Mesmo em noite inspirada de Wilson, Vitória perde a primeira no Brasileirão 2013.


Em uma noite onde o Leão se preocupou somente em se defender, o goleio Wilson e a dupla de zagueiros foram muito bem, porém o restante do time não rendeu nada, e o Tricolor Gaúcho conseguiu vencer pelo placar mínimo num lindo gol de bola parada (foi marcada uma falta duvidosa é bem verdade) de Elano, no belo Estádio da Arena do Grêmio-RS. Sem mostrar força ofensiva o rubro-negro agora é o terceiro colocado da tabela, mas ainda pode perder posições nessa rodada.

No início do jogo o Vitória entrou fechadinho, o Grêmio tentou furar o bloqueio mas o Leão se segurou bem. Aos 10 minutos, Vander fez jogada individual e chutou, mas a bola subiu demais. Aos 14, Biteco cruzou/chutou a bola na área, mas mandou direto pra fora. Aos 18 minutos, Zé Roberto bateu escanteio, a zaga cortou e na sobra Pará emendou o chute ao lado do gol sem perigo. Aos 21, Kléber arriscou de fora e mandou na lua. Aos 23 minutos, Biteco deixou com Kléber, ele chutou fraco e Wilson segurou. No minuto seguinte, Barcos recebeu cruzamento na medida, mandou de cabeça pro gol, mas Wilson estava bem posicionado e segurou firme. Aos 27, Alex Teles bateu falta, houve desvio na barreira e Wilson saiu e catou firme. Aos 30, Barcos recebeu de novo na área, dominou e bateu, mas Wilson saiu bem e defendeu. No minuto seguinte, jogada muito parecida e Wilson novamente defendeu nos pés de Barcos. Aos 38, Zé Roberto cruzou/bateu pro gol, a bola passou por todo mundo e quando ia entrando Wilson espalmou pra linha de fundo, grande defesa. Aos 39, grande chance pro Leão, Vander puxou rápido contra-ataque e laçou pra Nino de frente pra Dida ele demorou demais e o zagueiro travou o chute, dormiu o lateral na jogada. No minuto seguinte, Zé Roberto chutou fraco, e Wilson encaixou. Aos 41, foi a vez de Souza tentar de fora, mas a bola saiu com desvio.  Aos 43 minutos, Zé Roberto fez grande jogada pela direita, driblou Tarracha e bateu colocado, Wilson "tirou com os olhos" e a bola explodiu na trave e saiu, pra sorte do Vitória que foi para o intervalo empatando sem gols com os donos da casa.


Vander até que tentou ajudar na marcação, mas no o ataque do Leão não funcionou sem Maxi. (Foto. atarde.com.br)


Na volta do intervalo, Caio Jr. sacou Dinei e colocou Giancarlo. Logo aos 2 minutos, Biteco cobrou falta do bico da grande área, mas mandou pra fora. No minuto anterior ele já havia tentado um chute rasteiro, mas também mandou pra fora. Aos 6 minutos, Danilo Tarracha levantou a bola na área, ela foi muito fechada e Dida mandou pra escanteio. Aos 14 minutos, Barcos foi à linha de fundo e cruzou, Zé Roberto aproveitou o vacilo de Nino, mas Wilson fez grande defesa no chute do meia gremista. Aos 25 minutos, Cáceres roubou a bola de Kléber na meia-lua, mas o juiz marcou falta que me pareceu inexistente. Naquela posição é pênalti pra Elano, ele correu e bateu colocado no ângulo de Wilson, que nem se mexeu. Com o gol, Caio Jr. mexeu e aos 26 tirou Cáceres e colocou Marquinhos. Aos 29, escanteio pro Vitória, Escudero levantou na cabeça de Gabriel Paulista, que subiu sozinho, errou o alvo e mandou pra fora, são oportunidades como essa que não se podem desperdiçar. Aos 30, Marquinhos bateu falta pro gol, mas Dida segurou. No minuto 33, Wellington tentou o chute de fora, mas isolou. No minuto seguinte, última alteração do Vitória, saiu Vander para a entrada de Willie. No minuto 39, Marquinhos carregou a bola pela esquerda e cruzou, Dida saiu bem e realizou grande defesa. Aos 46 minutos, Neto Coruja saiu contundido, deixando o Leão com um jogador a menos. Porém não havia mais tempo pra nada e o Grêmio-RS levou os três pontos em casa.

Após o jogo Caio Jr. falou sobre o revés do seu time:

- Hoje tivemos uma postura defensiva boa, mas esquecemos de jogar e acabamos dominados durante todo o jogo. Infelizmente num lance de bola parada, que não foi falta, perdemos um ponto precioso.

Mesmo com a derrota o Vitória ainda se manteve no G-4 com 7 pontos, agora na terceira posição. Para o próximo jogo, no domingo às 18h30 diante do Atlético-PR (lembrando que o jogo será em Feira de Santana porque tanto o Barradão, quanto a Arena Fonte Nova e Pituaçú já estão entregues à FIFA), Caio Jr. contará com o retorno de uma peça chave, Maxi já está recupero e retoma a camisa 7, vamos aguardar pra ver qual equipe o treinador mandará à campo nesse jogo. Neto Coruja e Dinei se tornaram dúvida também.

O jogo de ontem sabíamos que seria difícil, porém não esperava ver o Vitória tão ruim no setor de meio de campo e jogando claramente para empatar. O meu receio em relação a escalação de Michel ao lado de Neto Coruja aconteceu, os dois perdidos, não se posicionaram bem, Neto Coruja segue sem ritmo e Michel muito recuado, e com isso sumiu do jogo. Cáceres jogou muito recuado, ele até que fez uma boa partida, mas na hora de sair para o ataque dependia dos laterais, e como Nino mostrou toda sua fragilidade e Tarracha se escondeu do jogo, o time não produzia e com isso Vander (que estava até que bem no jogo, muito voluntarioso) tinha que vir até o campo de defesa para buscar a bola e Escudero ficou muito isolado, Dinei então nem se fala. No primeiro tempo, Vander conseguiu puxar um grande contra-ataque pro Vitória, e deu um excelente passe, mas a bola caiu nos pés da pessoa errada, e Nino demorou muito e bateu em cima do zagueiro.

Na volta do segundo tempo, Caio Jr. tentou prender mais os zagueiros gremistas colocando Giancarlo com todo a sua altura, pra tentar os chuveirinhos, mas esse garoto não tem qualidade o suficiente pra vestir a camisa rubro-negra, a única jogada que ele deveria saber bem ele não ganhou uma, que foi a jogada aérea. Aliás, nesse jogo, além dele Neto Coruja, Marquinhos e Nino, espero que a diretoria tenha percebido que pra esse ano ou contrata, ou toda vez que enfrentar um clube fora de casa, com uma técnica mais apurada o Vitória vai sofrer muito. Acho que tudo que poderia ser investido neles já foi investido, agora é o momento de renovar e repensar, como Edson Magal, Willie e trazer um lateral direito que seja titular absoluto, porque Marcos que chegou não deveria nem ter vindo. Acho que também faltou ousadia a Caio Jr., os dois volantes não estavam bem, o Vitória perdia o jogo e ele não tentou inovar o esquema, assim como Luxa fez, sacou um volante colocou mais um atacante e quando fez o gol, fez outra substituição e recompôs o meio de campo.

Com o placar adverso e um gol onde o lance do gol (lance de bola parada) não foi falta, mesmo sendo uma imprudência de Cáceres, o Vitória permaneceu no G-4, muito mais pela sua ineficiência do que por méritos do adversário. Um jogo pra abrir os olhos da direção para se contratar, porque com esse elenco que tá aí vai ser muito difícil manter a pegada forte, principalmente se alguma peça do time titular não puder atuar. Vamos aguardar como será domingo, espero que com o retorno de Maxi a história dentro de campo com o argentino seja outra.


Confira o gol da partida:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário