Bahia sofre até o final, mas consegue a classificação.

Neste domingo, o que todos esperavam não aconteceu, e a vaga do Bahia na final do Baianão 2012 veio depois de muito sofrimento. O Vitória da Conquista conseguiu se fechar na defesa e por muito pouco não ficou com a vaga na decisão.

O jogo começou a mil, com o time do interior partindo pra cima e quase marcando com menos de 1 minuto. Mas, foi só isso. Depois o Bahia dominou todo o jogo, com muita posse de bola, mas sem muitas chances claras de gol, o tricolor praticamente só teve chances de bola parada, com os escanteios cobrados por Gabriel e uma boa falta batida por Coelho.

Aí o Coelho se machucou(de novo), e para a surpresa de todos Fabinho entrou em seu lugar. Mádson vinha jogando enquanto Coelho estava machucado, e o jovem lateral estava em evolução, melhorando jogo a jogo, e o garoto não ficou nem no banco. Falcão depois explicou que Fabinho poderia exercer mais de uma função em campo, e o Mádson apenas como lateral, e por isso o garoto não foi pro banco.

O 1º tempo terminou 0x0 e a torcida logo se lembrou do jogo contra o Remo, e imaginou que quando o tricolor fizesse o primeiro, abriria a porteira, e iríamos golear em mais uma partida. Mas, o Conquista voltou mais fechado ainda e com um goleiro inspiradíssimo, pegando tudo. Falcão então colocou Júnior no lugar de Diones e não adiantou nada. E, depois em sua última cartada o técnico trocou Morais por Magno. Nada dava certo.

E, quando estavam todos desesperados, o Conquista perdeu um gol feito, o atacante Pantera que havia acabado de entrar, mandou na trave de frente com Lomba, e na volta ainda desperdiçou o rebote isolando a bola. Depois, quando Lomba foi para o ataque em um dos escanteios, o Conquista quase marca do meio do campo com Carlinhos.

Mas, aí veio a estrela tricolor, que brilhou mais uma vez. E em uma bola levantada na área por Gabriel, o gigante tricolor Rafael Donato, subiu mais do que todo mundo e mandou no cantinho, a bola ainda passou por Júnior e Souza que tentaram desviar, e talvez até tenham atrapalhado o goleiro com essa tentativa, pois o arqueiro adversário pegou bolas mais difíceis no jogo. A bola entrou e a galera ficou ensandecida no Pituaço.


 Rafeal Donato subiu e fez o gol de cabeça, sacramentando a classificação Tricolor. (Foto: ibahia.com)


Sobre o jogo destaco que Falcão errou para mim, ao não deixar o jovem Mádson no banco, pois com Coelho voltando de contusão e com o garoto em evolução, ele merecia esta vaga. Mas, Fabinho entrou e não comprometeu. Mais uma vez discordo de Falcão, mas desta vez por questão de preferência mesmo, pois eu começaria com Hélder de titular na vaga de Diones, já que o primeiro tem uma saída de bola muito melhor, e bate muito em na bola, com chutes de fora da área e bons cruzamentos. E além disso, ainda poderia melhorar o desempenho de Gerley, que fez uma partida muito discreta, chegando muito pouco ao ataque.

Morais mais uma vez errou muitos passes, e acabou irritando o torcedor, que chegou a ensaiar uma vaia quando o meia saiu, mas a Bamor (ainda bem, pois para mim ele é titular absoluto) calou as vaias gritando o nome do camisa 10. Souza teve muita dificuldade no seu retorno, pois foi um jogo atípico, onde o Conquista apenas se defendeu com muitos marcadores atrás. Lulinha ficou devendo, pois fez uma excelente partida contra a Lusa, e ontem produziu muito pouco, ele inclusive estará fora da primeira partida da final.

Foi sofrido? Foi. Não tanto quanto a outra semifinal, já que não teve gol no final, mas foi com dificuldade também que o Vitória se classificou. Mas, ainda bem que isso aconteceu, pois por todo o campeonato este ano a final tinha que ser um Ba-Vi. Agora é esperar que Falcão acerte o time, que vai ter a semana livre para o jogo do Barradão, enquanto o adversário recebe o Botafogo-RJ pela Copa do Brasil na quarta-feira.

Confira os lances da partida:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia)



Por Lucas França
Salvador

Deixe seu comentário