Em tarde inspirada de Nicácio, Vitória vence Botafogo-BA em sua estreia no Baianão 2013.


Em um primeiro tempo onde o ataque aproveitou as boas oportunidades que teve, o Leão conseguiu vencer bem em sua estreia pelo Campeonato Baiano 2013. O Vitória dominou as ações do jogo, sobretudo no primeiro tempo, quando fez os três gols, e no restante da partida só fez administrar o resultado. O destaque do jogo foi Marcelo Nicácio, que marcou três vezes.

Logo aos 5 minutos, Maxi fez boa jogada individual, passou por dois e chutou, mas o goleiro defendeu com os pés. O Vitória começou pressionado o Botafogo-BA e aos 12 minutos deu resultado, Luís Alberto recebeu passe de Maxi e deixou Nicácio sozinho de frente pro gol, ele chutou forte e abriu o marcador. Aos 17, Dimas entrou na área, deu um “nó seco” em Cardoso, e de frente pra Deola bateu bem, o goleiro ainda conseguiu o desvio e a bola acertou o travessão, quase o Botafogo-BA empata. Aos 20 minutos Mansur arrancou pela esquerda e cruzou a bola rasteira, mas Cajá chegou um pouco atrasado e não alcançou. Aos 22 minutos, Mansur entrou na área pela e foi derrubado por Gusmão. Na cobrança, Nicácio correu com tranquilidade e ampliou o marcador para o Leão. Aos 30 minutos, Maxi fez bela jogada dando um “banho de cuia” no adversário e rematou, mas Victon fez bela defesa. No minuto seguinte, Vitinho arriscou o chute de fora, mas a bola subiu demais. Aos 33 minutos, Nino levantou a bola na área e Nicácio nem precisou sair do chão para fazer o terceiro dele no jogo. Foi o seu Hat-trick. Aos 41 minutos, Vitinho entrou na área com a bola e foi derrubado por Gabriel Paulista. Na cobrança da penalidade, William Henrique bateu no cano esquerdo de Deola e diminuiu o placar. Aos 46 minutos, Escudero tentou o chute de longe, mas mandou por cima, e o primeiro tempo terminou mesmo 3x1 para os donos da casa.


Nicácio fez três na estreia do Leão no Baianão 2013. (Foto: globoesporte.com)


Na volta para o segundo tempo, aos 6 minutos, Keno recolheu uma sobra na entrada da área e chutou, mas pegou mal e a bola passou longe. Aos 7 minutos, Alan Pinheiro entrou no lugar de Maxi. Aos 11 minutos, Keno dividiu com o goleiro Deola e ficou com a sobra, no chute com o gol aberto, Gabriel Paulista salvou em cima da linha. No minuto seguinte, Escudero arriscou de fora da área, assustando o goleiro Victon. Aos 15 minutos, Gabriel Soares entrou no lugar de Michel. Aos 17 minutos, Cajá cruzou na cabeça de Alan Pinheiro, mas Victon segurou firme. O Vitória queria administrar o jogo com o resultado a seu favor e parecia não atacar com tanta contundência como no primeiro tempo. Aos 28 minutos, Cáceres entrou na vaga de Cajá. Aos 29 minutos, Luís Alberto chutou forte de fora, mas Victon defendeu bem. No minuto seguinte, a mesma coisa e Victon novamente fez grande defesa. Aos 38 minutos, Diego chutou da intermediária, mas a bola foi fraca para Deola segurar com tranquilidade. No minuto seguinte, Alan Pinheiro tentou um voleio na cobrança de falta de Cáceres, mas a bola foi direto pra fora. Aos 42, boa chegada de Cáceres pela esquerda, ele tentou o chute e a bola saiu pela esquerda tirando tinta da trave do goleiro Victon. E foi só, como placar do primeiro tempo, o Vitória estreou no Baianão com um triunfo em casa.

Ao fim da partida Caio Jr. comentou sobre o triunfo na volta do Leão após mais de trinta dias sem jogar.

- Começamos bem a partida e logo no primeiro tempo conseguimos um placar que nos deixou tranquilos. Na segunda etapa diminuímos o ritmo e fomos inferiores, gostei de nossa postura defensiva, mas temos que buscar agredir o adversário mesmo quando o resultado parecer decidido. Espero que com o tempo encontremos esse ritmo.

O Vitória só retorna a campo agora no próximo domingo (24), quando enfrenta o Juazeiro fora de casa, ainda pelo Baianão 2013. Para a esta partida, Caio Jr. espera contar com a recuperação de Victor Ramos para formar sua dupla de zaga ideal, ao lado de Cardoso.

O jogo mostrou a superioridade do Vitória diante de um adversário, que conta com mais de 10 jogadores emprestados pelo Leão, e consequentemente não tem muitos jogadores experientes, exceto por Xavier e Totinga que até fizeram uma boa partida defensivamente falando. Os comandados de Caio Jr. pressionaram no início do jogo e conseguiram fazer uma diferença de três gols ainda no primeiro tempo com um hat-trick de Nicácio (que pode até fazer muitos gols, mas é fraco tecnicamente), mas ainda demonstrou algumas falhas de posicionamento e individuais na defesa (se fosse um adversário mais qualificado alguns lances de ataque poderiam ter sido fatais).

Ainda acho que Neto Coruja é o melhor camisa 5 que tem no clube, Michel vai brigar com Edson Magal pra ver quem será o reserva imediato, mas como Coruja é uma incógnita fisicamente, buscar um jogador pra ser titular na posição pode ser uma solução. Acredito que o setor de meio de campo seja o que o Vitória tem de melhor, a saída de bola com qualidade de Luís Alberto assim como Cáceres, o bom jogo de Escudero, a qualidade de Cajá e a movimentação de Maxi, só o ataque que o centroavante deveria ser de um nível superior. Uma variação desse esquema que deve ser analisada, é Maxi jogando mais recuado na vaga de Cajá, tendo um atacante de velocidade mais próximo do centroavante, porque Maxi consegue vir buscar o jogo, trabalhar a jogada e chegar com velocidade e mais agudo à frente, lembram da jogada do primeiro gol de Nicácio que ele veio até o meio de campo e tabelou com Luís Alberto, que deixou o atacante de frente pro gol. Não podemos esquecer ainda de Vânder, que estava suspenso e não jogou.

Acredito que a grande expectativa do torcedor, é ainda com contratações. O time que atuou no Nordestão conseguiu demonstrar que tem uma base boa, mas sabemos que esse molde precisa de posições fundamentais para ter um equipe competitiva propriamente dita, como um zagueiro, um lateral esquerdo, um volante marcador de qualidade, um atacante de velocidade e um camisa 9 para melhorar o nível lá na frente. Temos que lembrar que o ano é longo, e como sempre digo, o Baianão não é parâmetro para nada e o ano é longo com muitas competições de um nível técnico altíssimo, por isso uma qualificação melhor e um elenco de qualidade é extremamente importante para o Vitória terminar o ano de 2013 feliz, assim como começou o Campeonato Baiano 2013, na busca de recuperar sua hegemonia estadual.


Confira os melhores momentos do jogo:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário