Oitavas-de-final da Liga dos Campeões da UEFA 2012/2013


A fase de mata-mata da competição de clubes mais importante do mundo terá início no dia 12 de fevereiro, próxima terça-feira e o Resenhas de Boleiros não ficará de fora da festa.


Para os clubes europeus, esta taça vale mais que qualquer outra. (Foto: uefa.com)


Inicialmente, faremos análises e previsões de cada confronto. Após os jogos, publicaremos resenhas das partidas mais importantes, além de comentários sobre os outros embates.

Foram classificados para as oitavas-de-final da Champions League os campeões e vice-campeões dos oito grupos da fase inicial. Como costuma ocorrer, a competição contabilizou algumas zebras, que eliminaram muito cedo favoritos à taça, ou acabaram por gerar confrontos imperdíveis já no início dos playoffs.

CURIOSIDADE: A Liga dos Campeões não define todo o seu chaveamento logo no início da competição, como ocorre por exemplo na Copa do Mundo. Após a primeira fase, é realizado o sorteio das oitavas nos seguintes termos: primeiros colocados dos grupos enfrentarão sempre os segundos colocados de outros grupos, desde que não sejam do mesmo país. Caso seja sorteado um confronto entre o primeiro e o segundo colocado do mesmo grupo, ou o sorteio defina adversários da mesma nação, será novamente realizado. Após o término das oitavas-de-final, é feito o novo e aguardado sorteio das quartas-de-final, desta vez com chaveamento definido até a final, com a possibilidade de encontro de equipes do mesmo país.


Os gigantes Manchester City e o atual campeão Chelsea não passaram da fase de grupos. (Foto: uefa.com)


As principais decepções da fase de grupos foram equipes inglesas. O atual campeão europeu Chelsea não conseguiu a classificação em um grupo que contava com a Juventus (ITA), o Shakhtar Donetsk (UCR) e o Nordsjaelland (DIN). O time, que se reforçou bastante para a temporada (chegaram nomes importantes como o brasileiro Oscar e o belga Hazard), apresentou problemas de entrosamento, acabou por demitir o técnico Roberto Di Matteo e perdeu a segunda vaga do grupo vencido pela Juve para a equipe do Shakhtar, repleta de brasileiros, que tem cultivado uma recente tradição de sucesso nas competições continentais. O outro clube que surpreendeu negativamente foi o campeão inglês Manchester City. A equipe milionária caiu, pelo segundo ano consecutivo, no chamado “grupo da morte”, onde não conseguiu sequer um triunfo. Foram três empates em casa, três derrotas fora e até a classificação à Liga Europa foi perdida para o Ajax (HOL), no grupo vencido pelo forte Borussia Dortmund (ALE), que desbancou o espoanhol Real Madrid (2° colocado).


O experiente Joaquín é um dos destaques da equipe espanhola do Málaga. (Foto: malaga.es)


Foram agradáveis surpresas a boa equipe do Málaga e o tradicional Celtic Glasgow. O “novo rico” do futebol da Espanha não sentiu a pressão da sua primeira Uefa Champions League e venceu o grupo do renovado Milan (2° classificado), que ainda contava com o bicampeão russo Zenit. O Celtic endureceu os dois jogos contra o todo poderoso espanhol Barcelona, contando com grandes exibições do goleiro grandalhão Foster, tendo perdido no Camp Nou só nos descontos e arrancado triunfo histórico em Glasgow. O Benfica (POR) era a equipe apontada como favorita à segunda vaga no grupo.

Os confrontos ficaram assim definidos:

Paris Saint-Germain (FRA) x Valência (ESP)
Juventus (ITA) x Celtic (ESC)
Borussia Dortmund (ALE) x Shakhtar Donetsk (UCR)
Manchester United (ING) x Real Madrid (ESP)
Schalke04 (ALE) x Galatasaray (TUR)
Málaga (ESP) x Porto (POR)
Bayern Munique (ALE) x Arsenal (ING)
Barcelona (ESP) x Milan (ITA)

Quatro equipes espanholas, três alemãs, duas inglesas, duas italianas, além de representantes únicos de França, Portugal, Escócia, Ucrânia e Turquia. Promessa de grandes jogos, com dois importantes clássicos do futebol europeu já definidos: Manchester United x Real e Milan x Barça.

Previsões dos confrontos:

PARIS SAINT GERMAN x VALÊNCIA

Os franceses são os novos milionários do futebol europeu. O elenco estelar se comportou muito bem na primeira fase e tem a melhor defesa da competição, contando com os brasileiros Tiago Silva, Alex e Maxwell, além, é claro, do campeoníssimo e retranqueiro Carlo Ancelotti no banco.E na frente? Bem... Pastore, Lavezzi, Lucas e principalmente Ibrahimovic. Tá bom? A equipe de Paris pode contar´ainda com a experiência de David Beckham, campeão em 1999 e recém-contratado. O Valencia vem se recuperando no Espanhol, após péssimo começo que levou à demissão do técnico Pellegrini. Tem história na Champions (bem mais que o PSG) e conta com uma equipe que pode levar perigo. O primeiro jogo é no Mestalla.

Favorito: Paris Saint-Germain

JUVENTUS x CELTIC

A  Juve está na sua melhor fase em muito tempo. A renovada equipe tem nas figuras dos tetracampeões mundiais Pirlo e Buffon seus nomes mais tarimbados. Mas os atuais campeões italianos invictos têm muitos outros trunfos, como o ataque do ótimo baixinho Giovinco e do artilheiro Matri. O velho Nicolas Anelka foi inscrito na janela de transferências de janeiro e também estará disponível. A surpresa Celtic, que fez partidas monumentais contra o Barça, deverá contar com a força de sua torcida (que conta com o sempre presente cantor Rod Stewart) e da sua defesa, capitaneada pelo bom goleiro Foster. A primeira partida será em Glasgow.

Favorito: Juventus

BORUSSIA DORTMUND x SHAKHTAR DONETSK

O Borussia é um belíssimo time. O campeão europeu é o atual bicampeão nacional alemão e este ano não tem mais o que fazer no nacional, pela larga frente do Bayern. O foco deverá ser a Champions. Chama atenção o ataque dos velozes e habilidosos Marco Reus e Mario Gotze, que municiam muito bem o polonês Lewandovski. O time todo é forte e conta com o apoio de uma das torcidas mais fanáticas da Europa. O Shakhtar tem um time cheio de brasileiros, mas perdeu o  principal: Willian foi para o futebol Russo, em transação de altas cifras. O time se envolveu na polêmica da falta de fair play de Luiz Adriano e ganhou a antipatia de muitos. Neste confronto o bom time ucraniano é o azarão. Ao seu favor a experiência recente na Europa.

Favorito: Borussia Dortmund

MANCHESTER UNITED x REAL MADRID

Tirem as crianças da sala! Aqui o bicho vai pegar. Sem dúvidas é o confronto mais esperado das oitavas-de-final. O United fez seu dever de casa. Caiu num grupo relativamente fácil e o venceu, apesar de alguns percalços. Robin Van Persie está em grande fase e forma dupla de ataque badalada com o guerreiro Wayne Rooney. O time é muito equilibrado, apesar de seu goleiro De Gea não inspirar nem de longe a confiança dos seus antecessores Van der Sar e Schmeichel (ambos campeões europeus com os “diabos vermelhos”). O Manchester é líder absoluto do forte campeonato inglês e vem cheio de moral para o confronto. O Real vê o Barcelona com a taça de La Liga nas suas mãos. O seu fantástico elenco deverá investir tudo na Champions. Na primeira fase, foi segundo colocado no seu fortíssimo grupo e tem já agora um dos favoritos ao título. Seu time dispensa comentários, notadamente do meio pra frente. Comandada por Cristiano Ronaldo, a equipe se dá ao luxo de manter jogadores do quilate de Modric e Kaká no banco. Tem ainda Ozil, Di Maria, Benzema, Higuaín e o jovem Callejón. No banco, Alex Ferguson x José Mourinho. Imperdível. O jogo inicial é no Santiago Bernabeu.

Favorito: pela fase atual, Manchester United

SCHALKE04 x GALATASARAY

Gosto do Schalke. Não foi à toa que venceu o grupo do Arsenal. Tem jogadas muito fortes pelo lado do campo com Affelay, Draxler e especialmente Farfán. Na frente, Huntelaar trombando e fazendo os seus. Este confronto me soava como barbada, mas o Galatasaray pirou de vez na janela de transferências. Trouxe “só” Didier Drogba (jogador que definiu a UCL passada) e Wesley Snejder. Até a chegada deles, um dos donos do time era Filipe Melo (aquele mesmo). Se eles se adaptarem logo e estiverem bem fisicamente, o favoritismo pode mudar de lado. O atacante Ylmaz divide a artilharia da copa com Cristiano Ronaldo, apesar do baixo rendimento geral do ataque turco.

Favorito: Schalke 04

MÁLAGA x PORTO

O primeiro jogo nas Antas vai dizer muita coisa sobre este confronto. Será que o Málaga vai continuar sem medo de cara feia? Na primeira fase venceu o grupo que tinha o Milan. Agora encara o bom time português, atual campeão nacional, de muito mais tradição que os espanhóis. Acho que a equipe malagueña, pelo bom plantel que formou merece este avanço. O destaque do Porto é a dupla colombiana Jackson Martínez (artilheiro do time na competição) e James Rodriguez. Pelo lado espanhol, há uma boa mescla dos experientes Joaquín e Eliseu com o jovem Isco. Lugano foi contratado e reforçará a defesa. Os atacantes de ofício ficaram devendo na primeira fase: Saviola fez apenas um gol e Roque Santa Cruz passou em branco. Júlio Baptista volta de contusão e pode ser usado.

Favorito: Málaga

BAYERN x ARSENAL

Fico pensando na tristeza dos dois técnicos. Eu não iria querer enfrentar nem um time nem outro nesta fase. O Bayern, junto ao Barcelona, é o time que joga o mais impressionante futebol do mundo neste momento. É líder isolado na Alemanha, vence seus jogos quase sempre convencendo. Tem no seu meio campo uma dupla fantástica: Toni Kroos e Schweinsteiger. Na frente: Robben, Ribery, Muller, o artilheiro croata Mandzukic e Mário Gómez. No gol Neuer (que caiu um pouco de rendimento, mas é uma referência), na lateral direita Lahm. Um timaço! A zaga preocupa um pouco, mas a boa fase de Dante deve ser considerada. O Arsenal é um time em formação. Aliás, tem sido assim nos últimos anos. Perdeu Van Persie para o Manchester, mas recebeu os bons reforços de Cazorla, Podolski e Giroud. No banco, o eterno Arsene Wenger vai tentar fazer seu time implementar o jogo de toque de bola que caracteriza os londrinos, mas vai ser difícil dominar o meio-campo contra os alemães. Apesar da fragilidade defensiva que tem demonstrado (mesmo com bons jogadores no setor), o Arsenal é muito perigoso. Mas o Bayern é bem mais time.

Favorito: Bayern

BARCELONA x MILAN

Um time pronto que voltou a jogar seu melhor futebol contra um time em formação. A camisa dos italianos é daquelas que costuma entortar varal, mas o time não inspira a confiança. Ainda mais porque é o Barcelona do outro lado. E o Barcelona dominando a Espanha como aconteceu duas temporadas atrás. Messi segue em busca dos recordes e Iniesta tem jogado um absurdo no Campeonato Espanhol. A força do time dispensa comentários. Pelo lado milanês, muita gente vai querer mostrar serviço, mas me parece que falta brilho. É bom lembrar que o maior reforço recente do time, o atacante Mario Balotelli, não poderá atuar por já ter jogado pelo Manchester City nessa edição da Champions.

Favorito: Barcelona



Por Diego Cabús
Salvador

4 Responses so far.

  1. Lwks says:

    Seja bem-vindo Diego Cabús, muito bom texto e análises. Meus favoritos são os mesmos, inclusive com a ressalva no confronto Manchester United x Real Madrid. Grande texto e grande abraço!!!

  2. Cabús, ótimo texto, só falta o Celta retornar para a a maior competição da Europa. Mas vai dar Arsenal, Porto e Shakhtar na cabeça.

  3. Lwks says:

    Sai daí Hermes, errou os 3...

  4. juba says:

    Palpitei com o coração. Mas quase o Arsenal brocava

Deixe seu comentário