Treinador coloca time ofensivo e Vitória goleia o líder em casa.


Engasgado com o Bahia de Feira desde o ano passado, o Vitória conseguiu desbancar o líder e agora se tornou o único invicto do Baianão 2012. Com um futebol muito diferente do que foi apresentado nas últimas duas partidas, com melhor movimentação, mais volume de jogo no meio de campo e uma marcação mais forte, a equipe teve uma boa apresentação diante do Tremendão. A começar pela escalação. Cerezo é um treinador que tem como princípio colocar suas equipes com posturas ofensivas, e parecia que neste ano, tinha mudado de ideia, já que os três volantes passaram a predominar. Ontem por sua vez, a escalação me agradou, já que era evidente que Lúcio Flávio precisava de jogadores com mais velocidade ao lado dele, e com Mineiro como segundo volante, a equipe teria a velocidade que estava faltando na ligação e Arthur Maia ajudaria na armação das jogadas, dando uma dinâmica maior.


Dinei dedicou o gol ao filho que nasce na próxima semana. (Foto: ecvitoria.com.br)


No primeiro tempo os donos da casa só ameaçaram o time do interior com Neto Baiano, que inclusive marcou o gol, mas foi anulado por impedimento. Só aos 32 minutos de jogo, Mineiro encontrou Dinei sozinho na área e o atacante marcou seu primeiro gol após seu retorno, com um voleio no canto esquerdo do goleiro adversário. Logo em seguida, Arthur Maia fez jogada individual, driblou dois e foi derrubado na área. Pênalti cobrado por Neto Baiano que marcou o dele no jogo. O Bahia de Feira tentava levar perigo em jogadas de contra-ataque, aproveitando a velocidade de Mauricio, e em um cruzamento dele vindo da esquerda, Douglas saiu espanando a bola que sobrou pra João Neto de cabeça quase marcoar, esse que foi o único momento de perigo do time comandado por Arnaldo Lira. E depois, em outro ataque do rubro-negro, Lúcio Flávio sofreu falta, que ele mesmo cobrou, o goleiro Dionnatan, não conseguiu espalmar a bola que tocou na trave e nas suas costas, nesse bate e rebate, a sobra ficou com Uelliton, que sozinho com o gol aberto só teve o trabalho de empurrar e estufar a rede, sacramentando o 3 x 0.


Goleirão se atrapalhou todo e Uelliton só fez tocar pro funda das redes. (Foto:ecvitorianoticias.com)


Com o placar de 3 x 0, no segundo tempo o Vitória tranquilizou o jogo mais ainda, tanto que Cerezo colocou Marquinhos e Geovanni, no lugar de Lúcio Flávio e Dinei, pra ganharem mais ritmo, isso ajudou o toque de bola e a qualidade no ataque. O treinador do Bahia de Feira foi expulso aos 19 minutos por insistir nas reclamações como juiz, sobre faltas e ainda sobre a marcação do pênalti na primeira etapa. Lances de perigo que é bom somente com Mineiro aos 27, com um chute potente de fora da área e Neto Baiano que sozinho de cabeça, mandou por cima da trave. Já nos acréscimos da partida, Marquinhos cruzou e Neto Baiano ajeitou com carinho pra Arthur Maia acertar uma bomba no ângulo, encerrando o placar em 4 x 0.

Toninho Cerezo gostou da melhora da equipe mas acredita que pode melhorar:

- No jogo de hoje foi mais vontade do que futebol bem jogado. Houve luta e busca pelo triunfo, e isso é fundamental pra criar a personalidade dentro de campo, depois dos ajustes tudo muda, o que não pode faltar é vontade. Eles estão de parabéns.

Para concluir, ele falou da volta de Marquinhos, cobrou mais de Arthur Maia e elogiou Dinei e Gabriel:

- Marquinhos joga com alegria, desculpe pelo termo, o neguinho sabe se divertir com a bola, o Dinei que não é da posição tá correndo muito por ali e também jogou muito. Eu não posso deixar de destacar nossa defesa, Gabriel tava com vontade de jogar, e junto com toda a defesa, marcou em cima e forte, somado com os volantes que estavam em cima, correndo junto dos jogadores deles que vinham de trás. Eles jogam muito bem, correm muito, por isso tava sempre cobrando do Maia mais participação, ele mostrou hoje que pode ser titular pela técnica que tem, só precisa se apresentar mais.

Com o triunfo, o rubro-negro está na terceira posição com doze pontos, ainda invicto e no meio da semana enfrenta o Juazeirense dos atacantes Fábio Saci e Clodoaldo, em Juazeiro. Cerezo perde pra essa partida o lateral Wellington Saci que sofreu um entorse no joelho e Léo que viu o terceiro amarelo. Pro lugar de Saci, Elton, que também atua no lado esquerdo vai pro jogo e no lugar de Léo, se Romário não tiver condições, Dimas será mantido. Cerezo conta também com Dankler, que volta de suspensão. Já o Bahia de Feira, apesar da derrota continua na liderança da competição e enfrenta o Serrano em casa na próxima jornada.

Ontem quando eu vi a escalação de Toninho Cerezo eu realmente gostei da formação. Sempre gostei do Vitória jogando assim, com um volante segurando mais o meio e outro saindo mais pro jogo, isso ajuda os meias, e dá mais volume e velocidade nas chegadas ao ataque, enfim, muito mais opções. Tomara que ele continue nessa formação, com um time mais pra frente, sem ser demasiado conservador mas de uma forma prudente e compacta. Vamos aguardar também os reforços novos, que já estão em fase final de preparação, e como domingo que vem tem Ba-Vi, é provável que tenhamos algumas novidades pra quarta. Só não volte pros três volantes Cerezo, pelo amor de Deus.


Confira os melhores momentos da goleada:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia / SporTv)


Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário