Leão estava impedido e anulou corretamente o gol. Aos 18 minutos, Willie tentou chutar de primeira a sobra de um escanteio mas furou horrivelmente, porém o jovem se recuperou e cruzou no peito de Pedro Ken, ele dominou, driblou o zagueiro Manoel e bateu colocado, mas a bola saiu tirando tinta do ângulo esquerdo do goleiro. Aos 20 minutos, Maranhão levantou a bola na área, Marcão subiu mais que a defesa e conseguiu o cabeceio, mas Deola segurou fácil no meio do gol. No minuto seguinte, Marquinhos cobrou falta na área, mas Uelliton mandou de cabeça pra fora. A partir daí, as duas equipes encontraram dificuldade para criar as jogadas, muita disputa no meio de campo. Aos 32 minutos, Elias cobrou falta forte, Deola só ficou olhando e a bola riscou a trave e se perdeu na linha de fundo.  Aos 36, Marquinhos cobrou falta, mas Weverton saiu e segurou a bola. Aos 41 minutos, Elias cobrou falta na área, Cleberson conseguiu mandar de cabeça pro gol, mas Deola foi no canto direito e segurou a redonda. Aos 46 minutos, Marquinhos arriscou o chute, mas a bola saiu fraca e o goleiro Weverton segurou com tranquilidade para deixar o primeiro tempo do mesmo jeito que começou, somente com zeros no placar.


 
Pedro Ken foi bem marcado e não conseguiu ajudar o Leão a voltar à liderança da Série B. (Foto: atarde.com.br)

Na volta do intervalo, logo aos 2 minutos a equipe visitante abriu o marcador, Elias recebeu boa bola na entrada da área, driblou Gabriel, chutou forte no canto esquerdo de Deola e fez 1x0. O gol abateu os jogadores e a torcida, o time ficou desorientado e desorganizado após o gol. Aos 10 minutos, Willie deixou o campo e William entrou em seu lugar. No minuto seguinte, Pedro Botelho avançou com perigo com a bola, mas na hora de driblar Gabriel simulou o pênalti e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso logo em seguida. Era a esperança que a torcida precisava para a virada. Aos 14 minutos, Michel saiu e entrou Eduardo Ramos. Mas aos 17 minutos veio o balde de água fria, Marcelo arrancou pela direita e cruzou rasteiro para Marcão chutar cruzado, a bola ainda tocou na trave, mas morreu nos fundos das redes. Depois do segundo gol, era a equipe do Atlético-PR que parecia que estava com um jogador a mais, o Furacão tocava melhor a bola e o Leão seguia muito mal. Aos 27 minutos, Elias chutou de fora da área, mas a bola foi na rede pelo lado de fora, assustando Deola. Aos 28 minutos, Uelliton saiu de campo e Tartá entrou, Carpegiani deixou o time sem nenhum volante de marcação. Aos 32 minutos, Maranhão saiu rápido pela direita e cruzou pra Saci sozinho chutar pra fora. Aos 35 minutos, Henrique chutou de longe, mas o remate foi por cima do gol. Aos 46 minutos, Pedro Ken chutou de longe e a bola foi pra fora. E foi só, um segundo tempo horroroso do Leão, que perdeu uma grande chance de assumir a liderança da Série B.

Após o jogo, Carpegiani comentou sobre a segunda derrota do Leão dentro de casa na Série B:

- Hoje realmente não tenho o que explicar. Só posso pedir desculpa ao torcedor, ele não quer ver o time perder dessa maneira e nem eu.

Agora o Leão, que com a derrota assumiu a 3ª colocação, mais uma vez ficou sem ter muito tempo para pensar numa derrota, o Leão agora enfrenta o CRB-AL já na próxima terça-feira às 19h30 em Alagoas. Para essa partida, Victor Ramos segue de fora lesionado, assim como o atacante William, que recebeu o terceiro cartão amarelo e ficará suspenso.

Na primeira etapa, o Vitória até que teve um bom volume de jogo e boa posse de bola, tendo inclusive chances de abrir o marcador. O Atlético-PR como precisava do triunfo jogou aberto e também teve oportunidades de marcar o gol. Mas diferentemente do que ocorreu contra o ASA-AL na última partida, o Vitória não soube ser paciente, como Elton estava muito bem marcado, juntamente com Pedro Ken, era necessário um toque de bola mais rápido, uma finalização certeira, e viradas de jogo de um lado para outra até se achar um espaço ou uma jogada individual, o que não aconteceu.

Na volta do intervalo, o gol madrugador trouxe preocupação para a torcida. O que me surpreendeu foi a intranquilidade de Carpegiani em mudar drasticamente o time num setor que era vital para o esquema por ele escolhido, o meio de campo. O Vitória sofreu o gol aos 2 minutos de jogo, mas parecia que já estava nos acréscimos da partida. Ao colocar William ele tentou aumentar o poder ofensivo, mas perdeu muita velocidade para ter uma mehor infiltração na área adversária, mas o grande erro foi a entrada de Eduardo Ramos. Se o time estava lento, imagine com ele em campo, sem ritmo, sem vontade, sem função no jogo e na jogada do segundo gol, nem a falta ele soube fazer para parar a jogada, ele simplesmente ficou estático e olhando Marcelo levar a bola, era evidente que o time com essas duas modificações perderia a velocidade e ficaria exposto, e contra uma equipe rápida, ceder tanto espaço em campo assim seria fatal.

Além de mais uma vez se complicar muito com as alterações do treinador, é lastimável ver uma equipe se abater tanto com um gol sofrido no início do segundo tempo, parecia que o jogo já estava perdido. Não posso aceitar uma equipe jogando dentro de casa, com o estádio cheio, com um jogador a mais, ao menos mostrar vontade de vencer, vontade essa que não vemos há muito tempo. Ver o time ao longo do tempo perder o bom futebol, a identidade, o entrosamento e agora a vontade de vencer preocupa os mais otimistas dos torcedores. Acredito que seja o momento de Carpegiani repensar seus métodos de preparação para as partidas, esse negócio de treinar uma equipe durante a semana e no jogo escalar outra não vem dando certo, agora é tentar na base da repetição de jogadas, posicionamento dentro de campo, jogadas ensaiadas, enfim, coletivos táticos pesados, mas com a equipe que ele pretende colocar no jogo, pra ver se consegue trazer de volta o entrosamento, sem falar na motivação, que é o que menos se vê por partes dos jogadores.

Na próxima terça-feira o Vitória terá um jogo muito difícil, já que o CRB-AL está na 16ª posição, somente dois pontos à frente do Z-4. Mas nem tudo está perdido, faltam poucas rodadas, mas o Vitória já mostrou que tem qualidade para conseguir o acesso e o título, e eu não duvido disso. Espero ver em Alagoas outra equipe em campo, motivada e querendo vencer o jogo, e recordar aquela festa em 2007, quando o Leão conseguiu subir para a primeira divisão, justamente contra o CRB-AL, quando jogou bem e goleou por 4x1 e sacramentou a promoção.


Confira os gols da partida:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário