Em jogo emocionante, Vitória vira no final e se classifica na Copa do Brasil.

Mesmo jogando mal e depois de sair perdendo por 2x0, o Vitória precisou somente de 5 minutos pra virar o jogo e de Neto Baiano que fez 3 gols na partida.

Momentos antes do jogo, preocupação pra torcida do Leão na escalação, duas baixas importantíssimas no time titular. Marquinhos com um edema na coxa não foi pro jogo, muito menos Romário. A torcida teve que se contentar com Rildo e Léo como substitutos.

No primeiro tempo a equipe do ABC-RN conseguiu adiantar a marcação e dificultar a saída de bola do Leão, conseguindo chegar com perigo pelas laterais e cruzamentos na área. Aos 7 minutos Geovanni cobrou escanteio e Uelliton subiu bem, mas foi atrapalhado por Pedro Ken, mesmo assim conseguiu o cabeceio e a bola passou perto. Aos 13 minutos, escanteio a favor do ABC-RN, bola na cabeça de Eduardo, mas ele mandou pra fora. Aos 16 minutos boa jogada de Murilo, que foi à linha de fundo e cruzou na cabeça de Washington, ele mandou de cabeça na trave. Aos 24 minutos Murilo cruzou de novo, mas dessa vez Renan saiu bem. Aos 27 minutos e aos 28 minutos, Berg conseguiu dois cruzamentos perigosos, mas Renan saiu bem se antecipando a Léo Gamalho. O Vitória não conseguia segurar a bola e trocar passes. Aos 30 minutos Washington recolheu a bola na intermediária e mandou um foguete, Renan estava um pouco adiantado, mas conseguiu fazer uma brilhante defesa, mandando pra escanteio. Na cobrança de escanteio, Murilo cobrou na cabeça de Washington, que sozinho na pequena área não precisou sair do chão pra de cabeça fazer o gol e abrir o placar. Agora a vantagem já tinha ido pro espaço, só restava ao Leão partir pra cima. Mas nada mudou, o time avançou, conseguiu trocar alguns passes, mas não tinha efetividade nenhuma. O ABC-RN se segurou atrás e esperou o tempo passar pra assegurar a vantagem no primeiro tempo.

No segundo tempo, tudo no mesmo, Ricardo Silva não mudou a equipe e o marasmo era o mesmo, Geovanni e Pedro Ken numa lentidão sem tamanho, as laterais muito mal e a defesa falhando muito. Aos 5 minutos Geovanni cruzou e Uelliton de cabeça mandou pra fora. Aos 11 minutos Arthur Maia entrou no lugar de Pedro Ken. E aos 21 minutos veio o castigo, Berg encontrou Raul sozinho dentro da área, ele só fez ajeitar e fuzilar pro gol de Renan. Alguns torcedores já começavam a deixar as arquibancadas. Aos 25 minutos Ricardo Silva fez duas mudanças, Dinei no lugar de Rildo e Tartá no lugar de Geovanni. O time ganhou velocidade no meio de campo, já partindo pro tudo ou nada, e o ABC-RN só fazia se defender. Aos 28 minutos Arthur Maia cobrou uma falta curtinha pra Léo sozinho, ajeitar com a direita, mas isolou o chute. Aos 32, cruzamento de Léo na cabeça de Rodrigo, ele cabeceou na trave, no rebote o próprio Léo recolheu e foi derrubado por Eduardo dentro da área, pênalti claro. Neto Baiano foi pra bola e mandou goleiro do canto e bola pro outro, ela ainda bateu na trave antes de entrar. O gol deu ânimo ao time, e os jogadores pareciam com mais vontade. Aos 40 minutos lambança de Rodrigo, ele tentou recuar pra Renan, errou o passe e Léo Gamalho tentou encobrir o goleiro, mas recuou a bola, ainda bem, pra sorte do Vitória. Aos 44 começava o milagre, Tartá (que entrou muito bem), cruzou na medida pra Neto Baiano pegar de primeira e empatar o jogo. O juiz acrescentou mais 3 minutos, e no apagar das luzes, Rodrigo deu um chutão pra área, o zagueiro Bileu e o lateral Murilo fizeram sanduiche em Uelliton na frente do árbitro, pênalti claro. Neto Baiano foi pra cobrança e fez seu Hat-trick e se tornou o maior artilheiro do Barradão com 46 gols, pra delírio da torcida. E foi só, milagre em pleno Barradão, com o jogo praticamente perdido até os 42 minutos do segundo tempo, o Leão conseguiu a virada.


Neto Baiano se tornou o maior artilheiro do Barradão com 46 gols. (Foto: atarde.com.br)


Após o jogo, Ricardo Silva comentou sobre a virada de sua equipe:

- Precisamos tomar 2 gols pra acordar. Mas a vontade prevaleceu, temos que acreditar e jogar assim o jogo todo.

O Leão agora enfrenta o Botafogo-RJ nas oitavas, jogo mais difícil ainda, pela qualidade da equipe carioca, mas antes ainda tem o primeiro jogo da semifinal contra o Feirense, domingo às 16h com transmissão ao vivo pela Rede Bahia.

O Vitória entrou em campo confortável demais com o resultado que havia conseguido na primeira partida, e isso prejudicou o time no jogo do Barradão. O time esperou tanto o tempo passar e esqueceu de jogar, o ABC-RN percebeu as fragilidades na defesa e nas laterais e começou a cruzar bolas perigosas, aproveitando a estatura de seus atacantes. Um time que tem objetivos como o Vitória pra esse ano, não pode falhar como falhou hoje, Saci e Léo, não conseguem nem fazer um papel defensivo sequer razoável, e Rodrigo precisa fazer um trabalho físico mais forte, porque se um atacante enfrenta ele de frente e passa, ele nunca consegue recuperar na corrida, e o bote sempre errado. No meio de campo, Geovanni muito mal em campo, juntamente com Pedro Ken, não havia toque de bola rápido pra conseguir um desmarque, nem mesmo um chute de longa distência foi bem aproveitado. E Rildo na frente mostrou mais uma vez que não é esse jogador que a torcida imagina, muito menos pra ser titular no Vitória, sua única preocupação foi tentar cavar um pênalti, porque ofensividade ele não teve nenhuma, muito menos vontade. É bom ainda salientar, que ao ser substituído e vaiado, ironizou a torcida, mostrando ser um jogador, além de fraco tecnicamente, precisa trabalhar o seu psicológico. Tartá e Arthur Maia deram uma maior mobilidade quando entraram, e o principal, mostraram vontade de vencer, o que acabou coroando a noite de Neto Baiano com 3 gols, se tornando o maior artilheiro do Barradão com 46 gols.

Na próxima fase o Vitória enfrentará uma equipe que será necessário muito mais do que vontade pra se classificar, o Botafogo é uma equipe bem armada e que joga junto a muito tempo, será um jogo extremamente difícil e Ricardo Silva (se ainda for o interino), terá que mudar muito a postura de sua equipe se quiser avançar, o time ainda não consegue jogar quando recebe uma marcação mais avançada e isso precisa ser corrigido. Esse jogo ainda mostrou que a diretoria precisa encontrar uma opção pra Marquinhos ali como segundo atacante, porque ele se encontrou em sua posição de origem no últimos jogos, mas quando não joga pode acontecer o que aconteceu ano passado, ele se contundiu e a falta de peças de reposição prejudicou o tão sonhado acesso.

Enfim, resta agora comemorar uma classificação emocionante, onde se mostrou mais uma vez que futebol tem que acreditar até o último minuto. Depois do milagre de hoje, aí sim pensar no Feirense e no próximo jogo de domingo.

Confira os melhores momentos da partida:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário