Com o Barradão lotado, Vitória consegue um pontinho contra o Ceará e está de volta para a Série A.


Com um público total de quase 38 mil torcedores, segundo maior de público na Série B deste ano (mas o Leão ficou com a melhor média com quase 17 mil torcedores por jogo), o Leão saiu na frente com William no fim do primeiro tempo com um belo passe de Willie. Tudo parecia que ficaria mais fácil na segunda etapa quando o Vitória ficou com um jogador a mais, porém parecia que a preocupação maior com o resultado já não exista, uma certa acomodação bateu e mais uma vez na jogada aérea o Ceará chegou ao empate. Mesmo com o gol sofrido, o gol adversário não apagou o brilho do acesso, e a torcida comemorou depois de dois anos o retorno do Vitória para a Série A do Brasileirão.

Logo aos 10 segundos de jogo, Nino levantou a bola pra Willie na frente, ele entrou na área de cara com o goleiro, mas ao invés de chutar tentou o drible e se jogou, o juizão foi na dele e assinalou a penalidade, mas o bandeirinha dedurou o jogador que recebeu o cartão amarelo. Depois disso o Vitória manteve uma pressão no ataque, mas William e Dinei foram pegos em impedimento por três vezes consecutivas. Somente aos 10 minutos o Vitória voltou a chegar com perigo, Dinei arriscou de longe, obrigando o goleiro Diónantan a mandar pra escanteio. Aos 13 minutos, Dinei recebeu bom passe de William dentro da área, mas o remate acertou a rede do lado de fora, iludindo a torcida que pensou que a bola tinha entrado. Aos 16 minutos, William recebeu dentro da área, de frente pro gol, mas o chute foi pra fora, o Vitória perdeu mais um gol. Aos 20 minutos, Pedro Ken cobrou falta sofrida por Nino ao lado da área, Dinei subiu sozinho, mas mandou o cabeceio pra fora, mais uma chance incrível desperdiçada pelo Leão. Aos 25 minutos, Leandro Chaves cobrou falta e a bola passou perto do gol de Deola.  Aos 36 minutos, Vicente cruzou bola na área e Robert completou por cima do gol. Aos 41 minutos, Robert ariscou o chute de longe, mas não assustou Deola. No minuto seguinte, William recebeu grande passe de Willie, entrou na área, bateu por baixo do goleiro e correu pro abraço, abrindo o placar pro Vitória. Aos 46 minutos, o goleiro Diónantan saiu errado, Dinei tentou de cobertura, mas Heleno desviou e assegurou a diferença mínima no placar.


William comemorou com os companheiros o gol que levou o Vitória de volta para a Série A. (Foto: ibahia.com)


Na volta do segundo tempo, logo aos dois minutos, Pedro Ken cobrou falta sofrida por Mansur na esquerda, mas Diónantan mandou para escanteio. Aos 4 minutos, escanteio para o Ceará, Mota subiu bem e Mansur salvou de cabeça praticamente em cima da linha. Aos 11 minutos, Magno cobrou falta direto pro gol e Deola segurou firme. Aos 13 minutos, Nino fez jogada individual pela direita, puxou pro meio e chutou, mas pegou fraco e Diónantan segurou fácil. Aos 18 minutos, contra-ataque do Vitória, Willie recebeu de Dinei e foi derrubado por Jaílton que já tinha cartão amarelo e foi expulso. Na cobrança de falta, Pedro Ken mandou pra fora. Aos 24 minutos, Vicente cruzou na área e Heleno de cabeça mandou pra fora, longe do gol de Deola. Aos 27 minutos, Mansur fez boa jogada pela esquerda e cruzou pra trás, Willie bateu rasteirinha e a bola tocou na trave. Aos 29 minutos, Michel saiu para a entrada de Rodrigo Mancha. Aos 34 minutos, bola levantada na área por Leandro Chaves e Heleno desviou pro fundo do gol, empatando a partida com um jogador a menos. Aos 35 minutos, William saiu para Leílson entrar no seu lugar. Aos 37 minutos, Mota tentou o chute de longe, mas mandou por cima do gol. Aos 45 minutos, Nicácio entrou no lugar de Dinei. Aos 46, Cruzameto na área de Apodi, mas Deola encaixou bem e assegurou o empate na partida, consequentemente o acesso do Leão para a Série A.

No fim do jogo PC Gusmão comentou sobre o acesso e sua possível permanência em 2013:

- O sentimento agora é de felicidade e dever cumprido, mas não conseguiríamos sem os outros treinadores que passaram por aqui, devo isso a eles e deu minha parcela de contribuição também. A ansiedade era grande mas agora é o momento de comemorar. Sobre 2013, os árabes pararam de ligar e eu também não liguei porque estava focado na subida, existe uma possibilidade, mas vamos conversar.

O elenco do Vitória agora entra de férias, os jogadores que estavam emprestados voltam aos seus respectivos clubes (os emprestados pelo Vitória voltam à Toca também) e os que se encerram o contrato ficarão livres, como não se sabe ainda sobre as possíveis renovações, logo teremos notícias, já que dezembro o mercado de transferências começa a se aquecer novamente. O Leão volta à campo agora somente no dia 20/01, quando enfrenta o América-RN na rodada inaugural da Copa do Nordeste já em 2013.

O Vitória parecia realmente estar mais preocupado em não perder o jogo do que vencer, analisando a primeira etapa, quando logo aos dez segundos Willie optou em simular o pênalti ao invés de fazer o gol e as outras quatro chances claras de gol que foram desperdiçadas, já se esperava um jogo desse jeito. O Ceará nitidamente não estava preocupado com a partida, e bastava o Vitória ir pro ataque que criava jogadas perigosas. Mesmo Michel errando muitos passes no meio e Pedro Ken sumidaço, Willie sempre que estava com a bola nos pés era perigo, tanto é que o gol foi assistência sua. O que ilustrou bem essa falta de agressividade dos jogadores, foi após a expulsão do jogador do Ceará, o Vitória poderia muito bem acabar logo com o jogo, fechando o caixão e o acesso, mas ficou atraindo o adversário, e mais uma vez na jogada aérea sofreu o gol e trouxe mais apreensão e tensão para a partida e para maior agonia dos torcedores, mas graças a Deus no fim tudo deu certo e a torcida pode comemorar, soltar o grito e extravasar.

Realmente, a quem vou parabenizar é a torcida, que fez uma festa maravilhosa e mostrou que o mais importante de tudo é o clube que nós amamos tanto, o momento é de celebração, o trabalho de cobrança e fiscalização será em outro momento. Mas esta última partida mostrou que com este elenco que o Vitória tem hoje, na Série A será necessário mudanças, e ainda bem que teremos a Copa do Nordeste em 2013, uma competição de um nível técnico maior, e já poderemos ver o nível da equipe.

Agora torcedor, vamos celebrar, passamos dois anos de angústia, em 2011 ficamos fora por um ponto, e este ano conseguimos subir por conta de um triunfo a mais, não tinha como não ser sofrido, ontem ao sair do Barradão ouvi um torcedor comentar com outro, que torcedor do Vitória não precisa de cardiologista, e ontem se viu que isso é uma verdade. Tudo bem que em 2013 muita coisa tem que mudar e vai mudar, mas a festa de ontem vai se arrastar até o fim do ano, e ver a torcida feliz e o time voltando para onde nunca deveria ter saído, é muito gratificante. Portanto torcedor, vamos colocar as bandeiras nas janelas, nos carros, sair na rua vestidos de rubro-negros, porque esse momento é nosso, voltamos pra Primeira e nunca mais vamos sair.


Confira os melhoresm momentos da partida:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário