Vitória sai na frente do Joinville-SC, cede o empate no final e ainda depende de um ponto no jogo final contra o Ceará para garantir seu lugar na Série A em 2013.


Em um jogo fraco e sem qualidade, o Leão abriu o placar com William ainda no primeiro tempo, mas não soube aproveitar a vantagem e as oportunidades que teve para ampliar o marcador e no final do jogo acabou sofrendo o gol de empate do Joinville-SC, numa bobeira da defesa e deixou para o último jogo (quem diria) diante do Ceará no Barradão para assegurar sua vaga na Série A, dependendo somente de um empate, já que o São Caetano-SP empatou com o já classificado Goiás em casa.

Aos 4 minutos, Willie chutou cruzado, mas a bola passou direto pela linha de fundo sem perigo. Aos 9 minutos, Michel sentiu uma contusão e foi substituído por Rodrigo Mancha. Aos 12 minutos, Eduardo foi à linha de fundo e cruzou bem pra Lima tocar de letra, mas a bola caprichosamente passou pela linha de fundo e não entrou. Aos 14 minutos, Nino foi à linha de fundo e cruzou na medida pra Gílson chutar forte e a bola bateu na trave e saiu. Aos 18 minutos, Lima tabelou com Willian, mas o chute subiu demais. Aos 23 minutos, Pedro Ken cobrou falta, mas ela passou pra fora com perigo. No minuto seguinte, Pedro Ken de novo cobrou falta, mas Ivan segurou bem no centro do gol. Aos 27 minutos, bom passe de Gílson para William, ele entrou na área e bateu forte sem ângulo, mas a bola passou pelo goleiro e foi morrer mansamente no fundo gol, 1x0 pro Leão. Aos 31 minutos, Leandro Carvalho chutou de cara com Deola, mas Gabriel Paulista apareceu na frente e desviou o chute milagrosamente. Aos 39 minutos, Nino chegou em velocidade e chutou-cruzou por gol, mas a bola foi direto pra fora. No minuto seguinte, Glaydson chutou forte de fora, mas Deola segurou bem. Aos 45 minutos, Jailton chegou bem na gente, mas Deola saiu do gol e defendeu, assegurando a vantagem do Leão na primeira etapa.


Os jogadores comemoraram o gol de William, mas no fim o Joinville-SC conseguiu o empate. (Foto: atarde.com.br)


Na volta para o segundo tempo, logo no primeiro minutos, Willie chutou forte, mas a bola passou ao lado do gol de Ivan. Aos 8 minutos, de novo Willie arriscou de longe, mas Ivan segurou sem dificuldade. Aos 11 minutos, Fernando Bob chutou forte de longe e a bola passou com perigo pelo lado do gol. Aos 18 minutos, William saiu para entrada de Tartá. Aos 27 minutos, Ricardinho chutou da intermediária e a bola explode na trave direita de Deola, que perigo. No minuto seguinte, Jean Carlos chutou pro gol, a bola ia entrando, mas desviou em Gílson e saiu pra escanteio. Aos 30 minutos, Nino arriscou de fora, mas Ivan segurou. Aos 33 minutos, Willie saiu para entrada de Marcelo Nicácio (acreditem). Aos 40 minutos, Pedro Ken escapou da falta e entrou na área, no chute colocado Ivan foi na bola e desviou pra escanteio salvando o time da casa, se ele toca pra Willie era gol, o jovem da base estava sozinho do lado. Aos 43 minutos, Leandro Carvalho recebeu bom passe na entrada da área e chutou na saída de Deola e marcou o gol de empate, pra desespero de Leão. Um gol no finzinho do jogo, e o carimbo para a Série A será somente carimbado no último jogo do Leão frente ao Ceará no próximo sábado no Barradão.

No fim do jogo PC Gusmão falou sobre a atuação da equipe na partida:

- Mais uma vez fizemos um bom jogo, mas não conseguimos o resultado. Criamos chances, abrimos o marcador e no final cedemos o empate em uma bobeira nossa, mas só decidiremos o acesso na última partida, e espero poder contar com o apoio da torcida para fazer uma grande festa. Mesmo precisando somente do empate, vamos pra vencer.

Agora o Leão tem uma semana para se preparar para a última partida no próximo dia 24, às 15h20, diante do Ceará no Barradão, onde apenas um empate garante o Leão na Série A 2013. Para este jogo PC Gusmão perdeu Elton e Gílson pelo terceiro cartão amarelo e seus substitutos serão definidos no decorrer dos treinamentos.

O triunfo estava na mão, o acesso garantido com o empate entre São Caetano-SP e Goiás, porém mais uma vez o Vitória deixou tudo para a última rodada, e quando o torcedor escuta isso, já lembra de tantas imagens decepcionantes do passado que chega dá frio na barriga. Mesmo só dependendo de um simples empate, se tratando de Vitória tudo pode acontecer, se imaginarmos que a poucas rodadas a gordura era imensa, dez pontos separava o rubro-negro do quinto colocado, agora o Leão está anoréxico de tanta magreza e rezando para Ceará não complicar o jogo final, e se não subir em casa pode mandar fechar os portões do Barradão.

Se tratando do jogo, entra treinador e sai treinador, muda tática que depois volta a ser a mesma de sempre, mas a base do time continua a mesma, e o futebol também. Os mesmos problemas de saída de bola, que Fernando Bob não tem capacidade para sair jogando com a bola nos pés, que Elton na frente não consegue ao menos mostrar um pouco de vontade de marcar o gol, alterações mal feitas (como Nicácio pode permanecer no banco e Dinei voltar para Salvador, isso não tem explicação), o meio de campo ofensivo não consegue ter dinâmica com o ataque, e as oportunidades de gol que aparecem, é nítido o egoísmo de alguns jogadores, que ao invés de tocar para o companheiro marcar, preferem a finalização difícil e não a assistência. Mesmo com um gol chorado de William, e um jogo na sua grande maioria chato de assistir, o triunfo parecia que viria, mas o Joinville-SC criou algumas chances de gol e assustou Deola por diversas vezes, principalmente com Willian que deitou e rolou na defesa rubro-negra, o resultado disso foi um empate dramático no fim, e com a torcida rezando pra acabar o jogo para uma tragédia pior não acontecer.

O empate do São Caetano-SP deu um alento ao time, o Vitória ainda depende de si e o próximo encontro contra o Ceará (que já dispensou 16 atletas e está em clima de férias) PC Gusmão deve buscar a tranquilidade, porque a pressão vai ser grande a começar pela própria torcida do Vitória. É triste ver que tudo foi deixado para a última partida mais uma vez, mas temos que acreditar, não podemos pensar em passar mais um ano na Série B quando os olhos do mundo estarão no Brasil (com a Copa das Confederações e com a Copa do Mundo) e mesmo que isso se resolva na última rodada, com um empate de matar o torcedor do coração, nada mais importante do que subir para a Série A, e aí sim, começar a cobrar a direção atitude profissional, começar a dispensar jogadores sanguessugas que acham que o Vitória é deles, tudo isso será extremamente necessário pra que nunca mais se pense em Série B e principalmente para não correr o risco de subir e cair no mesmo ano. Mas ainda falta um jogo, e vamos pensar nele primeiro pra depois, no dia seguinte, pensar no futuro.


Confira os melhores momentos do jogo:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário