Em jogo emocionante e com muitos gols, Vitória goleia América-MG no sufoco.


Com PC Gusmão como novo comandante no banco de reservas, o Vitória começou o jogo partindo pra cima do América-MG. Após perder um pênalti com Uelliton, despertando mais ainda a ira da torcida contra ele, o Leão conseguiu abrir o placar com Nino, mas logo em seguida cedeu o empate ao adversário. Na volta do intervalo, em um segundo eletrizante, Willie mostrou toda sua habilidade e marcou dois golaços após o de William de penalidade máxima, mas quem achava que o jogo estava ganho se enganou, o América-MG voltou a encostar no placar e o jogo ganhou ares de tensão, até que Nino novamente fez um belo gol e deu número finais à partida, colocando o Leão na vice-liderança, dois pontos atrás do Goiás e ainda com chance de ser campeão, restando apenas três partidas.

Logo na escalação, PC Gusmão preferiu escalar o time com a velocidade de Willie ao invés do jogo cadenciado de Eduardo Ramos. E logo aos 5 minutos, William recebeu na área, tentou finalizar e foi derrubado por Dudu, pênalti marcado corretamente pelo juizão. Uelliton correu, e adivinha o que aconteceu? Mandou pra fora para desespero da torcida. Aos 9 minutos, Elton tocou boa bola para Willie que chutou forte, mas a bola subiu muito. Aos 11 minutos, Nino tentou cruzamento pela direita a zaga cortou, o próprio Nino ficou com a sobra e chutou forte para abrir o marcador, 1x0. Após o gol e a pressão o Vitória segurou um pouco mais o ímpeto inicial, mas aos 17 minutos Marquinhos Paraná cruzou na cabeça do veterano Fábio Júnior, que desviou e conseguiu empatar a partida. Aos 19 minutos, Nino chegou pela direita e arriscou chute na sobra de um cruzamento, mas a bola foi pra fora. Aos 23 minutos Éverton chutou cruzado e Deola defendeu bem. No minuto seguinte, Éverton recebeu passe de Gilberto, mas Deola saiu bem e defendeu nos pés do atacante. Aos 30 minutos, William arriscou o chute de fora, mas Neneca defendeu com tranquilidade no centro do gol. No minuto seguinte, Michel ficou com a sobra na meia-lua e chutou forte, a bola passou à direita com perigo. Aos 33 minutos, Uelliton cobrou falta colocada, mas Neneca segurou a bola no centro do gol. Aos 40 minutos, Éverton tentou chute de primeira, mas Deola segurou para assegurar o empate no primeiro tempo.


 
Willie (de costas) e Nino foram os destaques do Vitória no jogo, marcando dois golaços cada um. (Foto: globoesporte.com)


Depois do intervalo o Leão veio com mudança, Uelliton ficou no vestiário para a entrada de Fernando Bob. Aos 2 minutos, Tartá cobrou falta sofrida por Elton, mas a bola foi direto pra fora. Aos 3 minutos, Nino arrancou em velocidade pela lateral e chutou, mas mandou por cima do gol. No lance seguinte de ataque, Willie recebeu bom passe de Tartá dentro da área, ele conseguiu o drible, mas Neneca foi no corpo do jovem da base e o derrubou, pênalti claro e infantil do goleirão. William foi para a cobrança e não perdoou, mandou a bomba no meio do gol e colocou o Leão na frente de novo. Aos 9 minutos, Rodriguinho tentou o chute colocado, mas Deola segurou tranquilo. Aos 11 minutos, William sentindo dores no joelho, deu lugar a Marquinhos. Aos 16 minutos Willie fez boa jogada individual pela esquerda e mandou a bomba, a bola foi morrer no fundo do gol de Neneca, um belo gol. No minuto seguinte, quando a torcida ainda comemorava o terceiro gol, Willie arrancou pela direita, deixou o zagueiro Dirceu todo torto, e na saída de Neneca deu uma cavadinha, encobrindo o goleiro, uma verdadeira pintura de gol, 4x1. Aos 20 minutos, Willie saiu aplaudido de campo e deu lugar para Arthur Maia. Aos 22 minutos, Marquinhos chutou colocado e a bola saiu tirando tinta da trave direita de Neneca. No minuto seguinte, Marquinhos arriscou o chute de novo, mas Neneca segurou firme no centro do gol. Aos 29 minutos, Nino chegou bem e cruzou na medida para Gílson, mas o lateral errou o chute e mandou pra fora. Aos 33 minutos, cruzamento de bola no ataque do América-MG, Deola tirou de soco, mas na sobra a bola ficou com Rodriguinho sozinho que chutou bem e diminuiu o placar. Aos 38 minutos, Rodrigo Pimpão entrou na área e foi derrubado por Michel, pênalti claro e bem marcado pelo juiz. Na cobrança Fábio Júnior mandou no canto direito de Deola e deixou o jogo mais emocionante ainda, 4x3. Aos 43 minutos, Arthur Maia chegou à frente com velocidade, puxou pra perna esquerda e chutou, mas a bola foi para fora. Aos 46, Nino arrancou pela direita, conseguiu passar pelo zagueiro Dirceu, entrou na área, fez o corte com a perna esquerda e deixou Neneca no chão e mandou a bola pra dentro do gol, sacramentando a partida e colocando o Vitória novamente na briga pelo título, agora somente dois pontos atrás do líder Goiás.

Ao fim da partida, PC Gusmão comentou sobre sua estreia no Vitória e do jogo emocionante:

- Trabalhamos muito o emocional dos jogadores, mas o jogo foi muito mais emocionante do que eu previa. Tentei com a substituição de Uelliton deixar Michel segurando mais o meio de campo do América-MG e isso fez efeito, melhoramos muito e conseguimos vencer. Mesmo sendo um jogo pra cardíaco, melhoramos muito, a velocidade de Willie e Tartá foi nosso diferencial hoje.

Agora o Vitória enfrenta o Guaratinguetá-SP em São Paulo, no próximo sábado às 15h20 (horário da Bahia). Para este jogo, PC Gusmão perdeu o destaque do jogo desta terça-feira, o jovem Willie, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Para sua vaga, Eduardo Ramos pode aparecer, ou se o treinador ainda quiser velocidade no meio de campo, Arthur Maia e Mineiro também têm chances de jogar.

Agora com 69 pontos o triunfo desta terça-feira foi de extrema importância, pra não dizer crucial, já que o São Caetano-SP, também venceu e continua a cinco pontos do Leão. Mas esta tranquilidade momentânea foi após o jogo, porque quem presenciou o jogo contra o América-MG ficou com o coração na mão. Com William e Elton no comando de ataque, PC Gusmão preferiu dar uma velocidade maior no meio com Willie e Tartá para alimentar os homens de frente. Com Rodrigo Mancha na defesa, que mais uma fez foi bem defensivamente, a pressão inicial do Leão foi constante, principalmente com os laterais apoiando muito, Nino inclusive deixou a marca dele duas vezes, mas numa bobeira lá atrás, Fábio Júnior empatou. O clima do primeiro tempo já estava meio tenso, principalmente quando Uelliton pegou a bola pra bater o pênalti e mandou pra fora. Muita coincidência, até porque ele não é o cobrador oficial, após tantas polêmicas e acusações por parte da torcida ele ter a coragem de pegar a bola e desperdiçar a chance. Tudo bem que após o gol de Nino a torcida deixou isso um pouco de lado, mas foi só sair o gol do América-MG, os constantes erros de passes do volante e o primeiro tempo terminar empatado, ele nem voltou pro segundo tempo, e já poderia receber férias antecipadas, assim como Ricardo Silva recebeu, se o contrato dele se encerra em dezembro, e ele provavelmente não vai renovar (se isso acontecer Alexi Portela estará assinando o atestado de incompetência e de amadorismo) pra que deixá-lo no time, percebam que quando saíram os gols, todo mundo foi comemorar com ele e não com a torcida muito menos com o novo treinador.

Com a entrada de Fernando Bob no lugar de Uelliton, Michel recuou um pouco mais e anulou as investidas de Rodriguinho, e a partir daí apareceu o bom futebol de Wilile, essas alterações tenho que dar o crédito à PC Gusmão, tudo bem que logo após o quarto gol ele colocou Arthur Maia (ele poderia ter segurado mais pro Vitória fechar o caixão do América-MG) e o time dormiu um pouco perdendo a velocidade no contra ataque e o triunfo pareceu ameaçado, mas Nino resolveu jogar bola e acabou marcando mais um belo gol. Ao contrário do que eu esperava, a partida foi com um bom nível técnico, e a formação do novo comandante mostrou que o time tem um poder ofensivo muito grande, e que isso tem que ser explorado para se tentar buscar o título. Fora a motivação, era visível que era necessário uma mudança no esquema de jogo. Infelizmente Willie cumprirá suspensão no próximo jogo, mas se PC quiser manter o mesmo estilo, Arthur Maia e Mineiro podem ser boas opções, ao invés de Eduardo “preguiça” Ramos, que já deveria também estar de férias antecipadas.

Agora que o triunfo devolveu a esperança que a torcida, diretoria, imprensa e os próprios jogadores tanto queriam, resta ao novo comandante manter seu padrão de trabalho e com mais alguns dias antes do confronto no sábado, tentar implementar mais um pouco sua filosofia de trabalho. O campeonato ficou aberto novamente com os empates de Goiás e a derrota do Criciúma-SC, portanto se o foco continuar assim, além do pensamento, buscando fazer mais gols que o adversário, o caneco da Série B voltou a ser um objetivo palpável, e se o Vitória vencer estas últimas três partidas então, o fim de ano pode ser melhor do que se vislumbrava no último mês turbulento de outubro.


Confira os gols da emocionante partida:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário