Vitória vence, se classifica, mas ainda precisa de triunfo no último jogo.

Mesmo jogando mal, principalmente na primeira metade do jogo, o Leão concretizou a classificação na fase inicial do Baianão com o trinfo diante do Juazeiro. A briga agora é pra conseguir a 2ª posição e garantir a vantagem nas semifinais, dependendo ainda de mais três pontos ou até mesmo um empate diante do Feirense, próximo domingo, no Barradão.

No primeiro tempo um verdadeiro deserto de emoções. Erros de passes dos dois lados, sem nenhum lance de perigo de ambas as equipes, salvo um chute de Stefan, que obrigou Renan a fazer uma defesa aos 23minutos. Realmente decepcionante, o meio de campo do Vitória muito distante do ataque e as laterais continuavam sem efetividade.

Já no segundo tempo, o treinador interino Ricardo Silva deu uma injeção de ânimo na equipe, conseguindo mudar a postura dentro de campo. Principalmente Pedro Ken, que voltou mais ativo na saída de bola do time e ajudando no ataque. Logo aos 3 minutos, Marquinhos, jogando mais avançado e visivelmente mais à vontade, driblou o zagueiro e chutou, mas Ezaul defendeu. Aos 8 minutos, Geovanni cruzou bola na área e Marquinhos, sozinho empurrou pro fundo das redes abrindo o placar. Aos 13 Victor Ramos tentou de voleio, mas a bola foi pra fora passando perto. Aos 22 minutos Romário chegou forte em Gildemar, recebeu o segundo amarelo e consequentemente o vermelho. No minuto seguinte, Stefan cobrou falta na área direto pro gol, Renan saiu na bola, mas recebeu falta de Gildemar, gol anulado acertadamente. Pra recompor o sistema defensivo, Ricardo Silva colocou Léo no lugar de Geovanni. Aos 34 minutos, Renan afastou mal a bola, e Araújo mandou pra fora com perigo. Aos 37 minutos Pedro Ken recolhe a bola e tocou de calcanhar pra Neto Baiano, ele tentou a finta mas foi derrubado por Araújo dentro da área, pênalti marcado pelo árbitro. Ele mesmo bateu e foi goleiro pra um canto e bola pro outro. Foi o 24º gol do artilheiro no Baianão 2012. Com o gol, o jogo ficou mais tranquilo pros visitantes, e aos 39 Neto Baiano, que já havia recebido o amarelo (foi o terceiro dele e consequentemente não jogará contra o Feirense) foi substituído por Dinei. Aos 43 minutos, Daniel do Juazeiro foi expulso por chutar Marquinhos e o jogo ficou mais tranquilo ainda mais pro Vitória e como Pedro Ken já tinha visto o amarelo, Ricardo Silva colocou Tartá em seu lugar no mesmo minuto. Não tinha tempo pra mais nada, fim de papo em Juazeiro, apesar do triunfo importante, o Vitória mostrou que pouca coisa mudou na forma de jogar do time.

Após o jogo, o treinador interino Ricardo Silva comentou sobre a mudança do time no segundo tempo:

- Valeu pelos pontos que conseguimos hoje, no primeiro tempo só marcamos, no intervalo falei com Pedro Ken e Geovanni pra se aproximarem mais no ataque, pra tocar a bola mais rápido, deu certo.


Neto Baiano cotinua na liderança da artilharia do Campeonato, agora com 24 gols. (Foto: ecvitoria.com.br)


No domingo (dia 15) o Leão decide em casa contra o Feirense a briga pela 2ª posição (o Feirense está a um ponto do Leão, com 39 pontos), até mesmo um empate pode garantir a vantagem nas semifinais.

Apesar do estado do gramado ser deprimente, o time de Ricardo Silva não teve muitas mudanças, nem na escalação nem na forma de jogar. Ainda com o meio de campo sem conseguir se aproximar do ataque, e sem os laterais efetivos no ataque, o equipe ainda continuava sem alternativas de jogadas. Na segunda etapa o gol madrugador de Marquinhos mudou o panorama do jogo, o Juazeiro tentou sair mais pro ataque e com a expulsão de Romário, os donos da casa até que apertaram, mas Pedro Ken fez uma excelente apresentação como o único meia de ligação e foi decisivo no jogo.

O Vitória agora dá um tempo no Baianão e na próxima quarta-feira (dia 11) visita o ABC-RN pela Copa do Brasil. Se conseguir ganhar por dois gols de diferença pode eliminar o jogo de volta, mas se continuar com essa má vontade de jogar, muito mal realmente, sem alternativas pra saídas de jogadas, principalmente pelas laterais, pode voltar de Natal com uma derrota pesada e não conseguir a classificação antecipada. Vamos ver se essa atitude dentro de campo é um reflexo de algum problema extracampo (se cogitou essa semana salários atrasados, o que deixou o elenco desmotivado), ou se isso é uma questão técnica dentro de campo. Uma coisa é certa, ou muda, ou o filme do fracasso de 2011 pode se repetir.

Assista os melhores momentos do jogo:



Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário