Olá meus caros amigos, infelizmente hoje escrevo esse texto não para falar de táticas, esquemas, substituições erradas ou certas do treinador ou de golaços feitos pelos jogadores que vestem o manto sagrado do Esquadrão de Aço. Infelizmente terei que falar de algo que eu abomino, a violência, e em específico a violência no futebol.

Cogitou-se a possibilidade de a semifinal ou a final do Baianão 2012 ocorresse com apenas uma torcida em cada estádio caso Bahia e Vitória se encontrassem. Graças a Deus essa ridícula especulação já foi descartada, porém o Ministério Público já avisou que sempre antes dos clássicos esse assunto será pauta constante.


Foto: aqueimaroupa.com.br


Vamos lá, vou pensar se primeiro eu esculhambo a Segurança Pública ou a Federação Baiana de Futebol, pois não é de hoje que acontecem confrontos entre integrantes da Bamor e da Imbatíveis, sim são as “organizadas” que causam esse tipo de confusão. Pode vir falar quem quer que seja, que faz cadastro, que fez carteirinha ou aquilo outro. Então, em primeiro lugar o MP tem que ficar ligado nessas duas torcidas, que por mais que tenham pessoas sérias em suas direções, possuem MARGINAIS que fazem parte das torcidas, e não cabe apenas a elas retirar essas pessoas de lá, mas também ao Estado, e não só tirar de lá, mas também colocar na cadeia, nem que seja apenas em dias de jogos.

Aliás, outra coisa que o MP poderia fazer é investigar que tipo de parcerias são essas que as torcidas possuem com outras organizadas de outros times de outros estados do Brasil, pois quem não se lembra de um jogo entre Vitória x Vasco que acabou em pancadaria, pura e simplesmente devido ao fato de a torcida do Vasco ser ALIADA da Bamor, e logo passa a ser inimiga da Imbatíveis. Vamos levantar o traseiro das cadeiras públicas e trabalhar, se não daqui alguns anos será proibida qualquer torcida de entrar no Barradão que não a do Vitória e qualquer outra que não a do Bahia entrar na Fonte Nova.

Não concordo com a direção do Bahia quanto ao assunto, mas entendo-a. Pois, a Polícia Militar no último clássico no Barradão tratou a torcida do Bahia como bichos, enquanto em Pituaço a torcida rubro-negra teve seu espaço de 10% aumentado, eu pergunto as autoridades, está certo isso? Enquanto esse tipo de coisa acontecer em Salvador, continuaremos sendo uma província no litoral brasileiro.

A PM deveria era verificar, e autorizar ou não com laudos técnicos sobre os estádios, e não por ser torcedor do Bahia que vocês irão ler isso agora, mas o que acontece no Barradão, beira o absurdo. Como gosto muito de futebol, já fui algumas vezes para lá sem ser em Ba-Vis, como em jogos contra o São Paulo, Palmeiras, Guarani sempre acompanhado de torcedores do Vitória, mas quando chego lá obviamente que minha religião chamada Bahaia, não me permite ficar na torcida vermelha e preta, e sigo para a torcida visitante. A torcida visitante tem uma placa gigante do lado de fora indicando onde a mesma deve adentrar ao estádio, e eis que quando você entra, sai no meio da torcida do Vitória (e agora parece que colocaram uma grade, parecendo um corredor polonês).

E, no jogo contra o Palmeiras que citei acima (o último que fui lá, e pretendo não ir novamente NUNCA mais), simplesmente começou uma briga entre as torcidas (a Mancha Verde é parceira da Bamor) e naquele cubículo destinado à torcida adversária, a torcida do Palmeiras ficou presa e acuada, enquanto a do Vitória ia, batia, voltava repetidamente. Obviamente me afastei da confusão o máximo que pude, mas não se pode fugir de objetos arremessados. E, simplesmente uma bomba caseira bateu na minha cabeça, e graças a Deus ela deu xabú, e não estourou, caindo pelas arquibancadas soltando fumaça.

Vocês, torcedores do Vitória vão pensar que é pura provocação, mas não é. E se vocês refletirem racionalmente, vão imaginar que todo jogo lá tem amigos seus que torcem pro adversário, talvez familiares, um tio, primo, irmão e talvez quem sabe um dia, um filho torcendo para o rival, e vocês não vão querer que uma bomba caseira, ou um pedaço de pau, ou uma barra de ferro ou quiçá uma bala de revólver bata na cabeça de uma dessas pessoas.

Sou contra a torcida única, mas sou contra também covardia que acontece no Barradão, e contra também o MP, a PM e a FBF quando fecham os olhos para esse tipo de situação. Talvez eles estejam esperando acontecer uma tragédia como a na combalida Fonte Nova, onde todos fecharam os olhos e o resultado foram 7 mortes e vários feridos.



Por Lucas França
Salvador

Deixe seu comentário