Bahia consegue virada no finalzinho, e Pituaço explode de emoção!


Tudo apontava para um ótimo jogo na tarde do último domingo. De um lado, o Bahia da capital, 1º colocado com 46 pontos. Do outro lado, o genérico do interior, 4º colocado com 32 pontos. O jogo começou com chances para os dois lados, mas quem chegou com mais perigo foi o Tremendão, aos 5 minutos após chute do atacante Carlinhos, Lomba espalmou nos pés de João Neto, que retribuiu o favor colocando a bola nas mãos do goleiro novamente. A pressão inicial do Bahia de Feira não durou mais que sete minutos. Tempo suficiente para o esquadrão consertar os detalhes da marcação e diminuir os espaços no meio-campo. A partir daí, o gol foi questão de tempo. Aos 15 minutos, Coelho fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro, a zaga e o goleiro Filipe falharam, e o zagueiro Rafael Donato completou pro fundo da rede, 1x0 Esquadrão. Após sofrer o gol, o Bahia do interior se encolheu e passou a jogar mais nos contra-ataques. Com o 1x0 no placar, o Bahia ficou tranquilo mas, aos 40 minutos da primeira etapa, a zaga bobeou. O zagueiro Paulo Paraíba, depois de cobrança de falta, dominou a bola com liberdade dentro da grande área , girou e fuzilou, tudo igual em Pituaçú, 1x1.


Rafael Donato comemora sua melhor partida pelo Bahia. (Foto: ibahia.com)


O segundo tempo começou agitado com duas boas oportunidades de gol. Uma para o Bahia da capital com o boliviano Gutierréz, e outra para o Bahia do interior com Carlinhos. O Bahia, ao contrário do que aconteceu na primeira etapa, começou a enfrentar uma forte marcação do time feirense. O atacante João Neto, do Bahia de Feira, promoveu uma cena curiosa. O camisa 11, que seria substituído por Lecão, se negou a sair de campo. Os zagueiros Menezes e Paulo Paraíba tentaram convencer o companheiro, que manteve-se em campo. O jeito foi cancelar a mudança. Sorte do Bahia de Feira. Aos 19, o ‘pé firme’ João Neto antecipou aos zagueiros e marcou um golaço. Virada em Pituaçu, 2x1. Depois de marcar o gol, o jogador aceitou sair de campo. Após o segundo gol do Tremendão, o jogo seguiu morno e o Bahia sempre em busca do gol de empate. A torcida já começava a ir embora quando, aos 45 minutos, depois do Bahia tanto insistir, Lulinha subiu no segundo pau sozinho e testou pro fundo das redes após cruzamento açucarado de Gabriel, 2x2. A placa subiu e o juiz determinou 5 minutos de acréscimos pela cera do genérico e pela confusão na substituição de João Neto. Quem pensa que acabou por aí se enganou. O Bahia continuou apertando e aos 49 minutos do segundo tempo, ao apagar das luzes, o "garçom" tricolor Gabriel cruzou novamente, na cabeça do zagueirão Rafael Donato que fez o seu segundo gol na partida e virou para o esquadrão, 3x2. Após o apito final, os jogadores do Bahia de Feira foram reclamar da arbitragem de Gleidson Tavares e houve princípio de confusão. Mas a situação foi tranquilizada com a chegada de Policiais Militares.

O Bahia apesar de não ter feito uma boa exibição, mostrou que é um time bastante jovem e aguerrido, em nenhum momento deixou de buscar um resultado melhor. O zagueiro Rafael Donato já vinha bem, depois dessa atuação de gala, acredito que a diretoria deve renovar o seu contrato para o Brasileirão. Bom jogo também do boliviano, que pela primeira vez começou jogando, não comprometeu, e agradou, principalmente defensivamente.

Falcão agora tem suas atenções voltadas para a Copa do Brasil, já que o Tricolor viajará pra Belém do Pará para defrontar o Remo, com transmissão ao vivo da Rede Bahia, na próxima quarta-feira, dia 11. Promessa de jogo difícil, mas o Bahia se jogar bem, tem tudo pra voltar com a classificação antecipada, só depende dele, consertar as falahs da defesa, principalmente em bolas alçadas na área e conseguir concretizar as chances que o time produz em campo.




Bahia 3 x 2 Bahia de Feira - 21ª rodada do Campeonato Baiano 2012
Local: Estádio Metropolitano de Pituaçu
Data: 08/04/2012 (domingo), às 16h
Arbitragem: Gleidson Santos Oliveira, auxiliado por Jorge César Santana Borges e Paulo de Tarso Bregalda Gussen


Bahia: Marcelo Lomba; Coelho, Rafael Donato, Titi e Gutiérrez; Lenine (Morais), Fahel, Gabriel e Magno (Zé Roberto); Lulinha e Ciro (Rafael). Técnico - Falcão


Bahia de Feira: Filipe; Tiago Granja (Sadrack), Paulo Paraíba, Menezes e Edson; Francisco Junior, Rogério, Jackson (Johnathan) e Raylan; João Neto (Lecão) e Carlinhos. Técnico - Arnaldo Lira


Confira os melhores momentos do jogo:



Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por João Gabriel L. Lima
Salvador

Deixe seu comentário