Nas quatro primeiras partidas das oitavas-de-final da Liga dos Campeões, nenhum time da casa conseguiu abrir vantagem para o segundo confronto. Dessa forma, os campeões dos grupos na primeira fase seguem mais fortes para os jogos decisivos, a serem realizados em seus domínios, nos dias 05 e 06 de março.

Valência 1 x 2 Paris Saint-Germain

No Mestalla, o Valência ficou demais com a bola, trocando muitos passes no campo de ataque. Mas quem finalizou mais e levou maior perigo ao gol foi a equipe francesa.

Logo aos 8 minutos, o brasileiro Lucas mandou um chutaço de fora da área, que explodiu na trave. Na sequência do lance, tabela argentina entre Pastore e Lavezzi, que se livrou bonito do zagueiro e mandou uma cassetada: a bola passou pelas mãos do goleiro Guaitá (Diego Alves não foi escalado) e estufou as redes.

O Valência mantinha a bola em seus pés, mas pouco finalizava. Já o PSG vinha sempre com perigo, principalmente com Lucas caindo pela direita. Foi assim que saiu o segundo gol da equipe francesa. Aos 41 minutos, o brasileiro deixou o mexicano Guardado sentado e cruzou na medida para Pastore finalizar. A bola passou entre as pernas do goleiro. PSG 2x0.

No segundo tempo, Carlo Ancelotti recuou ainda mais a equipe francesa. O brasileiro Lucas foi sacado logo aos 8 minutos, após torcer o pé. Entrou o meia Chantome, reforçando a marcação pela direita.

Os espanhóis seguiram pressionando, mas com toques curtos nada conseguiam, em grande parte pela boa atuação de Matuidi e Verrati. Em um cruzamento, Valdez (que substituiu o brasileiro Jonas) ganhou de Alex e finalizou na rede pelo lado de fora. O PSG ameaçou em linda tabela de Ibrahimovic e Chantome, com o sueco finalizando para bela defesa de Guaitá.

O 2x0 se mantinha no placar, apesar de uma certa pressão dos espanhóis. Já nos descontos, porém, Tino Costa bateu falta fechada, a defesa não cortou, Sirigu não saiu e o francês Rami diminuiu para o Valência.

Para completar a renovação das esperanças dos donos da casa, Ibra entrou de sola em Guardado e foi expulso. Desfalque importante para os parisienses.

No fim das contas, o excelente resultado teve um sabor meio amargo para os franceses. Ainda assim, o PSG confirmou o favoritismo e está perto das quartas-de-final.



Lavezzi comemora o primeiro gol dos franceses; Ibra foi o vilão da noite. (Foto: uefa.com)


Juventus goleia Celtic fora de casa

No outro jogo da terça-feira, um gol relâmpago da Juve desmontou todo o planejamento escocês. Matri aproveitou longo lançamento do zagueiro Peluso e tocou na saída de Foster. Com o gol, o Celtic avançou sua equipe e a Juventus aceitou a pressão. Foram muitas bolas alçadas na área, mas pouco perigo real ao gol de Buffon. A ausência do grego Samaras no comando de ataque foi sentida pelo time de Glasgow. No segundo tempo, o panorama do jogo pouco se modificou. Aos 32 minutos, Matri fez belo passe de primeira para Marchisio, que fintou bonito o zagueiro e finalizou na saída do goleiro. No fim do jogo, aproveitando passe de Marchisio, Vucinic fez 3x0, praticamente selando a classificação dos italianos.

Manchester consegue empate contra o Real: 1x1

No duelo mais esperado da semana, o Real Madrid impôs ao Manchester um ritmo muito forte. Os ingleses, porém, se portaram bem defensivamente e saíram da Espanha com um empate precioso.

O Manchester entrou com uma formação de ataque bem diferente. Rooney atuou pela meia direita, mais recuado que de costume. Welbeck mais avançado e centralizando. Van Persie saia bastante da área, buscando a ponta esquerda. Por vezes mudava de posição com o bom japonês Kagawa (que hoje esteve apagado), o deixando mais à frente. Com a marcação pressão dos espanhois, seus alas e volantes pouco iam ao ataque.

Pelo Real, o meio-campo esteve muito avançado. Xabi Alonso como 1º volante passava bem a bola, enquanto Khedira avançava mais e levava perigo. Di Maria aparecia mais pela direita, trabalhando com Benzema (que sumiu boa parte do jogo). Pela esquerda, chegavam do centro Ozil (que levou  vantagem sobre Rafael) e Cristiano Ronaldo. Coentrão também apoiou bastante. Os madrileños trocavam de posição com frequência e pressionavam. No gol, Lopez substituiu o contundido Casillas.

Nos primeiros minutos, Di Maria mandou chute perigoso de longe: a bola passou à direita do goleiro. Coentrão chegou ainda mais perto. Pegou um rebote da defesa com a perna direita para bela intervenção de De Gea. A bola ainda bateu na trave.

Aos 19 minutos, em um dos primeiros ataques do time inglês, Rooney bateu escanteio, Sergio Ramos vacila na marcação, Lopez não sai e Welbeck faz de cabeça. United 1x0.

O Real seguia melhor. Cristiano Ronaldo começou a aparecer mais decisivamente. Com 27 minutos, protagonizou um lance que só ele e poucos mortais conseguiriam. Bateu uma falta com a perna direita, acertando a barreira. No rebote, emendou uma pancada de perna esquerda passando perto do gol. Dois minutos depois, Di Maria cruzou pela esquerda (em uma das poucas vezes que caiu por este lado na 1ª etapa), Cristiano Ronaldo subiu bonito e empatou de cabeça. O português não comemorou o gol em respeito ao seu ex-clube.

O Manchester não se abateu e quase desempatou aos 33 minutos.  Kagawa trocou passes com Van Persie pela esquerda, o holandês cruzou fechado e Wellbeck quase marca, em dividida com Diego Lopez. No escanteio, confusão na área e Rooney finalizou com perigo.

No fim do primeiro tempo, pressão espanhola. Aos 37, Ozil recebeu belo passe de Xabi Alonso e finalizou de direita para boa defesa de De Gea. Minutos depois, CR7 mandou um tirombaço de canhota que passou com perigo sobre o gol.

Na segunda etapa, o jogo se manteve parecido. Di Maria apresentava-se bem e finalizou com perigo duas vezes de fora da área. O Madrid seguia avançando a marcação e dominando o jogo. A equipe de Manchester jogava com lançamentos longos e cruzamentos.

Higuaín substitiu Benzema, jogando mais como centroavante.

Aos 15 do 2º tempo,  Khedira cruzou pela direita e Coentrão se esticou para finalizar. De Gea salvou com o pé.

Kagawa saiu e entrou Giggs pela meia esquerda. Real seguia pressionando, mas sem assustar. Aos 25 e 26 minutos, Van Persie teve duas boas chances. Na primeira, acertou a trave. Depois, recebeu livre na área e furou, perdendo preciosa oportunidade.

Ferguson tentou rearrumar o ataque, trocando Welbeck pelo equatoriano Valencia, que joga aberto pela direita. Rooney centralizou, mas pouco fez. Mourinho sacou Di Maria, colocando Modric na armação.

O jogo caiu de produção. Destaque defensivo para o francês Varani, pelo Real. No lado inglês, Ferdinand esteve soberbo, quase irresponsável com sua tranquilidade.

Aos 33, Khedira bateu firme da entrada da área e De Gea encaixou com firmeza. Belíssima atuação do goleiro, fundamental para o empate.

Aos 39, Ferguson colocou o brasileiro Anderson no lugar de Rooney. Logo em seguida, Cristiano Ronaldo bateu uma falta com a sua característica descaída da bola e assustou De Gea, que fez golpe de vista.

Já nos descontos, Van Persie chutou cruzado e Lopez evitou um desastre ainda maior com defesa arrojada.

No fim das contas, um excelente jogo que cumpriu as expectativas. A vantagem que os Diabos Vermelhos levam para a partida final é importante, mas certamente Sir. Alex sabe da qualidade do Real e buscará o triunfo no “Teatro dos Sonhos”. Nada definido.


Mesmo esquisitão, De Gea foi fundamental para o empate. (Foto: uefa.com)


Shakhtar 2x2 Dortmund

No último jogo desta semana, partida movimentada em Donetsk, em que a equipe ucraniana esteve na frente em duas ocasiões. Acabou cedendo o empate.

Srna abriu o placar aos 31 minutos, em bela cobrança de falta. Weidenfeller caiu um pouco atrasado, mas o mérito da cobrança não pode ser negado. Ainda no primeiro tempo, o ótimo Gotze cruzou pela direita, a defesa se atrapalhou e o artilheiro Lewandovski não perdoou. 1x1.

Na segunda etapa, o meia brasileiro Douglas Costa recebeu longo lançamento, dominou com categoria e fez um golaço. Nos minutos finais, o zagueirão da seleção alemã Hummels empatou novamente o confronto.

Com o 2x2, o Dortmund reforçou seu favoritismo para o jogo decisivo na Alemanha.

Confira todos os gols das partidas:


Créditos do vídeo: www.aljazeera.com (Tv Al Jazeera) 


Créditos do vídeo: www.aljazeera.com (Tv Al Jazeera) 


 
Créditos do vídeo: www.aljazeera.com (Tv Al Jazeera) 


 
Créditos do vídeo: www.espn.com.br (Canal ESPN)



Por Diego Cabús
Salvador

Deixe seu comentário