Vitória vence o Ceará fora de casa e amplia vantagem para o jogo de volta.


Mesmo jogando fora de casa e com a torcida adversária ajudando a pressão do Ceará, o Vitória soube aproveitar as oportunidades que teve diferente dos donos da casa e voltou com uma vantagem maior para a partida de volta no Barradão. Destaque para a estreia com gol de Escudero e pra boa atuação de Deola que fechou o gol e ainda defendeu um pênalti na partida.

No início do jogo Caio Jr. surpreendeu a todos com a escalação de Cáceres no time titular. Com o time ainda desentrosado, o jogo ficou truncado e o Ceará tentou colocar pressão no jogo, mas era pouco efetivo no ataque. Somente aos 12 minutos o primeiro lance de perigo, Magno Alves recolheu a bola na área e chutou fraco pra defesa de Deola. Aos 20 minutos, Magno Alves arriscou o chute de longe, a bola desviou na zaga e foi pra escanteio. Aos 26 minutos, Nino tabelou com Nicácio, mas na hora do chute ele mandou pra fora. Aos 29 minutos, Cáceres avançou pela direita, passou por dois defensores do Ceará e mandou na cabeça de Cajá que mandou pro fundo do gol, abrindo o marcador pro Leão. Com o gol o Vitória esfriou as ações do Ceará e consegui manter a vantagem. Somente aos 44 minutos, Magno Alves driblou David Braz dentro da área, mas na hora do remate acertou na rede pelo lado de fora, a torcida até que pensou que a bola tivesse entrado, mas o Leão foi para o vestiário vencendo pelo placar mínimo.



Mais uma vez decisivo, Deola fez uma boa partida e assegurou a diferença de dois gols pro Vitória. (Foto: ibahia.com)

Na volta para o segundo tempo, Caio Jr. colocou Cardoso no lugar de Mansur para reforçar a marcação no setor esquerdo. Logo no primeiro minuto, Ricardinho cobrou falta, Deola deu rebote, mas Nino chegou antes de Gerley e cortou o lance. Aos 6 minutos, Magno Alves tabelou com Gerley, mas chutou pra fora. Aos 13 minutos, cruzamento de Gerley, mas Deola se antecipa a Anselmo e segura firme. Na sequência da jogada, chutão do goleiro para o ataque, Nicácio raspou de cabeça e Cajá com um belo toque deixou a bola com Escudero que com um toque de leve deixou o zagueiro na saudade e de cara com Fernando Henrique tocou com categoria pro fundo do gol, ampliando o marcador para o Leão. O gol foi um balde água fria para a torcida do Ceará, mas o time continuou partindo pra cima e buscando pelo menos diminuir o placar. Aos 15 minutos, Ricardinho tentou o chute da meia-lua, mas Deola segurou bem. Aos 16, Maxi Biancucchi entrou no lugar de Escudero. No minuto seguinte, levantamento de bola no ataque do Ceará, Cacéres disputou com Lulinha que se atirou no chão, o juiz foi na onda dele e marcou pênalti. Na cobrança, Magno Alves partiu para o remate, mas Deola foi no canto certo e espalmou, no rebote Ricardinho tentou de novo, mas Deola novamente defendeu, agora com os pés e mandou pra escanteio evitando o gol. Aos 22, Nicácio saiu para a entrada de Marquinhos. Aos 24 minutos, Rodrigo Mancha arriscou uma bomba de fora, mas a bola caprichosamente acertou a trave, quase um golaço. Aos 37 minutos, Magno Alves recebeu boa bola pela esquerda e chutou forte, Deola fez grande defesa, no rebote Rafael Cruz sozinho e com o gol aberto mandou pra fora, para a sorte do Leão. A partir daí o Vitória se segurou na defesa e só esperou o apito final para comemorar um importante triunfo fora de casa.

Depois do grande resultado em Fortaleza, Caio Jr. comentou sobre o jogo:

- Estudamos o adversário e para nossa felicidade conseguimos mandar a campo a melhor formação e vencemos a partida. Não foi uma grande partida tecnicamente, mas fomos eficientes e aumentamos nossa vantagem, o que será importante no jogo de volta. No fim prevaleceu o resultado e principalmente a estrela de Deola que nos ajudou muito no jogo.


O Leão recebe agora o mesmo Ceará na partida de volta, domingo às 16h no Barradão. Para este jogo o treinador pode contar com o retorno de Neto Coruja e espera também contar com Victor Ramos, que já está regularizado. Além disso, o Leão pode perder até por um gol de diferença que se classifica para a semifinal do Nordestão.

Um grande resultado conquistado pelo Vitória e um grande passo dado para conseguir a classificação no Nordestão, esse é o resumo da obra na última quinta-feira do Leão. A surpresa boa foi a estreia do paraguaio Cáceres, principalmente porque mostrou que Caio Jr. estudou a maneira de jogar do adversário e adaptou o esquema para surpreender e conseguiu. A variação que o treinador do Leão fazia ora num 4-2-3-1 quando Cáceres fazia o papel de meia direita, com Escudero aberto pela esquerda e Cajá centralizado, ora com um 4-1-2-1-2 losango, com Escudero fazendo o papel de segundo atacante ao lado de Nicácio e Cáceres ajudando Luís Alberto na saída de bola, fez com que o Ceará ficasse muito mais preocupado com o jogo do Vitória, principalmente no contra-ataque. Apesar disso, acredito que ainda falta entrosamento à equipe, porém mesmo sofrendo com as investidas do Ceará durante boa parte do jogo, o conjunto mostrou uma maturidade e evolução em saber aguentar essa pressão e teve sangue frio quando precisava, matando o jogo nas poucas oportunidades que teve. Esse crescimento é visível, mas a Não será de uma hora pra outra que isso vai se consolidar, esse é um processo gradativo.

Destaque para Cáceres que demonstrou a boa técnica que vi nas suas partidas quando ainda atuava no Cerro Porteño-PAR e Escudero, que ainda sem ter ritmo de jogo e sem estar 100% fisicamente, deu uma esperança ao todos pela boa atuação e seu diferencial. Outro que não posso deixar de comentar e que foi fundamental para o resultado foi Deola, que além do pênalti defendido (aliás ele está se tornando especialista nisso, e com a ajuda e informações sobre os batedores da equipe que ele vai enfrentar), fez mais uma grande atuação e continua passando confiança, sobretudo para os torcedores. Outros que estrearam foram Maxi, que entrou para dar mais preocupação nos contra ataques e conseguiu já que que a mobilidade é uma característica dele e a movimentação, vamos aguardar se ele mostra ainda mais futebol, e Cardoso, que entrou na lateral para ajudar na marcação na vaga de Mansur e conseguiu, só espero ainda ver uma defesa que passe mais tranquilidade e que não dependamos tanto de boas atuações de Deola.

O mais importante além do resultado é Caio Jr. conseguir manter o mesmo pensamento para a próxima partida, até porque ainda não está sacramentada a classificação e conseguir transparecer isso para os atletas é importantíssimo. Além da mesma pegada no próximo jogo, a torcida deve comparecer e já nesse jogo encher o Barradão, porque o time está mostrando evolução, agora cabe a torcida fazer a parte dela com uma grande festa domingo.


Confira os gols do Leão no jogo:


 Créditos do vídeo: http://br.esporteinterativo.yahoo.com/ (Tv Esporte Interativo)


Veja também a grande defesa de Deola no pênalti cobrado por Magno Alves:


 Créditos do vídeo: http://br.esporteinterativo.yahoo.com/ (Tv Esporte Interativo)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário