Jogo da vida: diante do Ceará, mais uma vez um ponto separa o Vitória da classificação.


Uma semana após o empate medonho, onde mais uma vez o acesso escapou por entre as garras do Leão, o Vitória terá seu último confronto da Série B, precisando somente de um empate contra o Ceará para subir para a Série A de 2013. E para garantir o tão sonhado retorno para primeira divisão, o treinador PC Gusmão perdeu algumas peças do time titular, como Gílson e Elton receberam o terceiro cartão amarelo e estariam suspensos e como estão no Vitória por empréstimo, eles já estão de férias e não defendem mais o rubro-negro, assim como Uelliton, que não renovará seu contrato e como já negocia com outro clube, também recebeu férias antecipadas. Com isso, Mansur assumirá a camisa 6 e na vaga de Elton, Tartá, Dinei, brigam por uma vaga no ataque ao lado de William, mas deve dar Dinei. Outra dúvida, desta vez por problemas físicos, é o volante Michel que ainda está com dores no joelho mas deve jogar nesta partida decisiva. As novidades na relação foram Esdras e Leílson, mas acredito que ambos serão cortados e nem no banco ficarão. O provável time titular contará com: Deola; Nino, Gabriel Paulista, Victor Ramos e Mansur; Michel, Fernando Bob, Pedro Ken e Willie; Dinei (Tartá) e William.


 
Dinei deve ser o titular ao lado de William no comando do ataque do Leão. (Foto: ibahia.com)

 
Confira a lista dos jogadores relacionados para a partida:

Goleiros: Deola e Douglas;
Laterais: Nino, Léo e Mansur;
Zagueiros: Victor Ramos e Gabriel;
Volantes: Michel, Fernando Bob, Mineiro, Rodrigo Mancha e Esdras;
Meias: Pedro Ken, Tartá, Leilson;
Atacantes: William, Willie, Marcelo Nicácio, Dinei e Marquinhos.

Sem sombra de dúvida, assim como disse Mansur no decorrer da semana, será a partida da vida do Vitória, e coincidência ou não, assim com em 2011, o que separa o Leão da Série A é um ponto. Mansur que além de ser o titular para este jogo, deve ser o reserva imediato de um novo lateral esquerdo para o ano que vem (espero que na Série A) ou se evoluir bem, quem sabe assume a camisa 6 em 2013. No meio de campo, assim como Gílson e Elton que estavam emprestados e já foram dispensados, acho que o mesmo poderia caber a Fernando Bob. Não vi o volante fazer absolutamente nada em nenhum momento no Vitória, e nesse jogo caberia muito bem colocar o garoto Mineiro, que vem jogando muito na Copa do Brasil Sub-20. Não queria falar sobre Uelliton, mas depois de suas besteiras desta semana serei obrigado. Após a saída de Carpegiani, critiquei o ex-treinador mas logo em seguida me retratei, não pelo que opinei sobre ele, porque acredito que o que ele queria realmente era ser cabine de emprego para seu filho, mas me retratei sobre o que ele falou da diretoria e de Uelliton em específico e dou razão ao treinador. E esta semana isso foi ilustrado nas atitudes do volante, sabendo que teria férias antecipadas, deu chilique, falando mal de Raimundo Queiroz, etc, etc, mais uma vez mostrando que ele fazia o que queria no Vitória. O pior de tudo, foi a direção deixar ele falar o que falou do clube, mas enfim Uelliton pra mim é passado e que os Deuses do futebol não girem o mundo para que ele retorne nunca mais.

Falando de futebol que o que interessa, este jogo com ares de tensão espero que seja com o Barradão lotado e será já que a carga máxima já foi vendida. Este negócio de não comemorar quando acabar o jogo e o time conseguir a classificação é uma simples bobagem, quem não comemorar o acesso do Vitória para a Série A, digo com todas as palavras, não quer o bem do Vitória e nunca foi nem nunca será rubro-negro de verdade, é preciso separar as coisas, podem não comemorar dentro do estádio, junto com os jogadores e a diretoria, aí tudo bem, mas fora, nas ruas da cidade o vermelho e preto tem que predominar. O objetivo principal do Vitória sempre foi o acesso, lógico que todos queriam ser campões, mas os jogadores, diretoria e até mesmo alguns torcedores (que perderam tempo pensando se colocariam uma estrela dourada ou prateada no escudo) perderam o foco no decorrer do ano. Tanto perderam o foco que hoje pensam em não comemorar caso o time suba, mas afinal qual era o objetivo no início da Série B, se eu não me engano ser campeão passou a ser objetivo quando se percebeu que poderia ser alcançado no decorrer da Série B, mas como algumas coisas falaram mais alto, só no Vitória para acontecer, um time onze rodadas sem perder, sete pontos de vantagem na liderança do certame, acabar o ano numa profunda crise. Pra mim uma simples palavra resume tudo: ingerência. Mas este é um tema para abordarmos na resenha de fim de ano, onde veremos fato por fato que deixou o Vitória acabar o ano afundado em problemas que ele mesmo criou.

Sempre nas últimas rodadas de campeonatos de pontos corridos, surge o assunto da mala de dinheiro que acontece entre os clubes, principalmente entre os que almejam algo ainda (tanto classificação quanto rebaixamento). Porém, não acredito que uma mala de dinheiro fará um time que não vence há oito partidas se tornar o Barcelona, mas no futebol tudo é possível, principalmente quando está envolvido dinheiro, só não acredito que o São Caetano-SP tenha tanto dinheiro assim para bancar uma motivação para o Ceará, tudo bem que existem alguns jogadores que podem trazer perigo, assim como Robert e Mota, além da velocidade de Apodi, mas é improvável. Uma coisa é certa, se o Vitória entrar no jogo pensando em empatar pode se arrepender, nunca vi o Vitória precisar empatar, jogar fechado e conseguir lograr o resultado, portanto o time tem que fazer o jogo dele, partir pra cima, abrir logo o marcador e dar a tranquilidade necessária, principalmente para a torcida, que caso algo de ruim aconteça fará uma pressão enorme. Peço para cada torcedor que vai ao Barradão, só vá para torcer, vibrar e comemorar, deixe pra protestar quando passar o dia, aproveite o momento e comemore o retorno de seu time do coração para um lugar onde ele jamais deveria ter saído. Aí sim, a partir de segunda ou até mesmo no domingo, e pode cobrar de mim também porque farei, vamos cobrar um time sem panelinhas, sem jogadores encrenqueiros que só pensem neles, vamos cobrar uma diretoria profissional, vamos cobrar uma democracia e principalmente vamos cobrar um tratamento de respeito com os torcedores, que estes sim merecem. Mas antes não esqueçam, temos noventa minutos pela frente, para ajudar nosso time a subir, e vamos fazer isso comemorando nossa classificação com toda a torcida junta.



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário