Com estreia de novo uniforme, Vitória vence o ABC-RN e retoma a liderança da Séria B.


Com um esquema montado com dois atacantes, o Vitória teve trabalho pra vencer o ABC-RN por um placar magro, mas de extrema importância, já que o Leão voltou para o topo da tabela do campeonato. Depois de uma primeira etapa de domínio do Leão, mas sem efetividade, o time voltou para o segundo tempo com Marquinhos no time e ele tratou de logo mostrar serviço, fez boa jogada e deixou Elton sozinho para marcar o gol solitário da partida, que deu o triunfo para os donos da casa.

Logo na escalação uma surpresa, Carpegiani preferiu manter Dinei no time titular, deixando Willie no banco de reservas. No primeiro minuto, Pedro Ken tocou para Dinei dentro da área, ele desviou, mas Elton não consegue completar. No minuto seguinte, Pedro Silva arriscou o chute, a bola desviou em Gabriel e Deola saiu nos pés de Diego Clementino para segurar. Aos 6 minutos, Michel mandou a bomba de longe, mas ela foi pra fora sem perigo. No minuto seguinte, Pedro Ken mandou a bola na área, Elton ficou com ela, mas na hora do chute acertou a zaga. Aos 12 minutos, Gilson foi à linha de fundo e cruzou, Elton desviou dentro da área, mas Andrey afastou no susto. Aos 15 minutos, Victor Ramos aproveitou a sobra na pequena área, driblou o zagueiro, mas na hora de chutar mandou a bola em cima do goleiro, que fez a defesa. Aos 19 minutos, Pedro Ken mandou uma bomba de fora da área, Andrey defendeu bem, mas Tartá pegou a sobra e cruzou no pé de Elton, porém o atacante dominou mal e o goleiro ficou com ela. Aos 28 minutos, Léo saiu jogando errado, a bola ficou com Diego Clementino que carregou até a pequena área, mas na hora do remate, mandou por cima do gol. Aos 35 minutos, Diego Clementino ficou com a bola dentro da área, mas na hora do chute, Léo chegou pra salvar o time e mandar pra escanteio. Aos 40 minutos, Walter Minhoca arriscou o chute de primeira na sombra de bola, mas pegou mal e ela subiu demais. Depois desse lance medonho o juizão deu por encerrado o primeiro tempo.

Para a volta do intervalo, Carpegiani mudou o time, tirando Tartá para a entrada de Marquinhos. Antes do primeiro minuto, Marquinhos arriscou o chute de longe, mas mandou pra fora. Mas aos 3 minutos, o atacante que acabara de entrar, recebeu excelente lançamento de Gabriel, ele enganou Gladstone, avançou e deixou Elton sozinho pra mandar a bola para o fundo do gol para finalmente abrindo o marcador. Aos 6 minutos, Cascata cobrou uma falta direto pro gol, mas Deola segurou tranquilamente. No minuto seguinte, Uelliton aproveita cruzamento de escanteio, mas Andrey defendeu a cabeçada do volante com facilidade. Aos 10 minutos, Victor Ramos subiu de cabeça após cruzamento na área, mas a bola foi pra fora. Depois da pressão após o gol de Elton, o Vitória recuou o time, e o ABC-RN teve maior volume de jogo. Aos 20 minutos, Arthur Maia entrou no lugar de Dinei. Aos 29, Cascata chutou de longe, mas a bola foi desviada com perigo por Victor Ramos. Aos 41 minutos, Rodrigo Mancha entrou no lugar de Léo. Aos 47 minutos, Gladstone subiu no cruzamento de Pedro Silva, mas ela se perdeu na linha de fundo. E foi só, o árbitro encerra uma segunda etapa muita fraca, mas a torcida e o time comemoraram o triunfo que deu a liderança para o Leão novamente.


Elton marcou seu sétimo gol na competição e que ao Leão a liderança de novo. (Foto: ecvitoria.com.br)

No fim do jogo, Carpegiani comentou sobre o triunfo magro, porém importante do time:

- Tenho que cobrar uma melhor exibição dos jogadores, o ideal é vencer jogando bem. Eles sabem que isso não aconteceu hoje, mas não quero pressioná-los, nossa dificuldade de fazer o primeiro gol deixou o time nervoso. Tenho que controlar isso, só faltam dez partidas, não poso deixar que a ansiedade do torcedor chegue dentro de campo.

Agora o Leão encara o Paraná fora de casa no próximo sábado dia 13, às 16h. Uma semana para descansar e preparar o time para se manter na liderança, já que o Criciúma-SC voltou a encostar e qualquer vacilo do Vitória, o time pode perder a posição.

Carpegiani mostrou com a escalação de Dinei que tem confiança nele para desempenhar a função de segundo atacante, porém dentro de campo a história é outra, ele ficou mais uma vez perdido com esse esquema e praticamente não apareceu no jogo. Ainda acredito em um equilíbrio maior no esquema com Willie ou até mesmo Marquinhos, jogando com Tartá (Arthur Maia também pode fazer essa função), abrindo o time pelas pontas. Com os dois atacantes mais fixos na frente, as jogadas se afunilam muito, até os laterais quando vão à frente cortam para o meio, e na primeira etapa o que se viu foi isso, o Vitória com bom volume de jogo, mas sem capacidade e qualidade na hora de finalizar.

No segundo tempo, o treinador preferiu manter seu esquema, e colocou Marquinhos no time, e logo no primeiro lance de perigo ele deixou Elton sozinho pra abrir o placar. Essa que foi uma das melhores partidas dele, além de empatar com Neto Baiano em números de gols na Série B deste ano, ele correu muito, ajudou na defesa, se movimentou e acabou sendo coroado com o gol. Mas depois disso nada aconteceu, o Vitória recuou demais, praticamente abdicou das pretensões no ataque e o que se viu foi os jogadores esperando a hora passar.

Mesmo jogando para o gasto, o importante foi o triunfo, que mesmo pequeno no placar, pode se contar como goleada. Espero que Carpegiani repense esse esquema, além do time ficar mais cansado e menos compacto, a dinâmica com dois jogadores abertos é muito maior. Mas a contagem regressiva no número de pontos já começou, e como bem disse Carpegiani, a euforia da torcida não pode chegar às quatro linhas e cabe a ele também manter os jogadores jogando sempre em alto nível, para no fim do ano, conseguirmos comemorar o acesso e o título tão esperado.


Confira os melhores momentos do jogo:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário