Bahia pega Flamengo-RJ em busca da 1ª parte da tabela.

 
Depois do triunfo contra o Botafogo-RJ na última rodada, o Tricolor abriu sete pontos do Z-4 e chegou ao meio da tabela, na 12ª colocação com 34 pontos. Com os mesmos 34 pontos estão outros quatro times, pelos critérios de desempate dois estão acima do Bahia e dois abaixo, isso significa que vencendo a próxima partida, e dependendo dos resultados destes outros dois times com 34 pontos e a frente do Esquadrão, já conseguiremos ficar na 10ª colocação, e ainda poderemos passar também o 9°, caso o mesmo perca, pois tem 36 pontos.

Um destes dois times com 34 pontos e acima do Bahia é exatamente o Flamengo-RJ (11º colocado), próximo adversário em jogo válido pela 28ª rodada no Engenhão nesta quinta-feira, logo para ficarmos entre os dez melhores pela 1ª vez desde que voltamos à Série A, precisamos torcer pela derrota do Cruzeiro-MG (9º colocado) e/ou derrota ou empate do Náutico-PE (10º colocado) na rodada. Enquanto o time mineiro vai ao Sul encarar o Grêmio-RS, o alvirrubro pernambucano recebe o Corinthians-SP nos Aflitos. Ou seja, são dois resultados possíveis, aliás três, pois para tudo isso dar certo, temos que fazer nossa parte e vencer o Flamengo-RJ e chegar aos 37 pontos.


 
Jorginho conta o tempo para time entrar na metade de cima da tabela, nós também. (Foto: globoesporte.com)

 
O nosso adversário venceu na 26ª rodada e depois o jogo adiado da 14ª rodada no meio da semana passada e se afastou da zona de rebaixamento, porém mesmo jogando bem acabou derrotado pelo líder Fluminense-RJ na última rodada. Claramente o time melhorou bastante após a chegada de Cléber Santana e de Liédson entrar em campo (o atacante estava se recuperando de lesão) e não é mais aquele time para o qual perdemos em PituAço. Mas, certamente nosso time também não é mais o mesmo, e garanto com toda a certeza do mundo que se aquele jogo fosse hoje, com essa atitude que o time está depois da chegada de Jorginho, nós teríamos vencido, pois apesar do pênalti muito mal marcado pelo árbitro em cima de Ibson (que não recebeu nenhuma punição por absurda simulação), faltou vontade de vencer (como escrevi em texto naquela época).

Apesar das melhoras aparentes do Flamengo-RJ nos últimos jogos, o time ainda vive uma turbulenta crise, pois Adriano continua faltando treinos e nada acontece, ninguém toma uma posição contra as absurdas regalias do “sic” Imperador. Além disso, Vagner Love e Juan estarão suspensos e não jogam, o primeiro pelo acúmulo de três cartões amarelos e o segundo por expulsão no clássico. Outro detalhe importante é que o time perdeu dois pênaltis nas últimas duas rodadas e estão com a autoestima baixa, precisamos nos aproveitar disso, e certamente se pressionarmos e fizermos o primeiro gol, colocaremos muita pressão em cima do adversário.

O Bahia continua sem seu artilheiro Souza, mas garantiu a presença de Gabriel, Zé Roberto e Fahel, todos foram substituídos no domingo por conta de lesões, mas se recuperaram a tempo e vão para o jogo. Porém, é preciso ficar ligado em Cléber Santana, que chuta muito bem de fora da área, tipo de lance que já nos rendeu alguns gols tomados na competição. Outra opção perigosa do rubro-negro carioca é o lateral direito Wellington Silva, que apoia muito com bastante velocidade, e Jussandro terá muito trabalho na marcação, porém uma certa liberdade quando for ao ataque, além de Hélder que vem jogando muito bem nas últimas partidas e pode se aproveitar desses espaços na esquerda.

Jorginho já mostrou que tanto dentro como fora de casa, o time do Bahia é agressivo e parte para cima. E exceto no jogo contra o Internacional-RS (que tomamos um gol em falha individual aos 12 minutos, mas mesmo assim 10 minutos depois tivemos duas grandes chances para empatar e não conseguimos) o time se portou bem em todos os jogos, principalmente na marcação, não a toa tomamos apenas sies gols nos últimos oito jogos, sendo três na partida ruim contra o Inter. O Bahia deve entrar em campo com Lomba; Neto, Danny Morais, Titi e Jussandro; Fahel, Diones, Hélder e Gabriel; Zé Roberto e Elias.

Agora é torcer e aguardar que devolvamos na bola o que o juiz fez no primeiro turno conosco dentro de nossa casa.



Por Lucas França
Salvador

Deixe seu comentário